Sucessão e população no campo

Sucessão e população no campo
FAESC
20 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Há uma preocupação rondando o universo rural catarinense. A estrutura fundiária de Santa Catarina é constituída, preponderantemente, por pequenas propriedades que obtêm sua viabilidade econômica porque atingem excelentes níveis de produtividade em várias culturas. Esse perfil – pequenos estabelecimentos dedicados à policultura – parece ser a chave do sucesso do minifúndio.

É evidente que garantir a sucessão dessas unidades rurais é uma necessidade para perenizar a estrutura de produção que notabilizou Santa Catarina no Brasil e no mundo, razão pela qual esse assunto merece ser tratado com mais profundidade. Várias lideranças do agro, quando abordam essa questão, emitem análises e informações superficiais e destoantes. Alguns avaliam que apenas 5% dos estabelecimentos rurais estão com o processo sucessório (de pais para filhos) assegurado. Outros afirmam que o cenário é menos dramático. Enfim, há uma bruma de desinformação sobre essa questão, geralmente tratada no âmbito das opiniões e das idiossincrasias. A verdade é que se torna imprescindível que as 375 mil propriedades rurais inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) tenham uma sucessão exitosa.

Nesse oceano de preocupações surge uma luz de esperança. Os maciços investimentos na qualificação e requalificação dos produtores rurais que o Sistema S (Senar, Sebrae, Sescoop etc.), as cooperativas, as agroindústrias e as próprias universidades estão fazendo mudaram o perfil do campo, atraindo e retendo profissionais de variada formação. Exemplo altissonante é a ATeG (assistência técnica e gerencial), iniciativa de alto nível criada na esfera do Sistema CNA/Faesc/Senar que vem promovendo uma revolução de práticas e conceitos, tornando mais produtivas e rentáveis as empresas rurais, portanto, aumentando a riqueza no campo.

A sucessão nas empresas rurais – como devem, realmente, serem chamadas essas unidades de negócios – merece ser objeto de uma pesquisa científica para avaliação e compreensão desse fenômeno tão sensível para o futuro da economia barriga-verde.

Paralelamente a sucessão, outra preocupação é o esvaziamento do campo. O último Censo Demográfico (2022) revelou que a população rural de Santa Catarina está reduzida a 886,1 mil habitantes, ou seja, apenas 11,6% da população total do estado. A migração do campo para a cidade é um fenômeno que ocorre em todo o Planeta, mas vem se acelerando em território catarinense. Há 30 anos atrás a população rural representava 25%.

Análise demográfica das regiões catarinenses revela que somente os micropolos tiveram aumento populacional, enquanto a totalidade dos pequenos municípios registrou redução. E a marcha para a faixa litorânea prossegue. A litoralização da ocupação territorial catarinense já foi estudada. Essa concentração no litoral é um processo deletério, porque esvazia extensas regiões do hinterland causando problemas de escassez de recursos humanos para as empresas do campo e da cidade. De outro lado, o inchaço das cidades localizadas na orla marítima se traduz em problemas de toda ordem.

Países evoluídos resolveram essa situação com a chamada agricultura de tempo parcial, com as pessoas trabalhando no campo e morando nas cidades. Outro caminho promissor é o voto distrital misto, um sistema que garante a representação igualitária de todas as microrregiões do território. Duas metodologias a estudar – e aplicar.

Leia também

FAESC

|

1 de junho 2026

FAESC manifesta preocupação com suspensão de medidas contra importação de leite em pó com prática de dumping A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) recebeu com preocupação a decisão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) de suspender a aplicação imediata de medidas antidumping sobre as importações de leite em pó provenientes da Argentina e do Uruguai.

FAESC

|

29 de maio 2026

Levantamento aponta estabilização dos preços de terneiros em duas regiões e queda em outras duas O mercado pecuário catarinense contabilizou, até o dia 27 de maio, 75 leilões em diferentes regiões do Estado, segundo o 12º levantamento parcial de preços dos leilões de terneiros e terneiras em Santa Catarina. O estudo, divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conta com o apoio do Sistema Faesc/Senar e integra o programa de extensão Conexão Udesc e a Produção Animal.

SENAR

|

27 de maio 2026

Seminário da Assistência Técnica e Gerencial debate sustentabilidade e inovação na apicultura catarinense Evento reuniu produtores, técnicos, instituições parceiras e especialistas do setor para debater práticas sustentáveis. (Foto Divulgação)

FAESC

|

27 de maio 2026

Andreia Barbieri Zanluchi fala sobre Contratos Rurais Entenda a importância dos Contratos Rurais para a segurança jurídica no campo.

FAESC

|

25 de maio 2026

Seminário da Faesc debate economia, liderança e sustentabilidade no campo O cenário econômico brasileiro e seus reflexos sobre o campo foram destaques no Seminário Estadual de Líderes Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizado na última sexta-feira (22), em Florianópolis.

FAESC

|

25 de maio 2026

CNA divulga cartilha, vídeo e esclarece dúvidas sobre Reforma Tributária Conteúdos ajudam produtor rural a conhecer o tema e a se planejar.

SENAR

|

25 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC leva 497 treinamentos a todas as regiões de SC em junho O Sistema Faesc/Senar/SC programou 497 treinamentos para junho em Santa Catarina. As atividades alcançam todas as regiões do estado e abrangem ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), com foco na qualificação de produtores, trabalhadores rurais e famílias do campo.

SENAR

|

25 de maio 2026

Jovem de SC vivencia futuro do agro em intercâmbio nacional do SENAR O catarinense Cristiano Bordignon participou do intercâmbio técnico da 6ª edição do programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre os dias 22 e 30 de abril. A missão percorreu os Estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com programação que incluiu visitas técnicas, agendas institucionais e imersão em ambientes de inovação.