ACESSAR O MENU

Comunidades indígenas recebem capacitação para o uso dos Sistemas Agroflorestais

Comunidades indígenas recebem capacitação para o uso dos Sistemas Agroflorestais
SENAR
03 de Dezembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê e com a FUNAI, duas edições do curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAF).

As aulas da primeira turma ocorreram recentemente na Terra Indígena Xapecó, na sede da comunidade indígena Kaingang. A segunda turma participou das atividades na Linha Pinhalzinho, em Ipuaçu, também Terra Indígena Xapecó, da comunidade indígena Kaigang.

O objetivo foi capacitar os participantes da comunidade indígena para compreender e implementar o SAF. “Um dos aspectos abordados foi a capacidade produtiva desse sistema, que não é medida em metros quadrados, mas sim em metros cúbicos. Isso ocorre porque o SAF integra a produção considerando a superfície do solo e a parte aérea, utilizando diferentes estratos de plantas”, explicou a instrutora do Senar/SC, Thalita Cardoso Anastacio.

De acordo com Thalita, o sistema permite produzir mais de uma cultura no mesmo metro quadrado. Foram abordadas técnicas de manejo, como podas e fertilização específicas para o SAF, que diferem do manejo convencional. Também foram discutidos aspectos financeiros, bem como planejamento de colheita e produção. Segundo Thalita, o SAF é relevante para áreas pequenas, pois proporciona o uso eficiente do espaço, permite uma grande variedade de produtos produzidos e comercializados e também um volume produtivo maior quando comparado a um sistema convencional.

Thalita realçou que o curso foi produtivo e contou com expressiva participação do grupo. Os participantes desenvolveram o planejamento de suas propriedades, incluindo a elaboração de um mapa de plantio. Demonstraram satisfação com as novas perspectivas de produção e comercialização de vegetais e frutas. “Alguns destacaram que antes queimavam resíduos como folhas, sem perceber que poderiam ser utilizados como adubo, aumentando a produtividade da propriedade. Durante o treinamento, eles aprenderam práticas que podem otimizar o uso dos recursos disponíveis”, avaliou.

A indigenista especializada do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Coordenação Regional Interior Sul da FUNAI, Alessandra Schmitt, enfatizou que a parceria com o Senar/SC nos cursos de Sistemas Agroflorestais com foco em pomares é importantíssima para fomentar, junto às famílias indígenas, a atividade agrícola realmente sustentável, que não precise de maquinário, compra de adubos e agrotóxicos. “Os sistemas agroflorestais permitem produzir hortaliças, frutas e madeira num mesmo espaço, ampliando as oportunidades de renda e trazendo mais segurança pois não se depende de um único produto”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a cooperação entre o Senar e a FUNAI representa um esforço conjunto para promover o crescimento das atividades agrícolas das famílias indígenas. “Trata-se de uma parceria que fortalece a produção sustentável de alimentos e promove o desenvolvimento social e econômico das comunidades indígenas”, sublinhou.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

23 de dezembro 2024

Porto União é o 2º município catarinense a formalizar entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc).

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Sindicato Rural de São Martinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de São Martinho promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais da entidade para apresentar os resultados de 2024 e celebrar as conquistas do ano. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais e representantes do setor agropecuário.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Ituporanga avalia ações de 2024 Apresentar os resultados das ações de 2024 e celebrar as conquistas do ano foi o foco do Seminário de Líderes Rurais promovido na última semana pelo Sindicato Rural de Ituporanga. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a participação de 80 pessoas entre autoridades, parceiros e produtores rurais.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais reúne produtores em Benedito Novo O município de Benedito Novo sediou, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, um evento que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário para abordar os desafios e as conquistas do agronegócio na região. A iniciativa contou com a presença do presidente Oscar Baade e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, entre outras lideranças.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

SENAR

|

12 de dezembro 2024

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.