ACESSAR O MENU

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País

Formação Técnica do SENAR celebra 10 anos com transformações no agronegócio catarinense e em todo o País
Turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul, durante visita à propriedade de um egresso do curso, em Laurentino. (Foto Divulgação)
SENAR
14 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

Nos 10 anos dos Cursos Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em todo o País, Santa Catarina tem muito a comemorar. O Estado, por meio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, foi um dos pioneiros no projeto-piloto iniciado em 2015. Desde então, milhares de produtores, trabalhadores rurais e seus familiares concluíram formações técnicas de nível médio, na modalidade semipresencial.

Hoje, Santa Catarina soma 17 polos e oferece os Cursos Técnicos em Agronegócio, Agropecuária, Zootecnia, Fruticultura, Florestas e Agricultura.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que a formação técnica oferecida pelo Sistema Faesc/Senar representa uma ferramenta transformadora, que prepara profissionais para atuarem em um setor cada vez mais exigente, competitivo e promissor. “Trata-se de uma iniciativa que fortalece as propriedades e empresas rurais ao promover conhecimento, estímulo à inovação, à sustentabilidade e à gestão eficiente. Estamos satisfeitos com os resultados desses 10 anos de investimento no futuro do agronegócio — setor que move a economia do estado e de todo o País”.

A FORÇA DOS CURSOS TÉCNICOS

Uma das mais recentes ações que demonstra a força dos cursos técnicos foi uma visita da turma do Técnico em Agronegócio do Polo de Rio do Sul (SC) à propriedade Manos Mudas e Granja Schad, situada em Laurentino.

A escolha dos locais para realização das visitas técnicas e atividades práticas levou em consideração a temática da Unidade Curricular: Técnicas e Sistemas de Produção Agropecuária. De acordo com o tutor Gustavo Bachmann, a ação visou promover aos alunos a realidade da propriedade rural e os desafios encontrados no meio. Além disso, apresentar alternativas e métodos de produção agropecuária.

Outro aspecto importante é que a propriedade visitada também tem história na formação técnica, conforme explicação do produtor no decorrer deste texto.

A troca de experiências entre produtores e alunos proporcionou um momento de aprendizado significativo. A vivência prática permitiu aos estudantes visualizarem diferentes sistemas produtivos e compreenderem, de forma concreta, os desafios e oportunidades do setor agropecuário. A visita contribuiu para o desenvolvimento do olhar técnico, crítico e investigativo dos participantes, estimulando o interesse por soluções sustentáveis e inovadoras no campo.

A aluna Michele Klasener Wetzstein compartilhou da sua experiência: “Poder realizar a conexão teoria-prática, através da visita técnica, permitiu a aplicação na prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, reforçando o entendimento teórico. Além de tornar o aprendizado algo prazeroso foi possível, através de questionamentos ao produtor, esclarecer dúvidas sobre o manejo da sua propriedade e sobre mercado onde está inserido. ”

O produtor também compartilhou sua perspectiva e destacou que a visita da turma do curso Técnico em Agronegócio pelo Sistema Faesc/Senar (Polo de Rio do Sul), foi algo sensacional. “Além de concluir a formação no mesmo curso há um ano, ter a propriedade escolhida como ‘base de estudos’ de uma cultura teoricamente nova no meio rural é algo que enche nossa família de orgulho. Buscamos sempre melhorar e inovar na atividade e, quando esse trabalho ganha visibilidade, a gente passa a ter uma sensação de dever cumprido.”

Além disso, ele destacou a satisfação pela oportunidade de mostrar aos alunos o processo de implantação do projeto tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso: “A viabilidade do consórcio de ovinos com noz-pecan. Foi gratificante e espero ter agregado algo de positivo para esses futuros técnicos em agronegócio. ”

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC reforça importância do debate estratégico sobre o agro, durante Fórum Momento Agro em Chapecó O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, participou na manhã desta quarta-feira (18) do Fórum Momento Agro – do campo ao mercado, com inovação e sustentabilidade, realizado nesta quarta-feira (18), no Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó.

FAESC

|

25 de março 2026

CCJ aprova projeto relatado por Carol De Toni que incentiva uso de máquinas elétricas no campo Proposta cria política nacional para modernização do agro, com mais eficiência, inovação e redução de custos para o produtor

SENAR

|

25 de março 2026

Sistema Faesc/Senar/SC programa mais de 500 treinamentos para abril em todas as regiões do Estado O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), programou 515 treinamentos para o mês de abril em todas as regiões do Estado.

SENAR

|

17 de março 2026

Sistema FAESC/SENAR e CEASA/SC orientam produtores sobre emissão de notas fiscais e impactos da Reforma Tributária Uma ação conjunta promovida pela diretoria técnica da Ceasa/SC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), levou orientação direta aos produtores rurais que comercializam seus produtos na Central de Abastecimento de São José.

SENAR

|

17 de março 2026

PROGRAMA SAÚDE NO CAMPO: CUIDAR DE QUEM VIVE NO MEIO RURAL É CUIDAR DO FUTURO Após resultados positivos do projeto-piloto no Meio Oeste em 2025, o Programa Saúde no Campo agora avança por todo o Estado, levando mais saúde, qualidade de vida e atenção às famílias do meio rural.

FAESC

|

17 de março 2026

ATENÇÃO PRODUTOR Fique atento aos procedimentos para a apresentação da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta para as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2026, ano-calendário 2025.

SENAR

|

17 de março 2026

Sistema Faesc/Senar reúne supervisores para capacitação e alinhamento de ações da ATeG Fortalecer a gestão das atividades, alinhar procedimentos e planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Com este objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc)...

FAESC

|

16 de março 2026

CNA e FAESC querem redução de impostos sobre o Diesel em SC para aliviar crise no campo A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias de suprimento de petróleo provocando forte alta de preços dos seus derivados, situação que também afeta a agricultura brasileira.

FAESC

|

13 de março 2026

CAR Digital: Governo de Santa Catarina avança na digitalização do CAR com novo sistema mais ágil e transparente Com a presença do comitê gestor do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e entidades representantes do setor produtivo como FAESC, FIESC, FETAESC, ACR, OCESC, FECOAGRO, a Diretoria de Regularização Ambiental (DRA) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), apresentou na manhã da última sexta-feira (13), o novo sistema de gestão do CAR em Santa Catarina, o SICAR 2.0.

FAESC

|

13 de março 2026

Divulgado segundo resultado parcial dos leilões de terneiros em Santa Catarina O segundo resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 foi divulgado nesta semana pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

FAESC

|

13 de março 2026

Primeiro resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 já está disponível aos produtores Começou a divulgação dos resultados dos Leiloes de terneiros de 2026. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) reforça aos pecuaristas catarinenses para que confiram o primeiro resultado parcial deste ano.