ACESSAR O MENU

Oficina Técnica aborda “Implantação e manejo de pastagem perene de verão” no Sul de SC

Oficina Técnica aborda “Implantação e manejo de pastagem perene de verão” no Sul de SC
SENAR
07 de Maio de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

“Implantação e manejo de pastagem perene de verão” foi o foco da Oficina Técnica promovida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Imaruí, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pecuário e Pesqueiro e a Epagri. A iniciativa fez parte da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte.

O evento, realizado na propriedade de Jailson de Souza na Comunidade Cangueri de Fora (Imaruí), reuniu cerca de 60 participantes. As atividades foram conduzidas pelo técnico de campo da ATeG, Alisson Cascaes Mendes.

De acordo com o supervisor técnico da ATeG Senar/SC, Pablo Henrique Ambrosio, o objetivo foi capacitar os produtores rurais sobre as melhores práticas para a implantação de pastagens, o que é crucial para garantir a sustentabilidade e produtividade no setor. Os especialistas compartilharam conhecimentos sobre técnicas de manejo que visam otimizar a qualidade forrageira, melhorar a eficiência na utilização dos recursos naturais e aumentar a rentabilidade das propriedades.

Durante a oficina, os participantes puderam vivenciar na prática as etapas do processo, desde a escolha das espécies forrageiras adequadas até as estratégias de manejo que garantem a longevidade das pastagens. O intercâmbio de experiências entre os produtores foi um dos pontos altos da saída de campo, criando um ambiente colaborativo para que todos pudessem aprender uns com os outros.

ASSUNTOS EM DESTAQUE

Entre os assuntos em destaque estiveram o manejo de implantação do capim tangola, o custo de implantação e manejo de condução; a análise bromatológica; o ajuste de dieta de acordo com a pretensão de ganho e também conforme a qualidade da pastagem.

O evento oportunizou, ainda, comparar a qualidade de outras tangolas com diferentes solos e manejos; bem como de diferentes espécies forrageiras; diferentes níveis de suplementação de acordo com os níveis nutricionais de cada pastagem e de cada condução de pastejo; além de avaliação de vigor de rebrota conforme a altura e pressão de pastejo.

PARCERIA ESTRATÉGICA

A supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, ressaltou que a parceria entre as instituições reforça a importância da colaboração entre diferentes setores para o desenvolvimento rural. De acordo com ela, essa união permite não apenas a troca de conhecimento, mas também o fortalecimento da rede de apoio aos produtores rurais locais.

O produtor e presidente do Sindicato Rural de Imaruí, Ariosvaldo Alves, também realçou a importância dessa cooperação para o sucesso da iniciativa. Ele afirmou que a atuação conjunta potencializa os resultados e garante que as demandas dos produtores sejam atendidas de forma eficiente, o que contribui para o crescimento da pecuária de corte.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Os participantes da Oficina Técnica avaliaram de forma positiva as atividades. “Eventos como esse são fundamentais para nós, produtores. Aprender sobre novas técnicas e trocar experiências ajuda a melhorar nosso trabalho e garantir um futuro mais sustentável para nossas propriedades”, frisou um dos produtores presentes.

PRÓXIMOS PASSOS

A ação marcou o início de uma série de atividades planejadas para promover o desenvolvimento sustentável no campo. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pecuário e Pesqueiro continuará trabalhando em parceria com as instituições envolvidas para oferecer capacitações e suporte aos produtores.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou que desde 2016, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), implementada com a parceria dos Sindicatos Rurais, já beneficiou inúmeros produtores. “Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz e melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda”.

Foto 01 - O evento, realizado na propriedade de Jailson de Souza na Comunidade Cangueri de Fora (Imaruí), reuniu cerca de 60 participantes. (Foto Divulgação)

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

13 de agosto 2026

Ação já percorreu o equivalente a 8,4 voltas no planeta para manter o campo limpo Em atividade desde o ano 2000, Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos já rodou aproximadamente 338 mil quilômetros, distância equivalente a 8,4 voltas ao planeta.

SENAR

|

12 de agosto 2026

Programa Saúde do Homem Rural reúne cerca de 170 participantes em São Martinho Iniciativa do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural local promoveu exames preventivos, palestras e atividades voltadas à saúde e à qualidade de vida no campo

FAESC

|

12 de agosto 2026

FAESC reforça importância de antecipar a Declaração do ITR A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2026.

SENAR

|

6 de agosto 2026

ATeG Pecuária de Corte encerra turma com avanços em produtividade e gestão rural Encontro promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba apresentou resultados técnicos e econômicos alcançados pelas propriedades atendidas

SENAR

|

4 de agosto 2026

Programa Saúde do Homem amplia acesso a consultas, exames e vacinação em Imbituba Ação promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Imaruí reuniu produtores, familiares e lideranças em uma programação dedicada à prevenção e à qualidade de vida

SENAR

|

3 de agosto 2026

Evento técnico reúne produtores para discutir manejo de pastagens de inverno em Braço do Norte Capacitação reuniu 70 participantes e abordou cultivares de aveia e azevém, adubação, correção do solo e manejo dos piquetes

SENAR

|

3 de agosto 2026

Oficina técnica orienta produtores sobre manejo do maracujá em Urussanga Evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar abordou produção de mudas, pré-plantio e estratégias para reduzir problemas na próxima safra

FAESC

|

30 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR e INSS concluem 2º treinamento para profissionais de Sindicatos Rurais de SC Encontro reuniu representantes das regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste para atualização sobre legislação previdenciária e benefícios rurais

SENAR

|

29 de julho 2026

Evento do Programa Saúde do Homem e da Mulher reúne 350 pessoas em Anitápolis O acesso às ações de prevenção e diagnóstico precoce mobilizaram inúmeras famílias rurais em Anitápolis. O Programa Saúde do Homem e Saúde da Mulher, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Tubarão, reuniu cerca de 350 participantes em uma programação que contou com exames preventivos, palestras e orientações sobre saúde, segurança e qualidade de vida.

SENAR

|

27 de julho 2026

Dia de Campo fortalece apicultura e orienta produtores sobre formação de pasto apícola Atividade promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, com o apoio do Sindicato Rural de Galvão, contou com orientações técnicas e demonstrações práticas

SENAR

|

27 de julho 2026

Manejo sanitário é tema de Oficina Técnica da ATeG no Oeste catarinense Um grupo de produtores rurais participou de uma oficina técnica sobre manejo sanitário de caprinos, realizada na propriedade de Silvio Bortoletti, na Linha Pelotas, interior de Arabutã, no Oeste catarinense. A atividade integrou as ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Concórdia. Este foi o primeiro evento da ATeG na área de caprinocultura na região.