ACESSAR O MENU

Assistência Técnica e Gerencial: oficina Técnica aborda Sistemas de irrigação para a cultura da macieira em São Joaquim

Assistência Técnica e Gerencial: oficina Técnica aborda Sistemas de irrigação para a cultura da macieira em São Joaquim
SENAR
27 de Setembro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina) promoveu neste mês (dia 13), em São Joaquim, a oficina técnica “Sistemas de irrigação para a cultura da macieira”. O evento reuniu 44 fruticultores que fazem parte dos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atendidos com a parceria dos Sindicatos Rurais de São Joaquim e Urupema.

O supervisor técnico do Programa, Bruno Nesi, explicou que o foco da oficina foi abordar a Irrigação e Fertirrigação – tema que apresenta muitos questionamentos dos fruticultores que têm a intenção de aderir ao sistema.

O evento contou com a presença do pesquisador da Embrapa, Gilmar Ribeiro Nachtgall, profissional com vasta experiência no ramo da irrigação, considerado referência em nutrição de plantas, fruticultura de clima temperado, diagnóstico nutricional e irrigação/fertirrigação.

A abertura foi conduzida pelo presidente do Sindicato Rural de São Joaquim, Marcos Pagani, que ressaltou o papel do Sistema Faesc/Senar para fortalecer o setor produtivo e destacou o expressivo desenvolvimento que a ATeG proporciona aos produtores rurais. A supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, e o supervisor técnico da ATeG também ressaltaram a relevância dos trabalhos realizados pelo programa.

A técnica de campo responsável pelo grupo de São Joaquim, Franciéli Artismo, e a técnica de Urupema, Ana Arruda, também fizeram suas considerações e agradecimentos aos fruticultores presentes. A oficina iniciou com a palestra ministrada pelo Dr. Gilmar que interagiu com os participantes e esclareceu suas dúvidas.

No período da tarde ocorreram visitas em duas propriedades. A primeira foi na propriedade da fruticultora Eguila Porto Ferreira, que oportunizou visualizar um sistema de irrigação por aspersão, apresentando todo o funcionamento desse tipo de sistema. “Em seguida nos dirigimos para a propriedade de José Roberto Durand, onde foi possível visualizar outro tipo de sistema de irrigação, dessa vez por gotejamento. Assim os fruticultores conseguiram ver, na prática, como funcionam os dois sistemas de irrigação mais utilizados”, salientou Bruno.

Pagani avaliou o evento de forma positiva e realçou que as ações da ATeG contribuem para aumentar a produtividade e o calibre na fruta. “Isso, sem dúvida, traz um resultado econômico muito importante para o produtor”.

ATEG EM SC

O programa na área de fruticultura iniciou em 2017 e, desde então, atendeu mais de 257 produtores em 31 municípios catarinenses. Atualmente, participam 8 grupos com 224 fruticultores no Estado.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou o expressivo desempenho do setor de fruticultura em Santa Catarina e destaca que a ATeG é uma das ações que vem contribuindo para o fortalecimento das atividades. “Nosso estado se destaca na produção de maçã, pitaia, banana e vem crescendo na produção de outras variedades. É uma satisfação contribuir com o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, afirmou que a ATeG Fruticultura está oportunizando desenvolver grandes potenciais existentes em Santa Catarina. A assistência técnica oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica que, associada à consultoria gerencial, prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite avanços na produção, gestão e comercialização”.

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, observou que a ATeG beneficia 10 cadeias produtivas em Santa Catarina: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. “São quatro anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento e tornar a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores e quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região”.

Leia também

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

5 de abril 2024

Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos Com o propósito de sensibilizar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Transportes sobre a urgência do modal ferroviário no Sul do Brasil, representantes do Movimento Pró-Ferrovias, participaram de reuniões em Brasília, na última quarta-feira (3).

SENAR

|

5 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de Araranguá A formação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá.

SENAR

|

3 de abril 2024

De Iraceminha para o mundo Além de conquistar várias premiações nacionais, Indústria de queijos catarinense que faz parte do Programa ATeG do Sistema Faesc/Senar, é reconhecida internacionalmente

SENAR

|

3 de abril 2024

Senar/SC oferece cerca de 400 capacitações gratuitas neste mês A programação contempla cerca de 400 capacitações em todas as regiões de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2024

Produtores de soja, milho e bovinocultura de leite de SC poderão renegociar dívidas do crédito rural A medida beneficiará ao todo 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas e, com isso, os produtores poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos.

SENAR

|

2 de abril 2024

Senar/SC presente em Encontro que discute os desafios para a expansão da ATeG A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu as 27 administrações regionais da entidade.

FAESC

|

1 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado promovem webinar sobre as perspectivas e tendências do mercado de fertilizantes Evento on-line reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense.

FAESC

|

28 de março 2024

Faesc alerta produtores sobre o Plano de Governo para renegociação de parcelas de operações de crédito rural A informação foi transmitida pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

SENAR

|

27 de março 2024

Novas turmas dos cursos técnicos gratuitos iniciam em cinco Polos do Senar/SC A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de março 2024

Novo polo do Senar/SC abre em Santa Cecília com o curso Técnico em Florestas O primeiro curso é o Técnico em Florestas e a aula inaugural ocorreu no último fim de semana.

SENAR

|

25 de março 2024

Técnico em Zootecnia é o novo curso do polo do Senar/SC em Seara A inciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município.