ACESSAR O MENU

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno
SENAR
17 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

O evento ocorreu recentemente na propriedade de Carlos Augusto Paes Decomain e foi coordenado pelo técnico de campo Enio Frederico Cesconeto. Participaram do evento 25 apicultores do grupo ATeG dos municípios de Itaiópolis e Mafra.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis Mauro Kazmierczak, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Caroline Plautz Pscheidt e a técnica de campo Cinthia Leão Figueira, que atende os apicultores pelo Sindicato Rural de São Bento do Sul (entidade abrange também os municípios de Corupá, Joinville, Campo Alegre e Rio Negrinho).

PRÁTICAS NO APIÁRIO

Durante a oficina foram realizadas práticas no apiário do produtor, iniciando com o monitoramento e determinação do percentual de varroas (ácaro que pode atacar apiários e causar a mortalidade das abelhas). Foi feita aplicação sobre as abelhas de um preparado de suco de limão e fumaças com folhas de eucaliptos e com ervas aromáticas como formas de repelir e estimular o comportamento de grooming (capacidade de detectar e retirar ectoparasitas em si próprias ou em outras abelhas), visando a redução do ácaro varroa destructor.

Foram apresentadas, ainda, as formas de fazer o termo de regulação das colmeias, além da abordagem sobre alimentação com demonstração das formulações e o modo de preparo das pastas energética e proteicas que devem ser fornecidas nos períodos de escassez de alimentos para as abelhas.

O técnico de campo da ATeG, Enio Frederico Cesconeto, destacou que os suplementos alimentares para abelhas (Apis mellífera) são importantes, mas que os melhores alimentos são os oriundos das flores e das plantas, o néctar, o pólen e os exsudatos vegetais. “A reserva de quatro a seis kg de mel e pólen nos favos evita a morte da colônia e, na falta, fornecemos a alimentação suplementar”.

ALIMENTAÇÃO

De acordo com o técnico, a energética é usada para manutenção e a proteica para estimular o crescimento da colônia. Mel, xaropes concentrados, açúcar e pastas servem para manutenção das abelhas. Mel diluído em água, xaropes pouco concentrados, pólen, e pastas proteicas são usadas para estimular as colônias. Ao iniciar alimentação, essa deve ser mantida até que ocorram floradas e boas condições climáticas e alimentadores individuais tornam mais eficazes a alimentação das colônias. Lembrando que o plantio de espécies que floresçam durante os períodos de escassez (girassol, nabo forrageiro, canola, trevos, bracatingas e eucaliptos) pode evitar ou diminuir a alimentação suplementar.

CONTROLE DE INÇOS

O proprietário do Apiário Carlos Augusto Paes Decomain falou dos resultados do uso de sal comum no controle de inços dentro dos apiários – prática que evita o uso de herbicidas e pode ser usada produção orgânica. Também relatou que, em seus apiários, o uso desse produto reduziu o ataque de iraras e tatus diminuindo os prejuízos. Em seguida, Carlos apresentou sua casa de extração e envase de mel que está em construção e terá certificação sanitária para que seu produto possa ser comercializado fracionado. Falou da importância do trabalho da ATeG, realçando a importância das visitas mensais para conversar com o técnico de campo, planejar e gerenciar seu empreendimento, além de agradecer ao Sistema Faesc/Senar e ao Sindicato Rural pela oportunidade de participar desse trabalho.

PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS

A produção de própolis é trabalhada nos grupos de ATeG como o produto que sustenta a renda dos apicultores, considerando os baixos preços do mel obtido nos últimos anos. O trabalho realizado pelo produtor Felipe Veiss, de Mafra, foi aparentado pelo técnico da AteG.

O produtor realizou a colheita, pesagem e o controle por colmeia de seus apiários na produção da própolis desde o mês de agosto de 2023 até o mês de abril de 2024, apresentando os números da produção. É nítida a diferença entre colmeias na produção com números que variam de poucas gramas a mais de um quilo por colmeia, enfatizando a necessidade de se realizar a seleção das matrizes e a reprodução de rainhas com alta produtividade. Produtor de própolis, o presidente da Apinorte, Jeverson Pscheidt, apresentou sua experiência e enfatizou a necessidade da seleção e troca das abelhas rainhas para a obtenção de melhores produtividades nas colmeias.

ASSOCIATIVISMO

O presidente da Associação de Apicultores de Itaiópolis, Josmar Wohel, frisou a importância do associativismo apícola e convidou os apicultores a associarem-se à entidade, incentivando-os também a ingressarem como associados do Sindicato Rural. Durante a prática no apiário, apresentou uma ferramenta feita com fios de cobre usada para identificar o local adequado para a instalação das colmeias, demostrando o uso pela observação da direção e sentido dos condutores em campos de energia eletromagnética pela técnica da radiestesia.

A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, falou que as oficinas técnicas representam ferramentas de aproximação entre as entidades promotoras e os produtores rurais, agradecendo aos envolvidos e parabenizando os apicultores por sua organização e comprometimento com a atividade a qual presta um grande serviço à natureza, à sociedade e ao agronegócio brasileiro.

A supervisora técnica da AteG Taiane enfatizou a importância da participação dos produtores em eventos técnicos e agradeceu ao anfitrião pela oportunidade dessa oficina. Juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis fez a entrega de certificados a Carlos e ao técnico de campo Enio pela realização do evento e pelos mais de cinco anos de serviços prestados ao Senar/SC.

O presidente do sindicato Rural resgatou um breve histórico da ATeG em Itaiópolis ao mencionar que teve início em 2016 com a primeira turma com produtores de leite. “Hoje temos três turmas em andamento (Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Apicultura) e também atendemos produtores de gado de corte e ovinocultura. O Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural se orgulham em poder contribuir com a promoção do desenvolvimento rural”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a expressão da ATeG Apicultura, destacando que a orientação técnica sobre as melhores práticas de manejo apícola, desde a instalação dos apiários até a colheita e o beneficiamento dos produtos, tem sido essencial para o aumento na produtividade das colmeias e para manter e elevar a excelência do mel e outros produtos apícolas de Santa Catarina.

ATEG

Santa Catarina atende 11 cadeiras produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gimar Antônio Zanluchi.

Leia também

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.

FAESC

|

9 de julho 2025

FAESC e CNA promovem capacitação sobre Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão nesta quinta-feira, dia 10 de julho, das 9h às 10h, a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

7 de julho 2025

Sindicato Rural de Turvo destaca resultados das ações durante Seminário de Líderes Rurais Com a presença de aproximadamente 80 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais, diretores e equipe técnica, o Sindicato Rural de Turvo promoveu, no dia 26 de junho, o Seminário e a Assembleia de Líderes Rurais.

FAESC

|

2 de julho 2025

Setor produtivo catarinense participa de palestra sobre os desafios e oportunidades do agronegócio no cenário global Evento virtual foi realizado na última semana pela CNA com o apoio do Sistema Faesc/Senar

FAESC

|

30 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do alho em Curitibanos Curitibanos (SC) sediou, na última quarta-feira (25), mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro, iniciativa do Sistema CNA/Senar, com o objetivo de levantar dados técnicos e econômicos sobre a produção de alho na região.

FAESC

|

30 de junho 2025

Conseleite divulga valores de referência da matéria-prima do leite de maio e projeção para junho A diretoria do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite) esteve reunida, na sexta-feira (27), em encontro on-line para discutir os desafios e perspectivas do setor.

SENAR

|

30 de junho 2025

Antônio Carlos celebra desenvolvimento do turismo rural com apoio do Sistema FAESC/SENAR O município de Antônio Carlos encerrou, no dia 17 de junho, a 7ª turma do Curso de Turismo Rural, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São José e a Prefeitura Municipal.