ACESSAR O MENU

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País
Turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul, durante visita à propriedade de um egresso do curso, em Laurentino. (Foto Divulgação)
SENAR
14 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

Nos 10 anos dos Cursos Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em todo o País, Santa Catarina tem muito a comemorar. O Estado, por meio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, foi um dos pioneiros no projeto-piloto iniciado em 2015. Desde então, milhares de produtores, trabalhadores rurais e seus familiares concluíram formações técnicas de nível médio, na modalidade semipresencial.

Hoje, Santa Catarina soma 17 polos e oferece os Cursos Técnicos em Agronegócio, Agropecuária, Zootecnia, Fruticultura, Florestas e Agricultura.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que a formação técnica oferecida pelo Sistema Faesc/Senar representa uma ferramenta transformadora, que prepara profissionais para atuarem em um setor cada vez mais exigente, competitivo e promissor. “Trata-se de uma iniciativa que fortalece as propriedades e empresas rurais ao promover conhecimento, estímulo à inovação, à sustentabilidade e à gestão eficiente. Estamos satisfeitos com os resultados desses 10 anos de investimento no futuro do agronegócio — setor que move a economia do estado e de todo o País”.

A FORÇA DOS CURSOS TÉCNICOS

Uma das mais recentes ações que demonstra a força dos cursos técnicos foi uma visita da turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul (SC) à propriedade Manos Mudas e Granja Schad, situada em Laurentino.

A escolha dos locais para realização das visitas técnicas e atividades práticas levou em consideração a temática da Unidade Curricular: Técnicas e Sistemas de Produção Agropecuária. De acordo com o tutor Gustavo Bachmann, a ação visou promover aos alunos a realidade da propriedade rural e os desafios encontrados no meio. Além disso, apresentar alternativas e métodos de produção agropecuária.

Outro aspecto importante é que a propriedade visitada também tem história na formação técnica, conforme explicação do produtor no decorrer deste texto.

A troca de experiências entre produtores e alunos proporcionou um momento de aprendizado significativo. A vivência prática permitiu aos estudantes visualizarem diferentes sistemas produtivos e compreenderem, de forma concreta, os desafios e oportunidades do setor agropecuário. A visita contribuiu para o desenvolvimento do olhar técnico, crítico e investigativo dos participantes, estimulando o interesse por soluções sustentáveis e inovadoras no campo.

A aluna Michele Klasener Wetzstein compartilhou da sua experiência: “Poder realizar a conexão teoria-prática, através da visita técnica, permitiu a aplicação na prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, reforçando o entendimento teórico. Além de tornar o aprendizado algo prazeroso foi possível, através de questionamentos ao produtor, esclarecer dúvidas sobre o manejo da sua propriedade e sobre mercado onde está inserido. ”

O produtor também compartilhou sua perspectiva e destacou que a visita da turma do curso Técnico em Agronegócio pelo Sistema Faesc/Senar (Polo de Rio do Sul), foi algo sensacional. “Além de concluir a formação no mesmo curso há um ano, ter a propriedade escolhida como ‘base de estudos’ de uma cultura teoricamente nova no meio rural é algo que enche nossa família de orgulho. Buscamos sempre melhorar e inovar na atividade e, quando esse trabalho ganha visibilidade, a gente passa a ter uma sensação de dever cumprido.”

Além disso, ele destacou a satisfação pela oportunidade de mostrar aos alunos o processo de implantação do projeto tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso: “A viabilidade do consórcio de ovinos com noz-pecan. Foi gratificante e espero ter agregado algo de positivo para esses futuros técnicos em agronegócio. ”

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2025

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara.

FAESC

|

15 de julho 2025

Energia elétrica para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.