Videoconferência do Sistema Faesc/Senar elenca contribuições para a Resolução de circulação de tratores e máquinas agrícolas

Videoconferência do Sistema Faesc/Senar elenca contribuições para a Resolução de circulação de tratores e máquinas agrícolas
FAESC
18 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A consulta pública do Ministério dos Transportes sobre a Resolução de circulação de tratores e máquinas agrícolas foi pauta de uma videoconferência, promovida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), na manhã desta segunda-feira (15). O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais, produtores rurais, técnicos e especialistas do agronegócio.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, conduziu a abertura do evento e destacou a importância de discutir questões para contribuir com a Minuta de Resolução que estabelece os critérios para o registro e a circulação, em vias públicas, de tratores, máquinas agrícolas, entre outras.

“Tivemos uma manhã produtiva sobre esse assunto que tem chamado a atenção de nós produtores rurais pelo que tem ocorrido em relação ao cumprimento da lei atual. Essa consulta pública é essencial para o aprimoramento da legislação em relação às peculiaridades do setor agrícola e para a segurança no trânsito”, frisou o presidente.

O assessor técnico do Instituto CNA, Allan Kássio de Oliveira S. Ribeiro, conduziu as atividades e explicou que a Resolução é uma resposta especialmente às demandas que a CNA tem recebido da região sul. “A consulta pública é resultado do apelo dos produtores rurais e de suas lideranças aos deputados federais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, no intuito de aprimorar-se a legislação que, nos termos atualmente em vigor, penalizam especialmente aqueles que labutam no campo. Com a repercussão em Brasília, sobre os transtornos e prejuízos causados ao agronegócio em decorrência da atual legislação, articulamos junto ao Contran para encontrarmos as melhores soluções”.

Ribeiro prosseguiu lembrando que são necessários quatro requisitos para transitar em áreas públicas: Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), condutor com carteira 'B', dimensões permitidas e itens de segurança obrigatórios. No entanto, caso a máquina não tenha os dois últimos, é necessária uma autorização especial de trânsito (AET).

A proposta em consulta pública prevê a flexibilização do trânsito em vias públicas de máquinas agrícolas; a retirada da necessidade do AET para o deslocamento de tratores e máquinas agrícolas, sob certas condições; além de possibilitar que máquinas entre 2,80m e 3,20m ou que não possuam os itens obrigatórios de segurança possam transitar em vias públicas sem a necessidade de AET, desde que tomadas algumas medidas visando a segurança no trânsito, as quais estão em fase de discussão.

O evento encerrou com esclarecimento de dúvidas e sugestões para a Minuta de Resolução. Também estiveram presentes na videoconferência o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, e o 1º vice-presidente de secretaria da federação, Enori Barbieri, que comentaram o quanto é relevante evoluir nas discussões para resolver essa demanda que beneficiará produtores não somente de Santa Catarina como de todo o país.

PRAZO PARA A MINUTA DE RESOLUÇÃO

A sociedade tem até 20 de abril para apresentar contribuições à Minuta de Resolução, que está disponibilizada no site do Ministério. Após a consulta pública, o texto e as sugestões seguirão para deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Faesc e demais federações de agricultura enviarão suas contribuições para a consulta pública até esta quarta-feira (17) para que sejam consolidadas e enviadas ao Contran.

Leia também

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

SENAR

|

21 de outubro 2025

Evento em Seara destaca resultados do Programa ATeG/Senar na pecuária de corte O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Seara promoveram, no dia 14 de outubro, no CTG Seara e Pampa, o evento de “Avaliação de Resultados ATeG/Senar”.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR reconhece o potencial do agronegócio, durante o Fórum SC e o Agro 5.0 O Sistema Faesc/Senar foi parceiro do Fórum SC e o Agro 5.0, promovido pelo Canal Rural na última semana, em São Francisco do Sul.