FAESC
19 de setembro 2024
FAESC
19 de setembro 2024
Um grupo de instrutores e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de SC (Faesc), está em território gaúcho para atender diretamente as propriedades, oferecendo suporte personalizado para cada produtor. A iniciativa faz parte da campanha SuperAção realizada pelo Sistema CNA/Senar, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul) e demais federações do país.
Leonardo Ataíde, instrutor de mecanização agrícola do Senar/SC, fez um breve relato sobre a experiência no Rio Grande do Sul, durante atividades do projeto SuperAção. “Nos últimos 30 dias, acompanhei de perto a força e a resiliência dos gaúchos diante de uma das maiores tragédias do estado. Em um primeiro momento fui chamado para restabelecer a condição de uso da energia elétrica nas propriedades rurais. Fizemos muita manutenção de equipamentos, abrimos motores, trocamos rolamentos e secamos esses motores para que o agricultor pudesse retornar às suas atividades”.
Em um segundo momento, Leonardo foi escalado para o trabalho de remoção de entulhos e organização das áreas produtivas. “Faço parte uma das nove equipes que atuam com máquinas. Nossa estrutura é formada por uma retroescavadeira, uma mini draga, uma caçamba e três trabalhadores braçais. Com isso, auxiliamos os agricultores na limpeza e na organização das propriedades, fazendo vários drenos e aterros”.
O instrutor comenta que a experiência foi transformadora e realça que que é grato pela oportunidade de prestar apoio à população do estado vizinho. “Isso nos ajuda a desenvolver uma visão mais humanitária. Tenho visto pessoas, que, apesar de terem perdido literalmente ou quase tudo, não desistiram. Não tenho dúvidas de que a agricultura gaúcha se recuperará dessa tragédia graças à resiliência do povo e ao apoio do Sistema CNA/Senar e federações”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, explica que os profissionais da Formação Profissional Rural (FPR) e da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) estão trabalhando diretamente no diagnóstico da situação e elaboram planos de recuperação para o restabelecimento das propriedades. “O objetivo é que os produtores retomem suas atividades o mais rápido possível”.
O presidente da Faesc e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, realça que o trabalho da CNA e das federações tem sido fundamental para minimizar os impactos econômicos das enchentes. “Acreditamos que, com a cooperação de todos os envolvidos, o agronegócio gaúcho voltará a crescer e se consolidar”.
A campanha do Sistema CNA/Senar visa levar ajuda ao campo de forma rápida e eficiente para apoiar a reconstrução das propriedades e suprir as mais variadas necessidades das famílias das áreas rurais. “A parceria com a Farsul tem sido fundamental para garantir que a assistência técnica chegue a todos os produtores que precisam”, salienta Pedrozo.
O coordenador do SuperAção Agro Rio Grande do Sul, Valmor Boelhouwer, explica que o envio de profissionais de outras regiões é uma iniciativa que reforça o trabalho das equipes locais e ajuda a atender a demanda do que precisa ser feito. “O trabalho do técnico gaúcho é imprescindível porque ele conhece e já vinha acompanhando o produtor. Quando a gente traz técnicos de fora é justamente para encorpar ainda mais o trabalho”.
Valmorrealça que os resultados até agora foram bastante positivos. “Os produtores precisavam e precisam da ajuda do Senar para retomar a produção”.
Saiba mais sobre o SuperAção Agro RS: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/superacao-agro-rio-grande-do-sul
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: