Webinar debate cenário de oferta e demanda do mercado do milho e da soja

Webinar debate cenário de oferta e demanda do mercado do milho e da soja
FAESC
30 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

As mais recentes informações e tendências do mercado sobre as commodities foram destacadas, nesta terça-feira (27), durante webinar sobre o “Cenário de oferta e demanda global: perspectivas de mercado para milho/soja”. A iniciativa, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais, técnicos e outros interessados no assunto.

O evento integra um cronograma mensal destinado a atualizar sobre as mudanças no cenário econômico e no panorama dos principais segmentos do agronegócio catarinense e brasileiro.

Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, deu as boas-vindas aos participantes e ao palestrante e destacou a importância dessa cooperação para trazer informações mercadológicas essenciais para o planejamento da produção e venda das safras. “A parceria entre Faesc e Safras & Mercado é fundamental para a disseminação de informações sobre tendências que influenciam a movimentação de preços, a oferta, a demanda e os fatores econômicos, trazendo um embasamento para as melhores tomadas de decisões”.

A apresentação foi conduzida pelo consultor-chefe da Safras & Mercado, Paulo Roberto Molinari, que iniciou falando dos fundamentos econômicos e tendências dos grãos para 2024/2025. Ele discutiu os riscos do milho e da soja em 2024, mencionando os aspectos climáticos (neutro convergindo com La Niña), juros nos Estados Unidos e mudança no Banco Central no Brasil, safra 2025 na América do Sul, safra nos Estados Unidos em 2024, entre outros aspectos.

Ao abordar a atual situação econômica, o especialista ressaltou que a moeda chinesa ainda segue muito desvalorizada. Apontou que no Brasil houve uma leve melhora na conta de arbitragem, ou seja, na diferença entre o custo financeiro no exterior e no Brasil. “Por isso, será muito importante a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) brasileiro no dia 18 de setembro. Se o Banco Central Brasileiro subir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual e o Banco Central americano reduzir a taxa em 0,25 poderemos ter uma melhoria significativa dessa taxa de arbitragem”.

Molinari esclareceu, ainda, que a taxa define se entrará ou sairá mais dinheiro do Brasil. “Com a melhoria da taxa de arbitragem é possível que ocorra novamente uma boa atração de capitais, o que pode, já no dia 19, provocar uma queda no câmbio no país”, previu ao reforçar que, caso a Selic suba em 0,25 e os juros no exterior reduzam, o ambiente cambial brasileiro poderá ter uma melhoria significativa.

O especialista prosseguiu a palestra abordando temas como oferta e demanda do milho nos Estados Unidos e na Argentina, bem como oferta e demanda de soja nos Estados Unidos e na China, além de falar sobre a comercialização da safra de soja no Brasil, entre outros aspectos referentes ao cenário desses grãos. Por fim, comentou sobre as eleições nos Estados Unidos e o ritmo de juros e confirmou que as commodities podem ganhar força com juros em baixa e dólar mais fraco.

As webinars são gratuitas e abertas ao público (Sindicatos, lideranças, produtores, técnicos e demais interessados). Para participar basta acessar o site https://sistemafaesc.com.br/ e preencher um breve cadastro.


O cronograma, ainda, prevê as seguintes webinars:

ü “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”, no dia 30 de setembro, com Evandro da Silva Oliveira;

ü “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do boi”, no dia 28 de outubro, com Fernando Iglesias;

ü “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”, no dia 25 de novembro, com Evandro da Silva Oliveira;

ü “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado/milho e soja”, no dia 17 de dezembro, com Paulo Molinari.

Leia também

SENAR

|

14 de março 2025

Polo de Campos Novos inicia 1º Curso Técnico em Agricultura do Senar/SC no Estado Formação conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais do município e região

SENAR

|

13 de março 2025

ATeG impulsiona crescimento de propriedade da área de olericultura em Lacerdópolis A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba. 

FAESC

|

13 de março 2025

Sistema Faesc/Senar promove palestra on-line sobre “Saúde e segurança no meio ambiente de trabalho rural” O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promove no próximo dia 27 de março, às 11 horas, uma palestra on-line gratuita com foco em “Saúde e segurança no meio ambiente de trabalho rural”.

FAESC

|

12 de março 2025

Elas transformam o campo Seja em atividades operacionais ou de gestão, as mulheres conquistam a cada dia mais espaço no meio rural

SENAR

|

11 de março 2025

Formada turma do Curso Técnico em Agronegócio 2023/1 no Polo de São Miguel do Oeste O Polo de São Miguel do Oeste formou no último sábado, dia 10, mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócio. A formação é uma iniciativa Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural do município e região. O ato foi marcado por emoção e reconhecimento pelo esforço e dedicação dos estudantes ao longo dos dois anos de curso.

SENAR

|

11 de março 2025

Senar/SC e Sindicato Rural de Florianópolis consolidam parceria com a Marinha A Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) sediou almoço para o alinhamento dos cursos planejados para 2025.

SENAR

|

11 de março 2025

Turma da ATeG Apicultura de São Bonifácio conclui atividades com êxito A apresentação da Avaliação de Resultados da turma da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Apicultura de São Bonifácio, realizada recentemente, marcou o encerramento das atividades.

FAESC

|

10 de março 2025

Entenda a importância da Nota Fiscal Eletrônica e do Código de Benefício Fiscal A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) faz um alerta aos produtores rurais catarinenses que emitem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com benefício fiscal. A partir de abril, esses contribuintes deverão preencher o campo cBenef – Código de Benefício Fiscal nesses documentos.

FAESC

|

7 de março 2025

Piso regional do setor agropecuário é atualizado As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) estiveram reunidas nesta semana e fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário, a partir de 1º de janeiro de 2025. O reajuste médio foi de 7.27% nas quatro faixas.

FAESC

|

7 de março 2025

Governo Federal atualiza Sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) informou recentemente que o novo sistema CAF 3.0 está previsto para iniciar neste mês. A versão atualizada do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) possibilita acesso a mais de 20 políticas públicas, além de outras inovações implementadas na atualização do sistema.

SENAR

|

5 de março 2025

Senar/SC promove cerca de 400 cursos gratuitos no mês de março A iniciativa, realizada em parceria dos Sindicatos Rurais, visa promover conhecimentos e auxiliar no aperfeiçoamento de técnicas para implementar nas atividades do campo.

SENAR

|

28 de fevereiro 2025

Show Tecnológico Copercampos: ações do Sistema CNA/FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Campos Novos impactam cerca de 1.500 pessoas A Carreta Agro pelo Brasil e o estande do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Campos Novos receberam mais de 1.500 visitantes, durante os três dias de Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos (SC). Autoridades políticas e lideranças do agronegócio, produtores rurais, estudantes e profissionais do setor tiveram acesso a conhecimentos, tecnologias e inovações.