- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
5 de novembro 2025
FAESC
4 de novembro 2025
Os quatro jovens que representaram Santa Catarina na etapa nacional da 6ª edição do Programa CNA Jovem — iniciativa de desenvolvimento de lideranças para o agro — avaliaram de forma positiva a experiência. Ana Luiza Arruda, Andrielli Cristina Fortuna, Cristiano Moschen Bordignon e Gisele Gomes dos Santos participaram do encontro realizado em Brasília (DF), no fim de outubro, e destacaram a relevância da iniciativa para a atuação no setor.
O 1º Encontro da Etapa Nacional, promovido pelo Sistema CNA/Senar, começou na noite do dia 24 de outubro, reunindo 63 participantes de 26 estados e do Distrito Federal, todos classificados nas etapas estaduais. Durante a imersão, os jovens participaram de palestras, oficinas, dinâmicas e atividades práticas sobre liderança, desafios e soluções para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
Para Cristiano Moschen Bordignon, conhecer o Congresso Nacional e compreender como as decisões que impactam o campo são construídas foi uma experiência transformadora. “Do produtor ao Sindicato, da Federação à Confederação... É assim que transformamos potencial em políticas públicas e políticas públicas em resultados”, destacou.
Ele complementou que o encontro proporcionou uma compreensão profunda sobre o papel do Sistema CNA/Senar/ICNA. “Foram dias de aprendizado, reflexões e conexões com pessoas incríveis que compartilham o mesmo propósito: fortalecer o agro por meio da liderança e do conhecimento. ”
SAIBA COMO FOI O ENCONTRO
Durante a cerimônia de abertura, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, ressaltou a importância do programa, que completou 10 anos de existência, formando lideranças no meio rural.
“O resultado desses 10 anos são mais de 10 mil jovens que hoje fazem parte dessa rede. Temos prefeitos, presidentes de sindicato e federação, além de deputados que começaram sua trajetória no CNA Jovem”, afirmou Carrara.
A programação incluiu visita ao Congresso Nacional, onde os participantes conheceram a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo, além de painéis temáticos sobre a atuação institucional do Sistema CNA/Senar/ICNA na defesa do produtor rural, palestras e atividades interativas com especialistas do agro. As dinâmicas também estimularam o intercâmbio de experiências entre jovens de diferentes regiões do país.
No dia 26/10, o grupo iniciou o dia com a Maratona CNA Jovem, uma alusão à jornada de liderança. Na sequência, participou da oficina “Como prevenir, negociar e resolver conflitos”, encerrando o encontro, que teve como objetivo promover o engajamento dos jovens na representação do setor agropecuário e ampliar o entendimento sobre o papel institucional do Sistema CNA/Senar/ICNA.

CNA JOVEM EM SANTA CATARINA
A coordenadora estadual do programa, Francine Iagher, destacou que a etapa estadual do CNA Jovem foi um sucesso e que foi uma honra contar com quatro representantes catarinenses na fase nacional.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatizou o comprometimento do grupo, que se destacou pelas excelentes propostas apresentadas durante os encontros e pelo forte engajamento com as atividades do agro em suas regiões. Ele também mencionou a satisfação com os relatos do grupo que participou da etapa nacional e voltou motivado para colocar os conhecimentos em prática.
Na visão do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a iniciativa do Sistema CNA/Senar é essencial para a formação de futuros líderes comprometidos com o setor agropecuário. Ele também enalteceu o desempenho dos jovens catarinenses.
“Queremos reconhecer os quatro jovens desta edição pelo desempenho exemplar e pela forma como representaram Santa Catarina — um grupo comprometido, dedicado e engajado com o futuro do agro. Parabenizo todo o grupo catarinense, que demonstra grande potencial para o desenvolvimento de habilidades de liderança. Tive a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de cada um durante a etapa estadual e fiquei impressionado com tanto talento e desenvoltura.”
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: