ACESSAR O MENU

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno
SENAR
17 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

O evento ocorreu recentemente na propriedade de Carlos Augusto Paes Decomain e foi coordenado pelo técnico de campo Enio Frederico Cesconeto. Participaram do evento 25 apicultores do grupo ATeG dos municípios de Itaiópolis e Mafra.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis Mauro Kazmierczak, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Caroline Plautz Pscheidt e a técnica de campo Cinthia Leão Figueira, que atende os apicultores pelo Sindicato Rural de São Bento do Sul (entidade abrange também os municípios de Corupá, Joinville, Campo Alegre e Rio Negrinho).

PRÁTICAS NO APIÁRIO

Durante a oficina foram realizadas práticas no apiário do produtor, iniciando com o monitoramento e determinação do percentual de varroas (ácaro que pode atacar apiários e causar a mortalidade das abelhas). Foi feita aplicação sobre as abelhas de um preparado de suco de limão e fumaças com folhas de eucaliptos e com ervas aromáticas como formas de repelir e estimular o comportamento de grooming (capacidade de detectar e retirar ectoparasitas em si próprias ou em outras abelhas), visando a redução do ácaro varroa destructor.

Foram apresentadas, ainda, as formas de fazer o termo de regulação das colmeias, além da abordagem sobre alimentação com demonstração das formulações e o modo de preparo das pastas energética e proteicas que devem ser fornecidas nos períodos de escassez de alimentos para as abelhas.

O técnico de campo da ATeG, Enio Frederico Cesconeto, destacou que os suplementos alimentares para abelhas (Apis mellífera) são importantes, mas que os melhores alimentos são os oriundos das flores e das plantas, o néctar, o pólen e os exsudatos vegetais. “A reserva de quatro a seis kg de mel e pólen nos favos evita a morte da colônia e, na falta, fornecemos a alimentação suplementar”.

ALIMENTAÇÃO

De acordo com o técnico, a energética é usada para manutenção e a proteica para estimular o crescimento da colônia. Mel, xaropes concentrados, açúcar e pastas servem para manutenção das abelhas. Mel diluído em água, xaropes pouco concentrados, pólen, e pastas proteicas são usadas para estimular as colônias. Ao iniciar alimentação, essa deve ser mantida até que ocorram floradas e boas condições climáticas e alimentadores individuais tornam mais eficazes a alimentação das colônias. Lembrando que o plantio de espécies que floresçam durante os períodos de escassez (girassol, nabo forrageiro, canola, trevos, bracatingas e eucaliptos) pode evitar ou diminuir a alimentação suplementar.

CONTROLE DE INÇOS

O proprietário do Apiário Carlos Augusto Paes Decomain falou dos resultados do uso de sal comum no controle de inços dentro dos apiários – prática que evita o uso de herbicidas e pode ser usada produção orgânica. Também relatou que, em seus apiários, o uso desse produto reduziu o ataque de iraras e tatus diminuindo os prejuízos. Em seguida, Carlos apresentou sua casa de extração e envase de mel que está em construção e terá certificação sanitária para que seu produto possa ser comercializado fracionado. Falou da importância do trabalho da ATeG, realçando a importância das visitas mensais para conversar com o técnico de campo, planejar e gerenciar seu empreendimento, além de agradecer ao Sistema Faesc/Senar e ao Sindicato Rural pela oportunidade de participar desse trabalho.

PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS

A produção de própolis é trabalhada nos grupos de ATeG como o produto que sustenta a renda dos apicultores, considerando os baixos preços do mel obtido nos últimos anos. O trabalho realizado pelo produtor Felipe Veiss, de Mafra, foi aparentado pelo técnico da AteG.

O produtor realizou a colheita, pesagem e o controle por colmeia de seus apiários na produção da própolis desde o mês de agosto de 2023 até o mês de abril de 2024, apresentando os números da produção. É nítida a diferença entre colmeias na produção com números que variam de poucas gramas a mais de um quilo por colmeia, enfatizando a necessidade de se realizar a seleção das matrizes e a reprodução de rainhas com alta produtividade. Produtor de própolis, o presidente da Apinorte, Jeverson Pscheidt, apresentou sua experiência e enfatizou a necessidade da seleção e troca das abelhas rainhas para a obtenção de melhores produtividades nas colmeias.

ASSOCIATIVISMO

O presidente da Associação de Apicultores de Itaiópolis, Josmar Wohel, frisou a importância do associativismo apícola e convidou os apicultores a associarem-se à entidade, incentivando-os também a ingressarem como associados do Sindicato Rural. Durante a prática no apiário, apresentou uma ferramenta feita com fios de cobre usada para identificar o local adequado para a instalação das colmeias, demostrando o uso pela observação da direção e sentido dos condutores em campos de energia eletromagnética pela técnica da radiestesia.

A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, falou que as oficinas técnicas representam ferramentas de aproximação entre as entidades promotoras e os produtores rurais, agradecendo aos envolvidos e parabenizando os apicultores por sua organização e comprometimento com a atividade a qual presta um grande serviço à natureza, à sociedade e ao agronegócio brasileiro.

A supervisora técnica da AteG Taiane enfatizou a importância da participação dos produtores em eventos técnicos e agradeceu ao anfitrião pela oportunidade dessa oficina. Juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis fez a entrega de certificados a Carlos e ao técnico de campo Enio pela realização do evento e pelos mais de cinco anos de serviços prestados ao Senar/SC.

O presidente do sindicato Rural resgatou um breve histórico da ATeG em Itaiópolis ao mencionar que teve início em 2016 com a primeira turma com produtores de leite. “Hoje temos três turmas em andamento (Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Apicultura) e também atendemos produtores de gado de corte e ovinocultura. O Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural se orgulham em poder contribuir com a promoção do desenvolvimento rural”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a expressão da ATeG Apicultura, destacando que a orientação técnica sobre as melhores práticas de manejo apícola, desde a instalação dos apiários até a colheita e o beneficiamento dos produtos, tem sido essencial para o aumento na produtividade das colmeias e para manter e elevar a excelência do mel e outros produtos apícolas de Santa Catarina.

ATEG

Santa Catarina atende 11 cadeiras produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gimar Antônio Zanluchi.

Leia também

FAESC

|

17 de setembro 2025

Iniciativas inovadoras de liderança são destaques no 3º Encontro Estadual do CNA Jovem em SC A apresentação de iniciativas inovadoras de liderança em diferentes segmentos do agronegócio marcou o 3º Encontro Estadual da 6ª edição do Programa CNA Jovem, realizado no último fim de semana (13 e 14/09), em Florianópolis. Promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais, o evento encerrou uma jornada de desafios voltados à implementação de tecnologias, à inovação e ao fortalecimento da liderança jovem no setor.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Dia de Campo em Pinhalzinho destaca importância de investir em forragens de inverno Um Dia de Campo sobre “Pastagens de Inverno” reuniu inúmeros produtores rurais, no Parque do Itaipu Rural Show, neste mês, em Pinhalzinho.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Oficina Técnica destaca estratégias para fortalecer a bovinocultura de corte em Rancho Queimado O município de Rancho Queimado sediou recentemente uma Oficina Técnica sobre Implantação e manejo de pastagens perenes e anuais de inverno, promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Visita Técnica do Programa Novos Caminhos no Sítio Balbinot promove conhecimento e troca de experiências Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Novos Caminhos participaram de uma enriquecedora visita técnica ao Sítio Balbinot, em Guaraciaba.

SENAR

|

16 de setembro 2025

FAESC

|

15 de setembro 2025

Produtor, a UDESC quer sua opinião para fortalecer o futuro da pecuária catarinense A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está executando o projeto “Análise e estruturação da produção de bovinos inclusos no programa Novilho Precoce de Santa Catarina”, desenvolvido no âmbito do Programa Agroinovação SC II – EDITAL FAPESC Nº 30/2022.

SENAR

|

15 de setembro 2025

Santa Catarina preparada para a formação técnica do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Uma comitiva formada por representantes do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos e dos polos dos cursos técnicos da Rede e-Tec em Santa Catarina participou, nos dias 10 e 11 de setembro, do Workshop de Formação Técnica Senar 2025, realizado em São Paulo.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove palestra sobre Reforma Tributária no Agro O Sistema Faesc/Senar promoverá no dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Divulgado o 5º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina Os eventos agropecuários em Santa Catarina estão em plena expansão e consolidam o Estado como referência em genética, manejo, sanidade e qualidade avançada na pecuária.

SENAR

|

12 de setembro 2025

Dia de Campo aborda cultivares de inverno para a pecuária em Treze Tílias Um Dia de Campo dedicado aos cultivares de inverno reuniu, recentemente, produtores rurais do Meio-Oeste, em Treze Tílias, para conhecer diversas opções de aveias, trigos, azevéns, além de misturas de cobertura com plantas e serviços.

SENAR

|

11 de setembro 2025

Oficina Técnica fortalece cadeia produtiva da apicultura em São Lourenço do Oeste A propriedade de Fernanda Reck e família, na Linha São Paulinho, em São Lourenço do Oeste (SC), sediou recentemente uma Oficina Técnica na área de Apicultura.

FAESC

|

10 de setembro 2025

Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte fortalece integração sindical A Fazenda Brasil Florestal, em Itaiópolis, sediou o Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte, que reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais da região, além de outras lideranças, técnicos e parceiros.