Webinar da Faesc e Safras & Mercado aborda as perspectivas e tendências do setor de fertilizantes

Webinar da Faesc e Safras & Mercado aborda as perspectivas e tendências do setor de fertilizantes
FAESC
26 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Informar os produtores e dirigentes rurais sobre as mudanças no cenário macroeconômico e as perspectivas de mercado é o principal objetivo dos eventos on-line promovidos mensalmente pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Safras & Mercado, referência nacional e internacional em agronegócio. A edição de junho, realizada nesta segunda-feira (24), teve como tema as "Perspectivas e Tendências do Mercado de Fertilizantes”.

De acordo com o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, as informações mercadológicas ajudam os produtores e empresários rurais a planejar melhor, tanto a programação da produção, quanto a venda das safras. Durante a abertura da webinar, o dirigente apresentou a especialista da Safras & Mercado Maísa Ronanello – engenheira agrônoma com experiência em análise de mercados e insumos agrícolas. Reforçou a importância da compreensão sobre a influência de cada insumo e sobre os fatores que determinam a formação de preço. Também frisou que a iniciativa é fundamental para que seja possível traçar estratégias mais assertivas para negociar os fertilizantes reduzindo riscos e custos.

Responsável pelo acompanhamento de indicadores, preços, estatísticas, tendências e pela elaboração das análises e consultoria nesse segmento, Maísa Romanello iniciou sua explanação falando sobre o panorama global, já que o Brasil é o maior importador mundial de fertilizantes. “Dependemos 85% dos fertilizantes vindos das importações e, por isso, temos que olhar para os outros países que concorrem conosco, para os principais players desse mercado e para os grandes produtores e exportadores também”.

Ao comentar sobre o panorama global, Maísa destacou três importantes referências do segmento. Iniciou falando da Índia que é uma grande importadora e consumidora de fertilizantes e que recém passou por eleições presidenciais. “Como o Governo indiano subsidia a importação de fertilizantes, o país está com as importações lentas no momento justamente porque entrou nova gestão pública. Dessa forma, está aguardando como será a definição dos subsídios dessa política para importação de fertilizantes. Enquanto isso, os estoques são consumidos e, portanto, há uma redução desses produtos, principalmente de DAP, o que ascende um alerta para a necessidade de retorno da Índia às compras desse fertilizante”, explicou.

Maísa prosseguiu comentando que a Índia também fecha contratos de compras para fornecimento de KCL. “Geralmente os contratos são fechados no primeiro trimestre do ano e em 2024 há um grande atraso porque o país tem bastante estoque e não negociou ainda os contratos. Isso é importante para o Brasil e demais mercados porque esses contratos servem de base para outros negócios. Essa situação traz lentidão ao mercado de KCL globalmente”.

Outro grande player importantíssimo para o mercado de fertilizantes é a China – país que domina questões cruciais nos preços de fertilizantes porque vem restringindo suas exportações de nitrogenados e fosfatados. “A China está priorizando sua demanda interna e isso tem feito com que tenhamos menor disponibilidade de nitrogenados e fosfatados para nossas importações. Havia expectativas de que o mercado chinês retornasse suas exportações entre abril e maio, mas isso não aconteceu. Precisamos estar atentos porque o país tem ditado os preços dos fertilizantes – principalmente os fosfatados que vêm sendo mantidos em altos patamares devido a essas restrições chinesas”, pontuou Maísa.

A especialista também falou sobre mercado interno brasileiro, trouxe uma análise do mercado de nitrogenados, fosfatados e potássicos, além de destacar as perspectivas e tendências para a safra 2024/2025, os pontos de atenção e os desafios.

Assinalou que há um atraso nas importações de MAP e também nas compras de MAP no mercado interno brasileiro – situações que estão relacionadas às restrições das exportações chinesas. “Aguardávamos que fosse retornar, mas isso não aconteceu e os preços continuaram subindo no mercado internacional, o que causou atrasos e dificuldades para importarmos fertilizantes fosfatados. Agora temos falta desse produto no mercado interno em um importante momento de demanda”, ressaltou a palestrante.

Outros pontos destacados em relação ao cenário brasileiro estiveram relacionados aos avanços nas negociações, ao aumento dos preços no mercado interno provocado também pela alta do dólar e à concentração de demandas previstas para o segundo semestre. “Apesar dos avanços, ainda há perspectivas de que grande parte da demanda fique acumulada nos primeiros meses do segundo semestre. Aí alertamos para a questão de logística nesse período porque teremos uma movimentação de compras”, comentou Maísa.

Leia também

FAESC

|

18 de julho 2024

Último dia para emitir o CCIR O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão até quinta-feira, dia 18.

FAESC

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24 O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

SENAR

|

18 de julho 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso com o desenvolvimento da piscicultura e maricultura O Sistema Faesc/Senar foi apoiador e marcou presença na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A participação da entidade na feira, realizada na última semana (9 a 11 de julho), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da piscicultura e maricultura.

SENAR

|

18 de julho 2024

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.

FAESC

|

16 de julho 2024

FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista são destaques em evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC).

SENAR

|

16 de julho 2024

Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos apresenta balanço positivo das atividades O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos promoveu, recentemente, Assembleia Ordinária, reunindo associados para discutir as atividades e apresentar o exercício financeiro do ano de 2023. O evento representou uma oportunidade importante para a prestação de contas e o diálogo transparente com o setor produtivo.

FAESC

|

16 de julho 2024

Sindicato Rural de Canoinhas demonstra consolidação das atividades durante Seminário de Líderes A explanação ocorreu durante recente Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral Ordinária da entidade sindical, na sede da Assemca, no Bairro Alto das Palmeiras.

FAESC

|

12 de julho 2024

FAESC reforça aos produtores para que confiram nota técnica do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgada pela CNA A nota técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisa o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgado no dia 3 de julho de 2024, pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

SENAR

|

12 de julho 2024

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.