ACESSAR O MENU

Comprometidas com o campo: mulheres avaliam positivamente a participação no curso “Tratores e Implementos Agrícolas” do Sistema Faesc/Senar

Comprometidas com o campo: mulheres avaliam positivamente a participação no curso “Tratores e Implementos Agrícolas” do Sistema Faesc/Senar
SENAR
26 de Novembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O protagonismo feminino tem ganhado destaque em diversos setores da economia e no agronegócio não poderia ser diferente. As mulheres conquistam espaço tanto nas atividades operacionais quanto na gestão e no empreendedorismo. Ao oferecer cursos, programas e outras iniciativas voltadas à promoção do conhecimento, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) e os Sindicatos Rurais têm incentivado o crescimento da participação feminina nas atividades e nas decisões dos negócios do campo.

Exemplo disso foi a primeira edição do curso “Tratores e Implementos Agrícolas para mulheres”, realizado no início de novembro, em Lebon Régis. “Essa iniciativa visou capacitar novas operadoras e abrir caminho para que o público feminino consolide sua presença no campo, tradicionalmente ocupado por homens”, ressaltou o instrutor Antonio Júlio Schneider. Na visão dele, a presença feminina traz novas perspectivas e soluções inovadoras, enriquecendo o ambiente de trabalho.

Maria Aparecida Felippi, 41 anos, esteve entre as participantes do curso e destacou a importância do Senar/SC como fonte de aprendizados e oportunidades. "O Senar/SC está nos proporcionando acesso ao conhecimento e à realização de cursos que nos ensinam muito. Só temos a agradecer. O curso de tratores, por exemplo, foi muito bem aproveitado e de grande importância para nós. Essas capacitações são fundamentais para o nosso desenvolvimento."

A produtora rural Jane Góis Ruth, 44 anos, também reconheceu a relevância das ações oferecidas pelo Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural. “Já havia aprendido a mexer com o trator antes de fazer o curso, mas agora estou preparada para operá-lo de forma segura e eficiente, otimizando o tempo e aumentando a produtividade”, compartilhou.

Ela também ressaltou a importância do cuidado com o equipamento. “Antes, simplesmente ligávamos o trator e achávamos que estava tudo certo. Agora, sei que é preciso verificar o óleo, o nível da água, fazer a manutenção e inspecionar a máquina antes de começar. Isso aumenta a durabilidade do equipamento e nos dá autonomia. A capacitação proporciona total segurança para as mulheres que querem trabalhar com máquinas agrícolas.”

Para finalizar, Jane faz um convite às mulheres do campo. “Venham fazer esse curso. Ele começa do básico e avança, preparando para operar com segurança e eficiência. Aprendemos a usar os EPIs e os equipamentos da forma certa. É uma iniciativa excelente e toda mulher agricultora deveria participar”, concluiu.

O presidente do Sindicato Rural, André Barpp, elogiou o interesse e o desempenho do grupo que participou do curso e ressaltou que a parceria entre Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural foi essencial para a concretização desse e de tantos outros cursos oferecidos à população rural.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que é gratificante saber que as produtoras rurais vêm aproveitando muito bem as oportunidades oferecidas pelo Sistema e estão implementando inovações nos estabelecimentos rurais. Na visão dele, a promoção do conhecimento é essencial para fortalecer o setor e para a igualdade de oportunidades no meio rural. “Ao desenvolver habilidades para a operação de máquinas agrícolas, por exemplo, as mulheres podem executar suas atividades de forma segura e eficiente”, afirmou.

Para a assessora jurídica sindical da Faesc e representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, Andreia Barbieri Zanluchi, o conhecimento tem levado o público feminino a abraçar oportunidades. “O Sistema Faesc/Senar reconhece e valoriza o papel da mulher no desenvolvimento dos negócios do meio rural. A cada dia atingimos os objetivos de auxiliar no desenvolvimento de competências seja nas atividades operacionais, seja na gestão e no empreendedorismo”.


Leia também

FAESC

|

17 de setembro 2025

Iniciativas inovadoras de liderança são destaques no 3º Encontro Estadual do CNA Jovem em SC A apresentação de iniciativas inovadoras de liderança em diferentes segmentos do agronegócio marcou o 3º Encontro Estadual da 6ª edição do Programa CNA Jovem, realizado no último fim de semana (13 e 14/09), em Florianópolis. Promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais, o evento encerrou uma jornada de desafios voltados à implementação de tecnologias, à inovação e ao fortalecimento da liderança jovem no setor.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Dia de Campo em Pinhalzinho destaca importância de investir em forragens de inverno Um Dia de Campo sobre “Pastagens de Inverno” reuniu inúmeros produtores rurais, no Parque do Itaipu Rural Show, neste mês, em Pinhalzinho.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Oficina Técnica destaca estratégias para fortalecer a bovinocultura de corte em Rancho Queimado O município de Rancho Queimado sediou recentemente uma Oficina Técnica sobre Implantação e manejo de pastagens perenes e anuais de inverno, promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Visita Técnica do Programa Novos Caminhos no Sítio Balbinot promove conhecimento e troca de experiências Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Novos Caminhos participaram de uma enriquecedora visita técnica ao Sítio Balbinot, em Guaraciaba.

SENAR

|

16 de setembro 2025

FAESC

|

15 de setembro 2025

Produtor, a UDESC quer sua opinião para fortalecer o futuro da pecuária catarinense A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está executando o projeto “Análise e estruturação da produção de bovinos inclusos no programa Novilho Precoce de Santa Catarina”, desenvolvido no âmbito do Programa Agroinovação SC II – EDITAL FAPESC Nº 30/2022.

SENAR

|

15 de setembro 2025

Santa Catarina preparada para a formação técnica do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Uma comitiva formada por representantes do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos e dos polos dos cursos técnicos da Rede e-Tec em Santa Catarina participou, nos dias 10 e 11 de setembro, do Workshop de Formação Técnica Senar 2025, realizado em São Paulo.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove palestra sobre Reforma Tributária no Agro O Sistema Faesc/Senar promoverá no dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Divulgado o 5º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina Os eventos agropecuários em Santa Catarina estão em plena expansão e consolidam o Estado como referência em genética, manejo, sanidade e qualidade avançada na pecuária.

SENAR

|

12 de setembro 2025

Dia de Campo aborda cultivares de inverno para a pecuária em Treze Tílias Um Dia de Campo dedicado aos cultivares de inverno reuniu, recentemente, produtores rurais do Meio-Oeste, em Treze Tílias, para conhecer diversas opções de aveias, trigos, azevéns, além de misturas de cobertura com plantas e serviços.

SENAR

|

11 de setembro 2025

Oficina Técnica fortalece cadeia produtiva da apicultura em São Lourenço do Oeste A propriedade de Fernanda Reck e família, na Linha São Paulinho, em São Lourenço do Oeste (SC), sediou recentemente uma Oficina Técnica na área de Apicultura.

FAESC

|

10 de setembro 2025

Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte fortalece integração sindical A Fazenda Brasil Florestal, em Itaiópolis, sediou o Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte, que reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais da região, além de outras lideranças, técnicos e parceiros.