ACESSAR O MENU

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País
Turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul, durante visita à propriedade de um egresso do curso, em Laurentino. (Foto Divulgação)
SENAR
14 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

Nos 10 anos dos Cursos Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em todo o País, Santa Catarina tem muito a comemorar. O Estado, por meio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, foi um dos pioneiros no projeto-piloto iniciado em 2015. Desde então, milhares de produtores, trabalhadores rurais e seus familiares concluíram formações técnicas de nível médio, na modalidade semipresencial.

Hoje, Santa Catarina soma 17 polos e oferece os Cursos Técnicos em Agronegócio, Agropecuária, Zootecnia, Fruticultura, Florestas e Agricultura.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que a formação técnica oferecida pelo Sistema Faesc/Senar representa uma ferramenta transformadora, que prepara profissionais para atuarem em um setor cada vez mais exigente, competitivo e promissor. “Trata-se de uma iniciativa que fortalece as propriedades e empresas rurais ao promover conhecimento, estímulo à inovação, à sustentabilidade e à gestão eficiente. Estamos satisfeitos com os resultados desses 10 anos de investimento no futuro do agronegócio — setor que move a economia do estado e de todo o País”.

A FORÇA DOS CURSOS TÉCNICOS

Uma das mais recentes ações que demonstra a força dos cursos técnicos foi uma visita da turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul (SC) à propriedade Manos Mudas e Granja Schad, situada em Laurentino.

A escolha dos locais para realização das visitas técnicas e atividades práticas levou em consideração a temática da Unidade Curricular: Técnicas e Sistemas de Produção Agropecuária. De acordo com o tutor Gustavo Bachmann, a ação visou promover aos alunos a realidade da propriedade rural e os desafios encontrados no meio. Além disso, apresentar alternativas e métodos de produção agropecuária.

Outro aspecto importante é que a propriedade visitada também tem história na formação técnica, conforme explicação do produtor no decorrer deste texto.

A troca de experiências entre produtores e alunos proporcionou um momento de aprendizado significativo. A vivência prática permitiu aos estudantes visualizarem diferentes sistemas produtivos e compreenderem, de forma concreta, os desafios e oportunidades do setor agropecuário. A visita contribuiu para o desenvolvimento do olhar técnico, crítico e investigativo dos participantes, estimulando o interesse por soluções sustentáveis e inovadoras no campo.

A aluna Michele Klasener Wetzstein compartilhou da sua experiência: “Poder realizar a conexão teoria-prática, através da visita técnica, permitiu a aplicação na prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, reforçando o entendimento teórico. Além de tornar o aprendizado algo prazeroso foi possível, através de questionamentos ao produtor, esclarecer dúvidas sobre o manejo da sua propriedade e sobre mercado onde está inserido. ”

O produtor também compartilhou sua perspectiva e destacou que a visita da turma do curso Técnico em Agronegócio pelo Sistema Faesc/Senar (Polo de Rio do Sul), foi algo sensacional. “Além de concluir a formação no mesmo curso há um ano, ter a propriedade escolhida como ‘base de estudos’ de uma cultura teoricamente nova no meio rural é algo que enche nossa família de orgulho. Buscamos sempre melhorar e inovar na atividade e, quando esse trabalho ganha visibilidade, a gente passa a ter uma sensação de dever cumprido.”

Além disso, ele destacou a satisfação pela oportunidade de mostrar aos alunos o processo de implantação do projeto tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso: “A viabilidade do consórcio de ovinos com noz-pecan. Foi gratificante e espero ter agregado algo de positivo para esses futuros técnicos em agronegócio. ”

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense