Sucessão e população no campo

Sucessão e população no campo
FAESC
20 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Há uma preocupação rondando o universo rural catarinense. A estrutura fundiária de Santa Catarina é constituída, preponderantemente, por pequenas propriedades que obtêm sua viabilidade econômica porque atingem excelentes níveis de produtividade em várias culturas. Esse perfil – pequenos estabelecimentos dedicados à policultura – parece ser a chave do sucesso do minifúndio.

É evidente que garantir a sucessão dessas unidades rurais é uma necessidade para perenizar a estrutura de produção que notabilizou Santa Catarina no Brasil e no mundo, razão pela qual esse assunto merece ser tratado com mais profundidade. Várias lideranças do agro, quando abordam essa questão, emitem análises e informações superficiais e destoantes. Alguns avaliam que apenas 5% dos estabelecimentos rurais estão com o processo sucessório (de pais para filhos) assegurado. Outros afirmam que o cenário é menos dramático. Enfim, há uma bruma de desinformação sobre essa questão, geralmente tratada no âmbito das opiniões e das idiossincrasias. A verdade é que se torna imprescindível que as 375 mil propriedades rurais inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) tenham uma sucessão exitosa.

Nesse oceano de preocupações surge uma luz de esperança. Os maciços investimentos na qualificação e requalificação dos produtores rurais que o Sistema S (Senar, Sebrae, Sescoop etc.), as cooperativas, as agroindústrias e as próprias universidades estão fazendo mudaram o perfil do campo, atraindo e retendo profissionais de variada formação. Exemplo altissonante é a ATeG (assistência técnica e gerencial), iniciativa de alto nível criada na esfera do Sistema CNA/Faesc/Senar que vem promovendo uma revolução de práticas e conceitos, tornando mais produtivas e rentáveis as empresas rurais, portanto, aumentando a riqueza no campo.

A sucessão nas empresas rurais – como devem, realmente, serem chamadas essas unidades de negócios – merece ser objeto de uma pesquisa científica para avaliação e compreensão desse fenômeno tão sensível para o futuro da economia barriga-verde.

Paralelamente a sucessão, outra preocupação é o esvaziamento do campo. O último Censo Demográfico (2022) revelou que a população rural de Santa Catarina está reduzida a 886,1 mil habitantes, ou seja, apenas 11,6% da população total do estado. A migração do campo para a cidade é um fenômeno que ocorre em todo o Planeta, mas vem se acelerando em território catarinense. Há 30 anos atrás a população rural representava 25%.

Análise demográfica das regiões catarinenses revela que somente os micropolos tiveram aumento populacional, enquanto a totalidade dos pequenos municípios registrou redução. E a marcha para a faixa litorânea prossegue. A litoralização da ocupação territorial catarinense já foi estudada. Essa concentração no litoral é um processo deletério, porque esvazia extensas regiões do hinterland causando problemas de escassez de recursos humanos para as empresas do campo e da cidade. De outro lado, o inchaço das cidades localizadas na orla marítima se traduz em problemas de toda ordem.

Países evoluídos resolveram essa situação com a chamada agricultura de tempo parcial, com as pessoas trabalhando no campo e morando nas cidades. Outro caminho promissor é o voto distrital misto, um sistema que garante a representação igualitária de todas as microrregiões do território. Duas metodologias a estudar – e aplicar.

Leia também

FAESC

|

28 de março 2025

Formada turma do Curso Técnico em Zootecnia do Polo de Rio do Sul O Polo de Rio do Sul formou no último domingo (23) a turma do Curso Técnico em Zootecnia 2023-1.

FAESC

|

28 de março 2025

Palestra orienta setor produtivo sobre “Saúde e segurança no meio ambiente de trabalho rural” “Saúde e segurança no meio ambiente de trabalho rural” foi o tema da palestra on-line promovida, nesta quinta-feira (27), pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

FAESC

|

27 de março 2025

Produtor de mel catarinense conquista dois selos Artes com apoio da ATeG SENAR/SC Com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o produtor rural catarinense Tiago Tinelli obteve dois Selos Arte do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

FAESC

|

27 de março 2025

Seminário do Sistema Campo Limpo aborda Descarte Correto de Embalagens de Defensivos A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) convida dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais do estado, além de prestadores de serviço — como instrutores, supervisores e técnicos de campo — a participarem do Seminário on-line “Sistema Campo Limpo: Descarte Correto de Embalagens de Defensivos”.

FAESC

|

27 de março 2025

Atenção Produtor Rural Pessoa Física: Fique atento ao prazo para a Declaração do Imposto de Renda A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-calendário de 2024.

FAESC

|

20 de março 2025

Sucessão e população no campo José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar

SENAR

|

19 de março 2025

Assistência Técnica e Gerencial do Senar/SC planeja e alinha ações para 2025 O evento foi conduzido pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, que abordaram o alinhamento metodológico e técnico do programa além de definir as principais estratégias para atender de forma mais eficaz as necessidades dos produtores catarinenses.

SENAR

|

19 de março 2025

Formados novos técnicos em Agronegócio e Zootecnia no Polo do Sistema Faesc/Senar e Fetaesc A iniciativa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de SC (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), reuniu lideranças, tutores, além de familiares e amigos dos formandos.

FAESC

|

18 de março 2025

Faesc sedia 1º Encontro Regional da CNA para levantar propostas para o Plano Safra 2025/2026 CNA e representantes do setor se reuniram na segunda (17), em Florianópolis

SENAR

|

18 de março 2025

ATeG: propriedade de apicultura cresce com o apoio do Sistema Faesc/Senar A evolução do Sítio Jeferson Adriano Ketzler, localizado na Linha Barra Pequena, em Cunhataí, foi expressiva após a implementação da Assistência Técnica e Gerencial em Apicultura (ATeG).

FAESC

|

17 de março 2025

Prazo para Prefeituras conveniadas lançarem o Valor da Terra Nua vai até 30 de abril O Sistema Faesc/Senar reforça pedido para o habitual apoio dos Sindicatos Rurais no acompanhamento, junto às Prefeituras conveniadas, do cálculo e lançamento do Valor de Terra Nua (VTN) no Sistema de Preços de Terras (SIPT) da Receita Federal do Brasil (RFB), com o objetivo de calcular o Imposto Territorial Rural (ITR).

FAESC

|

14 de março 2025

Sistema Faesc/Senar alinha ações de interesse do setor produtivo com os Sindicatos Rurais Com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento aos produtores rurais catarinenses e garantir a excelência na prestação de serviços, o Sistema Faesc/Senar promoveu, nesta semana, três reuniões online com as equipes das entidades sindicais de todo o estado. Divididos por regiões, os encontros possibilitaram o alinhamento das ações e atividades.