Webinar da FAESC e Safras & Mercado apresenta as perspectivas de mercado de carnes

Webinar da FAESC e Safras & Mercado apresenta as perspectivas de mercado de carnes
FAESC
29 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense participaram, na noite desta segunda-feira (27) de webinar sobre o “Cenário de oferta e demanda global e as perspectivas de mercado de carnes – boi”. A iniciativa foi da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com a parceria da Safras & Mercado – maior referência no agronegócio brasileiro e de abrangência internacional.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, assinalou que a palestra trouxe informações importantíssimas sobre a cadeia produtiva da carne. “Esse mercado movimenta expressivo volume de negócios e gera empregos em diversos setores da economia. Vive um momento difícil e é essencial compreendermos os desafios, as tendências e as oportunidades para que possamos tomar decisões estratégicas e assertivas”.

A apresentação foi conduzida pelo especialista graduado em Ciências Econômicas, Fernando Henrique L. Iglesias, que atua há cerca de 13 anos como analista da Safras & Mercados. Sua apresentação iniciou com abordagem sobre a atual situação econômica. Destacou que os Bancos Centrais ao redor do mundo vêm adotando uma postura comedida em relação à inflação, monitorando os números para agir, se necessário. “O FED já sinaliza para cortes da taxa básica de juros no decorrer do ano e a expectativa é que o corte comece em novembro”.

O especialista seguiu comentando que, apesar das instabilidades, o mercado aparenta ter assimilado toda a questão envolvendo os conflitos no mar negro e no Oriente Médio. “A economia chinesa está desacelerando e o Governo adota medidas para estimular o consumo. A China segue tentando reaquecer sua atividade econômica via crédito barato. O Governo da Argentina adota medidas que desvalorizam sua moeda e recolocam o país na rota das exportações de commodities – principalmente farelo e óleo de soja”, enfatizou.

Ao comentar sobre a situação do mercado doméstico, Iglesias frisou que o segmento do boi gordo se depara com queda de suas cotações no decorrer do mês de maio. “O mês foi positivo para a suinocultura com alguma recuperação nos preços e termina com preços firmes para a avicultura de corte. As exportações seguem agressivas, ajudando no escoamento de uma grande produção de carnes. Os custos apresentam alguma alta em meio às incertezas da safrinha, com greves na Argentina e com a tragédia no Rio Grande do Sul”.

Sobre a situação no Rio Grande do Sul, o palestrante realçou que o agronegócio gaúcho foi amplamente afetado pela tragédia que acometeu o estado. “No caso do setor de carnes, o cenário é delicado, com prejuízos estruturais, mortalidade de aves, suínos e outros animais. A continuidade das chuvas nos próximos dias é um ponto de preocupação. Para se recuperar com maior velocidade, o setor está pleiteando linhas de crédito”, afirmou.

As tendências de mercado para este ano também estiveram em evidência. De acordo com Iglesias, o Brasil produzirá volume recorde de carne de frango e carne suína em 2024. A produção de carne bovina será timidamente maior e o descarte de matrizes em 2023/2024 provocará mudanças no setor. O Brasil seguirá como melhor alternativa de fornecimento global de carne de frango e bovina e com excelente potencial de crescimento de volume embarcado para a carne suína. Também há potencial para o real mais desvalorizado em meio ao contexto geopolítico tumultuado, somado à questão doméstica. A situação dos concorrentes brasileiros coloca o Brasil em maior evidência nos embarques de carne bovina e de frango.

Outro ponto destacado pelo palestrante está relacionado aos problemas sanitários – fatores de risco que precisam ser mencionados. Por fim, também foram abordados assuntos como os preços médios de bezerros no Centro Sul; disponibilidade interna de carne suína e de carne de frango; alojamento de pinto de corte; os principais destinos da carne bovina e suína brasileira; análise da situação da China; entre outros.

Leia também

FAESC

|

26 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado apresenta balanço das ações, durante Seminário de Líderes Com presença expressiva de associados e lideranças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado promoveu, no dia 21 de novembro, sua Assembleia Geral Ordinária.

FAESC

|

25 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove cerca de 300 cursos gratuitos em dezembro O ano se aproxima do fim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), celebra o sucesso das capacitações gratuitas ao longo de 2025.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Anita Garibaldi Anita Garibaldi, na serra catarinense, sediou neste mês uma ação do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa, foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural do Município e Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 300 participantes em Lebon Régis O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lebon Régis promoveram com o apoio da Prefeitura Municipal, uma importante ação de promoção à saúde: o Programa Especial Saúde do Homem Rural

SENAR

|

24 de novembro 2025

Ação do Programa Saúde do Homem Rural incentiva a prevenção e diagnóstico precoce em Macieira Promover o cuidado com a saúde da população masculina do campo foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado neste mês em Macieira, no Meio Oeste catarinense.

FAESC

|

24 de novembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Mafra destaca a importância do Sistema Sindical Rural O Sindicato Rural de Mafra promoveu, no dia 19 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e Resultados Anuais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro, realizado no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais e lideranças para discutir os desafios e as oportunidades do setor.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores de Caçador destaca inovações durante Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, evento que também marcou o encerramento da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Olericultura.

SENAR

|

19 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Passo de Torres Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.

FAESC

|

17 de novembro 2025

Associação de Apicultores de Palmitos comemora conquista do Selo de Inspeção Municipal A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

FAESC

|

14 de novembro 2025

2º Simpósio de Logística: Carta Aberta O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.

FAESC

|

13 de novembro 2025

Sistema CNA/FAESC defende soluções para crise do leite, durante audiência pública da ALESC O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, representou as entidades do setor produtivo e defendeu medidas para enfrentar a crise do leite durante audiência pública realizada na noite de quarta-feira (12).