ACESSAR O MENU

Comunidades indígenas recebem capacitação para o uso dos Sistemas Agroflorestais

Comunidades indígenas recebem capacitação para o uso dos Sistemas Agroflorestais
SENAR
03 de Dezembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê e com a FUNAI, duas edições do curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAF).

As aulas da primeira turma ocorreram recentemente na Terra Indígena Xapecó, na sede da comunidade indígena Kaingang. A segunda turma participou das atividades na Linha Pinhalzinho, em Ipuaçu, também Terra Indígena Xapecó, da comunidade indígena Kaigang.

O objetivo foi capacitar os participantes da comunidade indígena para compreender e implementar o SAF. “Um dos aspectos abordados foi a capacidade produtiva desse sistema, que não é medida em metros quadrados, mas sim em metros cúbicos. Isso ocorre porque o SAF integra a produção considerando a superfície do solo e a parte aérea, utilizando diferentes estratos de plantas”, explicou a instrutora do Senar/SC, Thalita Cardoso Anastacio.

De acordo com Thalita, o sistema permite produzir mais de uma cultura no mesmo metro quadrado. Foram abordadas técnicas de manejo, como podas e fertilização específicas para o SAF, que diferem do manejo convencional. Também foram discutidos aspectos financeiros, bem como planejamento de colheita e produção. Segundo Thalita, o SAF é relevante para áreas pequenas, pois proporciona o uso eficiente do espaço, permite uma grande variedade de produtos produzidos e comercializados e também um volume produtivo maior quando comparado a um sistema convencional.

Thalita realçou que o curso foi produtivo e contou com expressiva participação do grupo. Os participantes desenvolveram o planejamento de suas propriedades, incluindo a elaboração de um mapa de plantio. Demonstraram satisfação com as novas perspectivas de produção e comercialização de vegetais e frutas. “Alguns destacaram que antes queimavam resíduos como folhas, sem perceber que poderiam ser utilizados como adubo, aumentando a produtividade da propriedade. Durante o treinamento, eles aprenderam práticas que podem otimizar o uso dos recursos disponíveis”, avaliou.

A indigenista especializada do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Coordenação Regional Interior Sul da FUNAI, Alessandra Schmitt, enfatizou que a parceria com o Senar/SC nos cursos de Sistemas Agroflorestais com foco em pomares é importantíssima para fomentar, junto às famílias indígenas, a atividade agrícola realmente sustentável, que não precise de maquinário, compra de adubos e agrotóxicos. “Os sistemas agroflorestais permitem produzir hortaliças, frutas e madeira num mesmo espaço, ampliando as oportunidades de renda e trazendo mais segurança pois não se depende de um único produto”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a cooperação entre o Senar e a FUNAI representa um esforço conjunto para promover o crescimento das atividades agrícolas das famílias indígenas. “Trata-se de uma parceria que fortalece a produção sustentável de alimentos e promove o desenvolvimento social e econômico das comunidades indígenas”, sublinhou.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

CADECs de SC iniciam atividades de 2026 com reuniões estratégicas As Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) iniciaram as atividades de 2026 em Santa Catarina com uma agenda de reuniões voltadas ao fortalecimento do diálogo e à transparência nas cadeias produtivas integradas.

FAESC

|

16 de fevereiro 2026

FAESC destaca a importância da assinatura do protocolo com JTI A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco assinou, na sexta-feira (13 de fevereiro), o protocolo de negociação com a empresa JTI, durante reunião realizada na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul (RS).

SENAR

|

13 de fevereiro 2026

Mais de duas mil pessoas passam pela Carreta Agro pelo Brasil na Tecnoeste 2026 Mais de duas mil pessoas passaram pela Carreta Agro pelo Brasil durante a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense.

SENAR

|

10 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil marca presença na Tecnoeste a partir desta terça-feira Depois do sucesso no Campo Agroacelerador Cooperja, em Jacinto Machado, no Sul do Estado, a Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.