Webinar debate cenário de oferta e demanda do mercado do milho e da soja

Webinar debate cenário de oferta e demanda do mercado do milho e da soja
FAESC
30 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

As mais recentes informações e tendências do mercado sobre as commodities foram destacadas, nesta terça-feira (27), durante webinar sobre o “Cenário de oferta e demanda global: perspectivas de mercado para milho/soja”. A iniciativa, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais, técnicos e outros interessados no assunto.

O evento integra um cronograma mensal destinado a atualizar sobre as mudanças no cenário econômico e no panorama dos principais segmentos do agronegócio catarinense e brasileiro.

Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, deu as boas-vindas aos participantes e ao palestrante e destacou a importância dessa cooperação para trazer informações mercadológicas essenciais para o planejamento da produção e venda das safras. “A parceria entre Faesc e Safras & Mercado é fundamental para a disseminação de informações sobre tendências que influenciam a movimentação de preços, a oferta, a demanda e os fatores econômicos, trazendo um embasamento para as melhores tomadas de decisões”.

A apresentação foi conduzida pelo consultor-chefe da Safras & Mercado, Paulo Roberto Molinari, que iniciou falando dos fundamentos econômicos e tendências dos grãos para 2024/2025. Ele discutiu os riscos do milho e da soja em 2024, mencionando os aspectos climáticos (neutro convergindo com La Niña), juros nos Estados Unidos e mudança no Banco Central no Brasil, safra 2025 na América do Sul, safra nos Estados Unidos em 2024, entre outros aspectos.

Ao abordar a atual situação econômica, o especialista ressaltou que a moeda chinesa ainda segue muito desvalorizada. Apontou que no Brasil houve uma leve melhora na conta de arbitragem, ou seja, na diferença entre o custo financeiro no exterior e no Brasil. “Por isso, será muito importante a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) brasileiro no dia 18 de setembro. Se o Banco Central Brasileiro subir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual e o Banco Central americano reduzir a taxa em 0,25 poderemos ter uma melhoria significativa dessa taxa de arbitragem”.

Molinari esclareceu, ainda, que a taxa define se entrará ou sairá mais dinheiro do Brasil. “Com a melhoria da taxa de arbitragem é possível que ocorra novamente uma boa atração de capitais, o que pode, já no dia 19, provocar uma queda no câmbio no país”, previu ao reforçar que, caso a Selic suba em 0,25 e os juros no exterior reduzam, o ambiente cambial brasileiro poderá ter uma melhoria significativa.

O especialista prosseguiu a palestra abordando temas como oferta e demanda do milho nos Estados Unidos e na Argentina, bem como oferta e demanda de soja nos Estados Unidos e na China, além de falar sobre a comercialização da safra de soja no Brasil, entre outros aspectos referentes ao cenário desses grãos. Por fim, comentou sobre as eleições nos Estados Unidos e o ritmo de juros e confirmou que as commodities podem ganhar força com juros em baixa e dólar mais fraco.

As webinars são gratuitas e abertas ao público (Sindicatos, lideranças, produtores, técnicos e demais interessados). Para participar basta acessar o site https://sistemafaesc.com.br/ e preencher um breve cadastro.


O cronograma, ainda, prevê as seguintes webinars:

ü “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”, no dia 30 de setembro, com Evandro da Silva Oliveira;

ü “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do boi”, no dia 28 de outubro, com Fernando Iglesias;

ü “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”, no dia 25 de novembro, com Evandro da Silva Oliveira;

ü “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado/milho e soja”, no dia 17 de dezembro, com Paulo Molinari.

Leia também

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem Cristiano Moschen Bordignon foi um dos quatro catarinenses classificados da etapa nacional e teve seu projeto “Peixe na Escola” escolhido entre os melhores do país

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Mais de 160 produtores participam do Programa Saúde do Homem Rural em Urupema A ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizada em Urupema pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura, contou com mais de 160 participantes.

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Vargem Bonita recebe ação do Programa Saúde do Homem Rural com foco em prevenção e autocuidado Vargem Bonita sediou recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, iniciativa voltada à promoção da saúde integral do empresário rural.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Eleita diretoria do Sindicato Rural de Itapiranga para o quadriênio 2026–2029 O Sindicato Rural de Itapiranga realizou a eleição da nova diretoria para o quadriênio de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2029. A programação, realizada com o apoio do Sistema Faesc/Senar, foi marcada por um momento especial de reconhecimento à história da entidade.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

FAESC sedia reunião do COFEM que apresentou o programa Avança SC ao setor produtivo catarinense A Federação da Agricultura de Santa Catarina (FAESC) sediou nesta semana, em Florianópolis, reunião do Conselho das Federações Empresariais (COFEM) para apresentação do Programa Avança SC 2025-2030 ao setor produtivo catarinense.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.