Webinar da Faesc e Safras & Mercado aborda as perspectivas e tendências do setor de fertilizantes

Webinar da Faesc e Safras & Mercado aborda as perspectivas e tendências do setor de fertilizantes
FAESC
26 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Informar os produtores e dirigentes rurais sobre as mudanças no cenário macroeconômico e as perspectivas de mercado é o principal objetivo dos eventos on-line promovidos mensalmente pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Safras & Mercado, referência nacional e internacional em agronegócio. A edição de junho, realizada nesta segunda-feira (24), teve como tema as "Perspectivas e Tendências do Mercado de Fertilizantes”.

De acordo com o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, as informações mercadológicas ajudam os produtores e empresários rurais a planejar melhor, tanto a programação da produção, quanto a venda das safras. Durante a abertura da webinar, o dirigente apresentou a especialista da Safras & Mercado Maísa Ronanello – engenheira agrônoma com experiência em análise de mercados e insumos agrícolas. Reforçou a importância da compreensão sobre a influência de cada insumo e sobre os fatores que determinam a formação de preço. Também frisou que a iniciativa é fundamental para que seja possível traçar estratégias mais assertivas para negociar os fertilizantes reduzindo riscos e custos.

Responsável pelo acompanhamento de indicadores, preços, estatísticas, tendências e pela elaboração das análises e consultoria nesse segmento, Maísa Romanello iniciou sua explanação falando sobre o panorama global, já que o Brasil é o maior importador mundial de fertilizantes. “Dependemos 85% dos fertilizantes vindos das importações e, por isso, temos que olhar para os outros países que concorrem conosco, para os principais players desse mercado e para os grandes produtores e exportadores também”.

Ao comentar sobre o panorama global, Maísa destacou três importantes referências do segmento. Iniciou falando da Índia que é uma grande importadora e consumidora de fertilizantes e que recém passou por eleições presidenciais. “Como o Governo indiano subsidia a importação de fertilizantes, o país está com as importações lentas no momento justamente porque entrou nova gestão pública. Dessa forma, está aguardando como será a definição dos subsídios dessa política para importação de fertilizantes. Enquanto isso, os estoques são consumidos e, portanto, há uma redução desses produtos, principalmente de DAP, o que ascende um alerta para a necessidade de retorno da Índia às compras desse fertilizante”, explicou.

Maísa prosseguiu comentando que a Índia também fecha contratos de compras para fornecimento de KCL. “Geralmente os contratos são fechados no primeiro trimestre do ano e em 2024 há um grande atraso porque o país tem bastante estoque e não negociou ainda os contratos. Isso é importante para o Brasil e demais mercados porque esses contratos servem de base para outros negócios. Essa situação traz lentidão ao mercado de KCL globalmente”.

Outro grande player importantíssimo para o mercado de fertilizantes é a China – país que domina questões cruciais nos preços de fertilizantes porque vem restringindo suas exportações de nitrogenados e fosfatados. “A China está priorizando sua demanda interna e isso tem feito com que tenhamos menor disponibilidade de nitrogenados e fosfatados para nossas importações. Havia expectativas de que o mercado chinês retornasse suas exportações entre abril e maio, mas isso não aconteceu. Precisamos estar atentos porque o país tem ditado os preços dos fertilizantes – principalmente os fosfatados que vêm sendo mantidos em altos patamares devido a essas restrições chinesas”, pontuou Maísa.

A especialista também falou sobre mercado interno brasileiro, trouxe uma análise do mercado de nitrogenados, fosfatados e potássicos, além de destacar as perspectivas e tendências para a safra 2024/2025, os pontos de atenção e os desafios.

Assinalou que há um atraso nas importações de MAP e também nas compras de MAP no mercado interno brasileiro – situações que estão relacionadas às restrições das exportações chinesas. “Aguardávamos que fosse retornar, mas isso não aconteceu e os preços continuaram subindo no mercado internacional, o que causou atrasos e dificuldades para importarmos fertilizantes fosfatados. Agora temos falta desse produto no mercado interno em um importante momento de demanda”, ressaltou a palestrante.

Outros pontos destacados em relação ao cenário brasileiro estiveram relacionados aos avanços nas negociações, ao aumento dos preços no mercado interno provocado também pela alta do dólar e à concentração de demandas previstas para o segundo semestre. “Apesar dos avanços, ainda há perspectivas de que grande parte da demanda fique acumulada nos primeiros meses do segundo semestre. Aí alertamos para a questão de logística nesse período porque teremos uma movimentação de compras”, comentou Maísa.

Leia também

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Vidal Ramos realiza Seminário de Líderes e destaca mais de 140 ações em 2025 Com celebração de resultados e foco no planejamento, o Sindicato Rural de Vidal Ramos realizou no sábado (29), o Seminário de Líderes Rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

José Zeferino Pedrozo é homenageado nos 40 anos de Fundação do Sicoob Central SC/RS O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu uma placa de homenagem do Sicoob Central SC/RS e um exemplar do livro “Quatro décadas fortalecendo pessoas, negócios e comunidades”, publicação que celebra os 40 anos de história da cooperativa de crédito.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Araranguá elege nova diretoria, durante Seminário de Líderes Rurais O fortalecimento da representatividade rural e o planejamento para os próximos anos marcaram o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Araranguá, realizado em 25 de novembro, no município de Balneário Arroio do Silva.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Água Doce discute os desafios e os potenciais do agronegócio, durante Seminário de Líderes Rurais Um momento de diálogo, alinhamento e debates sobre os desafios e as potencialidades do agronegócio.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Seminário de Líderes Rurais reúne cerca de 100 participantes em São Miguel do Oeste O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste promoveu, na noite de sábado (29 de novembro), o Seminário de Líderes Rurais, evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre associados, produtores, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê avalia ações de 2025, durante Seminário de Líderes O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 28 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela forte participação dos produtores e pelo balanço das ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.