Webinar da Faesc e Safras & Mercado aborda as perspectivas e tendências do setor de fertilizantes

Webinar da Faesc e Safras & Mercado aborda as perspectivas e tendências do setor de fertilizantes
FAESC
26 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Informar os produtores e dirigentes rurais sobre as mudanças no cenário macroeconômico e as perspectivas de mercado é o principal objetivo dos eventos on-line promovidos mensalmente pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Safras & Mercado, referência nacional e internacional em agronegócio. A edição de junho, realizada nesta segunda-feira (24), teve como tema as "Perspectivas e Tendências do Mercado de Fertilizantes”.

De acordo com o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, as informações mercadológicas ajudam os produtores e empresários rurais a planejar melhor, tanto a programação da produção, quanto a venda das safras. Durante a abertura da webinar, o dirigente apresentou a especialista da Safras & Mercado Maísa Ronanello – engenheira agrônoma com experiência em análise de mercados e insumos agrícolas. Reforçou a importância da compreensão sobre a influência de cada insumo e sobre os fatores que determinam a formação de preço. Também frisou que a iniciativa é fundamental para que seja possível traçar estratégias mais assertivas para negociar os fertilizantes reduzindo riscos e custos.

Responsável pelo acompanhamento de indicadores, preços, estatísticas, tendências e pela elaboração das análises e consultoria nesse segmento, Maísa Romanello iniciou sua explanação falando sobre o panorama global, já que o Brasil é o maior importador mundial de fertilizantes. “Dependemos 85% dos fertilizantes vindos das importações e, por isso, temos que olhar para os outros países que concorrem conosco, para os principais players desse mercado e para os grandes produtores e exportadores também”.

Ao comentar sobre o panorama global, Maísa destacou três importantes referências do segmento. Iniciou falando da Índia que é uma grande importadora e consumidora de fertilizantes e que recém passou por eleições presidenciais. “Como o Governo indiano subsidia a importação de fertilizantes, o país está com as importações lentas no momento justamente porque entrou nova gestão pública. Dessa forma, está aguardando como será a definição dos subsídios dessa política para importação de fertilizantes. Enquanto isso, os estoques são consumidos e, portanto, há uma redução desses produtos, principalmente de DAP, o que ascende um alerta para a necessidade de retorno da Índia às compras desse fertilizante”, explicou.

Maísa prosseguiu comentando que a Índia também fecha contratos de compras para fornecimento de KCL. “Geralmente os contratos são fechados no primeiro trimestre do ano e em 2024 há um grande atraso porque o país tem bastante estoque e não negociou ainda os contratos. Isso é importante para o Brasil e demais mercados porque esses contratos servem de base para outros negócios. Essa situação traz lentidão ao mercado de KCL globalmente”.

Outro grande player importantíssimo para o mercado de fertilizantes é a China – país que domina questões cruciais nos preços de fertilizantes porque vem restringindo suas exportações de nitrogenados e fosfatados. “A China está priorizando sua demanda interna e isso tem feito com que tenhamos menor disponibilidade de nitrogenados e fosfatados para nossas importações. Havia expectativas de que o mercado chinês retornasse suas exportações entre abril e maio, mas isso não aconteceu. Precisamos estar atentos porque o país tem ditado os preços dos fertilizantes – principalmente os fosfatados que vêm sendo mantidos em altos patamares devido a essas restrições chinesas”, pontuou Maísa.

A especialista também falou sobre mercado interno brasileiro, trouxe uma análise do mercado de nitrogenados, fosfatados e potássicos, além de destacar as perspectivas e tendências para a safra 2024/2025, os pontos de atenção e os desafios.

Assinalou que há um atraso nas importações de MAP e também nas compras de MAP no mercado interno brasileiro – situações que estão relacionadas às restrições das exportações chinesas. “Aguardávamos que fosse retornar, mas isso não aconteceu e os preços continuaram subindo no mercado internacional, o que causou atrasos e dificuldades para importarmos fertilizantes fosfatados. Agora temos falta desse produto no mercado interno em um importante momento de demanda”, ressaltou a palestrante.

Outros pontos destacados em relação ao cenário brasileiro estiveram relacionados aos avanços nas negociações, ao aumento dos preços no mercado interno provocado também pela alta do dólar e à concentração de demandas previstas para o segundo semestre. “Apesar dos avanços, ainda há perspectivas de que grande parte da demanda fique acumulada nos primeiros meses do segundo semestre. Aí alertamos para a questão de logística nesse período porque teremos uma movimentação de compras”, comentou Maísa.

Leia também

FAESC

|

18 de outubro 2024

Sebrae/SC impulsiona o turismo na Expochapecó A feira é uma realização do Sindicato Rural de Chapecó com apoio do Sebrae/SC e patrocínio da Faesc, do Senar/SC, da Cooperalfa, do Sicredi, da Fecoagro, da Campina Nutrição Animal e da Secretaria de Agricultura e Pecuária de SC.

FAESC

|

18 de outubro 2024

Produtores rurais da ATeG Pecuária de Corte participam de Seminário do Sistema FAESC/SENAR em Chapecó O evento, que aconteceu em paralelo à Expochapecó, reuniu mais de 600 produtores rurais, lideranças e equipes técnicas da ATeG.

FAESC

|

17 de outubro 2024

Novos tempos para a ovinocaprinocultura de SC José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

17 de outubro 2024

Produtores rurais da ATeG Pecuária de Corte e da Ovinocultura participarão de Seminários do Sistema FAESC/SENAR A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais, em paralelo à Expochapecó 2024.

FAESC

|

17 de outubro 2024

Expochapecó movimentará o agronegócio do sul do Brasil nesta semana A EXPOCHAPECÓ – Feira de Desenvolvimento da Agropecuária – inicia nesta quinta-feira (17) e prossegue até domingo (20) no Parque de Exposições Dr. Valmor Lunardi (Efapi), em Chapecó, com potencial para se transformar em um dos maiores eventos da pecuária de corte do Sul do Brasil.

FAESC

|

17 de outubro 2024

2º Jantar do Agro abre programação da Expochapecó A iniciativa é do Sindicato Rural de Chapecó com apoio do Sebrae/SC e patrocínio da Faesc, do Senar, da Cooperalfa, do Sicredi, da Campina Nutrição Animal e da Secretaria da Agricultura e Pecuária de SC.

SENAR

|

15 de outubro 2024

Mais de 1.100 produtores rurais participam do Seminário ATeG Pecuária de Corte em Lages A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC) e Sindicatos Rurais.

SENAR

|

15 de outubro 2024

Sistema Faesc/Senar presente na Expolages 2024 A programação ocorreu entre os dias 8 e 14 de outubro, no Parque Conta Dinheiro, e foi organizada pela Associação Rural de Lages e Sindicato Rural em parceria com a Associação Empresarial (ACIL).

FAESC

|

15 de outubro 2024

Webinar da Faesc e Safras & Mercado aborda o cenário e as perspectivas do mercado do boi O evento faz parte de um cronograma mensal que contempla palestras gratuitas com informações de mercado que impactam os principais segmentos do agronegócio catarinense.

FAESC

|

15 de outubro 2024

Brangus tem 63 animais inscritos para a Expochapecó A Brangus contará com 63 animais, de 14 expositores, na EXPOCHAPECÓ – a Feira de Desenvolvimento da Agropecuária, que ocorre de 17 a 20 de outubro no Parque de Exposições Valmor Lunardi, em Chapecó (SC).

FAESC

|

10 de outubro 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso de trabalho em conjunto com os Sindicatos Rurais Com o objetivo de aprimorar o atendimento aos produtores rurais catarinenses e assegurar a eficiência na prestação de serviços, o Sistema Faesc/Senar promoveu, nesta semana, uma série de reuniões on-line com as equipes dos Sindicatos Rurais de todo o estado.

SENAR

|

9 de outubro 2024

Polo do Sistema Faesc/Senar de Joinville forma turma do Curso Técnico em Agronegócio A formação é do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sindicato Rural de Joinville.