ACESSAR O MENU

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos
SENAR
20 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A ovinocultura é uma atividade promissora para o agronegócio catarinense. Com o objetivo de impulsionar a atividade no extremo-oeste do estado, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC), em parceria com o Sindicato Rural de Palmitos, promoveu um evento de sensibilização para uma nova turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Ovinocultura de Corte.

O encontro reuniu produtores de São Carlos, Palmitos, Cunha Porã, Caibi e Riqueza. O objetivo foi apresentar a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, expor o cronograma de trabalho, apresentar o técnico que fará o atendimento (Cassio Lopes) e demonstrar as diretrizes da ATeG.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Palmitos, Luiz Antônio Cavalleri, a supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, o supervisor técnico da ATeG Leandro Simioni, bem como representantes das Secretarias Municipais de Agricultura de Caibi e Riqueza.

O evento contou com o envolvimento de representantes do frigorífico Monte Belo que entrará em operação em 2027, com abate também de ovinos. “Trata-se de uma cadeia produtiva nova que estamos explorando no extremo-oeste de SC e a ideia é começar a desenvolver e fomentar o segmento para que, posteriormente, seja possível abastecer o frigorífico”, explicou Simioni.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, assinalou que o Programa ATeG em Ovinocultura de Corte iniciou em 2016 e oportunizou atender centenas de produtores. “A iniciativa ajuda a aperfeiçoar a gestão, a obter uma produção mais eficiente e lucrativa, além de facilitar o acesso a novos mercados e fomentar a inovação”, comentou o dirigente ao realçar que os significativos resultados são realidade porque o produtor está cada vez mais interessado em obter conhecimentos e porque o Senar/SC conta com a dedicação de eficientes equipes e excelentes parceiros em todas as áreas.

ATEG

Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.



Leia também

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC reforça importância do debate estratégico sobre o agro, durante Fórum Momento Agro em Chapecó O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, participou na manhã desta quarta-feira (18) do Fórum Momento Agro – do campo ao mercado, com inovação e sustentabilidade, realizado nesta quarta-feira (18), no Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó.

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC celebra 78 anos e investe na modernização de sua estrutura A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) atua de forma intensa para impulsionar o desenvolvimento e construir um futuro promissor para o campo catarinense.

FAESC

|

27 de março 2026

Terceiro resultado parcial de leilões aponta alta nos preços de terneiros em SC O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou, nesta semana, o terceiro resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026.

SENAR

|

26 de março 2026

Programa Saúde no Campo é apresentado a municípios do Sul catarinense Com a presença de representantes dos municípios de Nova Veneza, Morro da Fumaça, Treviso e Siderópolis, foi realizada uma reunião para a apresentação do Programa Saúde no Campo.

FAESC

|

25 de março 2026

CCJ aprova projeto relatado por Carol De Toni que incentiva uso de máquinas elétricas no campo Proposta cria política nacional para modernização do agro, com mais eficiência, inovação e redução de custos para o produtor

SENAR

|

25 de março 2026

Sistema Faesc/Senar/SC programa mais de 500 treinamentos para abril em todas as regiões do Estado O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), programou 515 treinamentos para o mês de abril em todas as regiões do Estado.

SENAR

|

17 de março 2026

Sistema FAESC/SENAR e CEASA/SC orientam produtores sobre emissão de notas fiscais e impactos da Reforma Tributária Uma ação conjunta promovida pela diretoria técnica da Ceasa/SC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), levou orientação direta aos produtores rurais que comercializam seus produtos na Central de Abastecimento de São José.

SENAR

|

17 de março 2026

PROGRAMA SAÚDE NO CAMPO: CUIDAR DE QUEM VIVE NO MEIO RURAL É CUIDAR DO FUTURO Após resultados positivos do projeto-piloto no Meio Oeste em 2025, o Programa Saúde no Campo agora avança por todo o Estado, levando mais saúde, qualidade de vida e atenção às famílias do meio rural.

FAESC

|

17 de março 2026

ATENÇÃO PRODUTOR Fique atento aos procedimentos para a apresentação da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta para as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2026, ano-calendário 2025.

SENAR

|

17 de março 2026

Sistema Faesc/Senar reúne supervisores para capacitação e alinhamento de ações da ATeG Fortalecer a gestão das atividades, alinhar procedimentos e planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Com este objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc)...

FAESC

|

16 de março 2026

CNA e FAESC querem redução de impostos sobre o Diesel em SC para aliviar crise no campo A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias de suprimento de petróleo provocando forte alta de preços dos seus derivados, situação que também afeta a agricultura brasileira.