Sucessão e população no campo

Sucessão e população no campo
FAESC
20 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Há uma preocupação rondando o universo rural catarinense. A estrutura fundiária de Santa Catarina é constituída, preponderantemente, por pequenas propriedades que obtêm sua viabilidade econômica porque atingem excelentes níveis de produtividade em várias culturas. Esse perfil – pequenos estabelecimentos dedicados à policultura – parece ser a chave do sucesso do minifúndio.

É evidente que garantir a sucessão dessas unidades rurais é uma necessidade para perenizar a estrutura de produção que notabilizou Santa Catarina no Brasil e no mundo, razão pela qual esse assunto merece ser tratado com mais profundidade. Várias lideranças do agro, quando abordam essa questão, emitem análises e informações superficiais e destoantes. Alguns avaliam que apenas 5% dos estabelecimentos rurais estão com o processo sucessório (de pais para filhos) assegurado. Outros afirmam que o cenário é menos dramático. Enfim, há uma bruma de desinformação sobre essa questão, geralmente tratada no âmbito das opiniões e das idiossincrasias. A verdade é que se torna imprescindível que as 375 mil propriedades rurais inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) tenham uma sucessão exitosa.

Nesse oceano de preocupações surge uma luz de esperança. Os maciços investimentos na qualificação e requalificação dos produtores rurais que o Sistema S (Senar, Sebrae, Sescoop etc.), as cooperativas, as agroindústrias e as próprias universidades estão fazendo mudaram o perfil do campo, atraindo e retendo profissionais de variada formação. Exemplo altissonante é a ATeG (assistência técnica e gerencial), iniciativa de alto nível criada na esfera do Sistema CNA/Faesc/Senar que vem promovendo uma revolução de práticas e conceitos, tornando mais produtivas e rentáveis as empresas rurais, portanto, aumentando a riqueza no campo.

A sucessão nas empresas rurais – como devem, realmente, serem chamadas essas unidades de negócios – merece ser objeto de uma pesquisa científica para avaliação e compreensão desse fenômeno tão sensível para o futuro da economia barriga-verde.

Paralelamente a sucessão, outra preocupação é o esvaziamento do campo. O último Censo Demográfico (2022) revelou que a população rural de Santa Catarina está reduzida a 886,1 mil habitantes, ou seja, apenas 11,6% da população total do estado. A migração do campo para a cidade é um fenômeno que ocorre em todo o Planeta, mas vem se acelerando em território catarinense. Há 30 anos atrás a população rural representava 25%.

Análise demográfica das regiões catarinenses revela que somente os micropolos tiveram aumento populacional, enquanto a totalidade dos pequenos municípios registrou redução. E a marcha para a faixa litorânea prossegue. A litoralização da ocupação territorial catarinense já foi estudada. Essa concentração no litoral é um processo deletério, porque esvazia extensas regiões do hinterland causando problemas de escassez de recursos humanos para as empresas do campo e da cidade. De outro lado, o inchaço das cidades localizadas na orla marítima se traduz em problemas de toda ordem.

Países evoluídos resolveram essa situação com a chamada agricultura de tempo parcial, com as pessoas trabalhando no campo e morando nas cidades. Outro caminho promissor é o voto distrital misto, um sistema que garante a representação igualitária de todas as microrregiões do território. Duas metodologias a estudar – e aplicar.

Leia também

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

SENAR

|

28 de outubro 2025

Capacitação do Pró-Mudas reúne participantes de quatro estados em Santa Catarina O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na última semana, na propriedade do produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, a Capacitação Metodológica do Projeto Pró-Mudas.

FAESC

|

28 de outubro 2025

Faesc e Conseleite cobram ações do governo para frear crise na cadeia produtiva do leite Lideranças da cadeia produtiva do leite se reuniram para discutir os entraves que têm impactado produtores rurais e laticínios, como o desequilíbrio entre oferta e demanda, o aumento das importações e o fato de os custos de produção superarem o valor pago pelo litro de leite.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

FAESC

|

23 de outubro 2025

CNA E FAESC orientam produtores sobre transição da Reforma Tributária Encontro regional reuniu, de forma presencial e online, cerca de 250 participantes