ACESSAR O MENU

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno
SENAR
17 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

O evento ocorreu recentemente na propriedade de Carlos Augusto Paes Decomain e foi coordenado pelo técnico de campo Enio Frederico Cesconeto. Participaram do evento 25 apicultores do grupo ATeG dos municípios de Itaiópolis e Mafra.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis Mauro Kazmierczak, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Caroline Plautz Pscheidt e a técnica de campo Cinthia Leão Figueira, que atende os apicultores pelo Sindicato Rural de São Bento do Sul (entidade abrange também os municípios de Corupá, Joinville, Campo Alegre e Rio Negrinho).

PRÁTICAS NO APIÁRIO

Durante a oficina foram realizadas práticas no apiário do produtor, iniciando com o monitoramento e determinação do percentual de varroas (ácaro que pode atacar apiários e causar a mortalidade das abelhas). Foi feita aplicação sobre as abelhas de um preparado de suco de limão e fumaças com folhas de eucaliptos e com ervas aromáticas como formas de repelir e estimular o comportamento de grooming (capacidade de detectar e retirar ectoparasitas em si próprias ou em outras abelhas), visando a redução do ácaro varroa destructor.

Foram apresentadas, ainda, as formas de fazer o termo de regulação das colmeias, além da abordagem sobre alimentação com demonstração das formulações e o modo de preparo das pastas energética e proteicas que devem ser fornecidas nos períodos de escassez de alimentos para as abelhas.

O técnico de campo da ATeG, Enio Frederico Cesconeto, destacou que os suplementos alimentares para abelhas (Apis mellífera) são importantes, mas que os melhores alimentos são os oriundos das flores e das plantas, o néctar, o pólen e os exsudatos vegetais. “A reserva de quatro a seis kg de mel e pólen nos favos evita a morte da colônia e, na falta, fornecemos a alimentação suplementar”.

ALIMENTAÇÃO

De acordo com o técnico, a energética é usada para manutenção e a proteica para estimular o crescimento da colônia. Mel, xaropes concentrados, açúcar e pastas servem para manutenção das abelhas. Mel diluído em água, xaropes pouco concentrados, pólen, e pastas proteicas são usadas para estimular as colônias. Ao iniciar alimentação, essa deve ser mantida até que ocorram floradas e boas condições climáticas e alimentadores individuais tornam mais eficazes a alimentação das colônias. Lembrando que o plantio de espécies que floresçam durante os períodos de escassez (girassol, nabo forrageiro, canola, trevos, bracatingas e eucaliptos) pode evitar ou diminuir a alimentação suplementar.

CONTROLE DE INÇOS

O proprietário do Apiário Carlos Augusto Paes Decomain falou dos resultados do uso de sal comum no controle de inços dentro dos apiários – prática que evita o uso de herbicidas e pode ser usada produção orgânica. Também relatou que, em seus apiários, o uso desse produto reduziu o ataque de iraras e tatus diminuindo os prejuízos. Em seguida, Carlos apresentou sua casa de extração e envase de mel que está em construção e terá certificação sanitária para que seu produto possa ser comercializado fracionado. Falou da importância do trabalho da ATeG, realçando a importância das visitas mensais para conversar com o técnico de campo, planejar e gerenciar seu empreendimento, além de agradecer ao Sistema Faesc/Senar e ao Sindicato Rural pela oportunidade de participar desse trabalho.

PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS

A produção de própolis é trabalhada nos grupos de ATeG como o produto que sustenta a renda dos apicultores, considerando os baixos preços do mel obtido nos últimos anos. O trabalho realizado pelo produtor Felipe Veiss, de Mafra, foi aparentado pelo técnico da AteG.

O produtor realizou a colheita, pesagem e o controle por colmeia de seus apiários na produção da própolis desde o mês de agosto de 2023 até o mês de abril de 2024, apresentando os números da produção. É nítida a diferença entre colmeias na produção com números que variam de poucas gramas a mais de um quilo por colmeia, enfatizando a necessidade de se realizar a seleção das matrizes e a reprodução de rainhas com alta produtividade. Produtor de própolis, o presidente da Apinorte, Jeverson Pscheidt, apresentou sua experiência e enfatizou a necessidade da seleção e troca das abelhas rainhas para a obtenção de melhores produtividades nas colmeias.

ASSOCIATIVISMO

O presidente da Associação de Apicultores de Itaiópolis, Josmar Wohel, frisou a importância do associativismo apícola e convidou os apicultores a associarem-se à entidade, incentivando-os também a ingressarem como associados do Sindicato Rural. Durante a prática no apiário, apresentou uma ferramenta feita com fios de cobre usada para identificar o local adequado para a instalação das colmeias, demostrando o uso pela observação da direção e sentido dos condutores em campos de energia eletromagnética pela técnica da radiestesia.

A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, falou que as oficinas técnicas representam ferramentas de aproximação entre as entidades promotoras e os produtores rurais, agradecendo aos envolvidos e parabenizando os apicultores por sua organização e comprometimento com a atividade a qual presta um grande serviço à natureza, à sociedade e ao agronegócio brasileiro.

A supervisora técnica da AteG Taiane enfatizou a importância da participação dos produtores em eventos técnicos e agradeceu ao anfitrião pela oportunidade dessa oficina. Juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis fez a entrega de certificados a Carlos e ao técnico de campo Enio pela realização do evento e pelos mais de cinco anos de serviços prestados ao Senar/SC.

O presidente do sindicato Rural resgatou um breve histórico da ATeG em Itaiópolis ao mencionar que teve início em 2016 com a primeira turma com produtores de leite. “Hoje temos três turmas em andamento (Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Apicultura) e também atendemos produtores de gado de corte e ovinocultura. O Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural se orgulham em poder contribuir com a promoção do desenvolvimento rural”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a expressão da ATeG Apicultura, destacando que a orientação técnica sobre as melhores práticas de manejo apícola, desde a instalação dos apiários até a colheita e o beneficiamento dos produtos, tem sido essencial para o aumento na produtividade das colmeias e para manter e elevar a excelência do mel e outros produtos apícolas de Santa Catarina.

ATEG

Santa Catarina atende 11 cadeiras produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gimar Antônio Zanluchi.

Leia também

FAESC

|

18 de julho 2024

Último dia para emitir o CCIR O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão até quinta-feira, dia 18.

FAESC

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24 O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

SENAR

|

18 de julho 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso com o desenvolvimento da piscicultura e maricultura O Sistema Faesc/Senar foi apoiador e marcou presença na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A participação da entidade na feira, realizada na última semana (9 a 11 de julho), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da piscicultura e maricultura.

SENAR

|

18 de julho 2024

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.

FAESC

|

16 de julho 2024

FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista são destaques em evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC).

SENAR

|

16 de julho 2024

Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos apresenta balanço positivo das atividades O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos promoveu, recentemente, Assembleia Ordinária, reunindo associados para discutir as atividades e apresentar o exercício financeiro do ano de 2023. O evento representou uma oportunidade importante para a prestação de contas e o diálogo transparente com o setor produtivo.

FAESC

|

16 de julho 2024

Sindicato Rural de Canoinhas demonstra consolidação das atividades durante Seminário de Líderes A explanação ocorreu durante recente Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral Ordinária da entidade sindical, na sede da Assemca, no Bairro Alto das Palmeiras.

FAESC

|

12 de julho 2024

FAESC reforça aos produtores para que confiram nota técnica do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgada pela CNA A nota técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisa o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgado no dia 3 de julho de 2024, pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

SENAR

|

12 de julho 2024

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.