ACESSAR O MENU

Formada mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócio em Araranguá

Formada mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócio em Araranguá
SENAR
24 de Abril de 2026
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/Senar

A noite da última sexta-feira (17) marcou a formatura de uma nova turma do Curso Técnico em Agronegócio do Sistema Faesc/Senar/Sindicato, no polo de Araranguá. A cerimônia reuniu autoridades, familiares, tutores e convidados para a colação de grau dos alunos da turma 2024-1 da rede E-tec Brasil em um evento que destacou a formação técnica como ferramenta de desenvolvimento para o meio rural catarinense.

Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá, o curso consolida a estratégia de qualificação profissional voltada ao agronegócio, setor que sustenta parte significativa da economia estadual.

Entre as lideranças estiveram o presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Rogério Pessi, anfitrião da noite, e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, representante do Sistema Faesc/Senar. Também estiveram presentes a coordenadora Estadual da formação técnica, Katia Zanela; a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa; a assessora jurídica sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi; o vice-presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Alessandro de Souza; e o secretário Adjunto da Secretaria da Agricultura Wanderlei Naguel, representando o Poder Público Municipal, os tutores (Sergio Carlos de Oliveira, Ricardo Alexandre Nunes Borges e Tuan Henrique Smielevski de Souza) e equipes do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos. 

Em seu discurso, Gilmar Antônio Zanluchi destacou o papel da educação técnica no fortalecimento do campo e na sucessão familiar. “Esta formatura marca o compromisso de cada aluno com o desenvolvimento do agronegócio catarinense. Em nome do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reafirmo que o Sistema seguirá investindo na qualificação, porque acreditamos que o conhecimento é a base de um campo mais produtivo, inovador e sustentável. Vocês saem daqui preparados para enfrentar desafios e contribuir com suas propriedades ou com as empresas do agro onde atuarão”. 

Zanluchi também reconheceu a importância da parceria com o Sindicato Rural e destacou o expressivo trabalho das equipes envolvidas na concretização do curso.

O presidente da entidade sindical, Rogério Pessi, ressaltou que a cerimônia reforçou a importância da formação técnica para atender às demandas de um setor cada vez mais profissionalizado. “Para os formados, o momento representa o encerramento de uma etapa e o início de uma atuação mais qualificada no agronegócio. Para nós, é um orgulho contar com um curso que prepara técnicos para promover inovações e enfrentar os desafios do setor”. 

SOBRE O CURSO 

O Curso Técnico em Agronegócio é totalmente gratuito e tem reconhecimento do MEC e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Com carga horária de 1.230 horas, é dividido em 80% das aulas a distância e 20% presenciais. Técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural fazem parte dos conteúdos abordados. Os encontros presenciais incluem aulas e visitas técnicas em propriedades rurais, o que permite aos alunos conhecerem a realidade do agronegócio de Santa Catarina. Os formandos recebem o diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a formação é voltada prioritariamente a produtores rurais, seus familiares e trabalhadores do campo. Segundo ele, o grande desafio desse profissional é ampliar a eficiência nos mercados agrícola e industrial. “Para isso, por meio de técnicas de gestão e comercialização, o participante estará preparado para atuar no planejamento e na execução de processos, contribuindo para a organização e o controle das atividades do negócio rural”.

 

Gilmar Antônio Zanluchi destacou o papel da educação técnica no fortalecimento do campo. (Foto Divulgação)

Recém-formados celebram a conquista com as lideranças presentes. (Foto Divulgação)

 

 

 

Leia também

SENAR

|

13 de maio 2026

Seminário em Armazém apresenta ATeG Suinocultura e reforça importância da biosseguridade no setor Apresentar a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Suinocultura e abordar aspectos relacionados à biosseguridade nas propriedades rurais.

SENAR

|

11 de maio 2026

Parceria entre FAESC/SENAR e o Projeto AGROBR abre portas para exportação de produtos do meio rural catarinense O Sistema Faesc/Senar consolidou parceria com o projeto AgroBR, iniciativa do Sistema CNA/Senar desenvolvida em conjunto com o Sebrae e a ApexBrasil.

FAESC

|

11 de maio 2026

Presidente Pedrozo fala sobre Acordo Mercosul e União Europeia O acordo entre Mercosul e União Europeia marca um novo momento para o comércio internacional e abre perspectivas importantes para o agro brasileiro. Após mais de 20 anos de negociações, o tratado entrou em vigor de forma provisória no dia 1º de maio.

FAESC

|

8 de maio 2026

Modernização do seguro rural A crescente instabilidade climática transformou o seguro rural em um dos pilares indispensáveis à sustentabilidade da agropecuária brasileira.

FAESC

|

7 de maio 2026

CNA e FAESC orientam setor produtivo sobre Contratos Rurais durante evento on-line “Contratos Rurais” foi o tema do evento on-line promovido, nesta quinta-feira (07), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

7 de maio 2026

Lar Legal Rural entrega 20 títulos de propriedade em Flor do Sertão O município de Flor do Sertão, no Extremo Oeste catarinense, viveu um momento de emoção com a entrega de mais 20 títulos de propriedade rural por meio do Programa Lar Legal Rural, iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

FAESC

|

6 de maio 2026

Acordo Mercosul-UE: CNA disponibiliza simulador de tarifas “BI Simulador do Acordo” tem o objetivo de orientar os produtores rurais

FAESC

|

6 de maio 2026

Produtor rural: prepare-se para a Declaração do Imposto de Renda A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta para as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2026, ano-calendário 2025.

SENAR

|

6 de maio 2026

Dia de Campo destaca técnicas para fortalecer a ovinocaprinocultura no Vale do Itajaí Um Dia de Campo voltado à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia da ovinocaprinocultura reuniu 44 produtores rurais no município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí (SC).

FAESC

|

5 de maio 2026

Nesta quinta-feira, dia 07: Capacitação da CNA e da FAESC aborda o tema “Contratos Rurais” A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promovem, na quinta-feira, 7 de maio, às 9h30, o evento “Contratos Rurais”.