ACESSAR O MENU

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País
Turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul, durante visita à propriedade de um egresso do curso, em Laurentino. (Foto Divulgação)
SENAR
14 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

Nos 10 anos dos Cursos Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em todo o País, Santa Catarina tem muito a comemorar. O Estado, por meio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, foi um dos pioneiros no projeto-piloto iniciado em 2015. Desde então, milhares de produtores, trabalhadores rurais e seus familiares concluíram formações técnicas de nível médio, na modalidade semipresencial.

Hoje, Santa Catarina soma 17 polos e oferece os Cursos Técnicos em Agronegócio, Agropecuária, Zootecnia, Fruticultura, Florestas e Agricultura.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que a formação técnica oferecida pelo Sistema Faesc/Senar representa uma ferramenta transformadora, que prepara profissionais para atuarem em um setor cada vez mais exigente, competitivo e promissor. “Trata-se de uma iniciativa que fortalece as propriedades e empresas rurais ao promover conhecimento, estímulo à inovação, à sustentabilidade e à gestão eficiente. Estamos satisfeitos com os resultados desses 10 anos de investimento no futuro do agronegócio — setor que move a economia do estado e de todo o País”.

A FORÇA DOS CURSOS TÉCNICOS

Uma das mais recentes ações que demonstra a força dos cursos técnicos foi uma visita da turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul (SC) à propriedade Manos Mudas e Granja Schad, situada em Laurentino.

A escolha dos locais para realização das visitas técnicas e atividades práticas levou em consideração a temática da Unidade Curricular: Técnicas e Sistemas de Produção Agropecuária. De acordo com o tutor Gustavo Bachmann, a ação visou promover aos alunos a realidade da propriedade rural e os desafios encontrados no meio. Além disso, apresentar alternativas e métodos de produção agropecuária.

Outro aspecto importante é que a propriedade visitada também tem história na formação técnica, conforme explicação do produtor no decorrer deste texto.

A troca de experiências entre produtores e alunos proporcionou um momento de aprendizado significativo. A vivência prática permitiu aos estudantes visualizarem diferentes sistemas produtivos e compreenderem, de forma concreta, os desafios e oportunidades do setor agropecuário. A visita contribuiu para o desenvolvimento do olhar técnico, crítico e investigativo dos participantes, estimulando o interesse por soluções sustentáveis e inovadoras no campo.

A aluna Michele Klasener Wetzstein compartilhou da sua experiência: “Poder realizar a conexão teoria-prática, através da visita técnica, permitiu a aplicação na prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, reforçando o entendimento teórico. Além de tornar o aprendizado algo prazeroso foi possível, através de questionamentos ao produtor, esclarecer dúvidas sobre o manejo da sua propriedade e sobre mercado onde está inserido. ”

O produtor também compartilhou sua perspectiva e destacou que a visita da turma do curso Técnico em Agronegócio pelo Sistema Faesc/Senar (Polo de Rio do Sul), foi algo sensacional. “Além de concluir a formação no mesmo curso há um ano, ter a propriedade escolhida como ‘base de estudos’ de uma cultura teoricamente nova no meio rural é algo que enche nossa família de orgulho. Buscamos sempre melhorar e inovar na atividade e, quando esse trabalho ganha visibilidade, a gente passa a ter uma sensação de dever cumprido.”

Além disso, ele destacou a satisfação pela oportunidade de mostrar aos alunos o processo de implantação do projeto tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso: “A viabilidade do consórcio de ovinos com noz-pecan. Foi gratificante e espero ter agregado algo de positivo para esses futuros técnicos em agronegócio. ”

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.