ACESSAR O MENU

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva
SENAR
12 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Manejo e criação de bezerras foi o foco da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promovida, recentemente, em Papanduva, pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com a parceria do Sindicato Rural do município e região. O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Papanduva Miguel Ianoski, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Plautz Pscheidt, o técnico de campo Edivaldo Dognani e o técnico de campo Sebastião Azevedo Neto, que atua na ATeG por meio do Sindicato Rural de Campo Alegre.

De acordo com Carine, a propriedade representa a força da sucessão familiar na bovinocultura de leite. “Os avós dedicaram-se à criação de gado leiteiro e construíram a fazenda com trabalho e dedicação. O filho deu sequência nos negócios e hoje o neto segue os passos da família, impulsionando a atividade com tecnologias e práticas sustentáveis. A propriedade segue as normas do setor, garantindo o bem-estar animal e a qualidade do leite. A estrutura possui ambiente ideal para o desenvolvimento das bezerras e bezerros, desde a nutrição com silagem de alta qualidade até a ordenha automatizada. Essas inovações otimizam a produção e garantem um produto de qualidade e retorno financeiro”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância das Oficinas Técnicas para aperfeiçoar o conhecimento com a troca de experiências e as atividades práticas. “Esses eventos são essenciais para a difusão de boas práticas que impactam positivamente a produtividade e a sustentabilidade da pecuária leiteira”.

SOBRE A OFICINA TÉCNICA

Taiane explicou que foram trabalhados temas como a programação fetal, ou seja, a concepção da futura bezerra no útero de sua mãe para que desafios passados pela mãe não bloqueiem na bezerra certas características produtivas no seu DNA, além dos cuidados no período pré-parto e parto tanto da mãe (ferimentos, lacerações e comportamento) como com a bezerra com alguns cuidados relacionados à limpeza das vias respiratórias, cura de umbigo, a importância da primeira mamada entre as primeiras duas e seis horas de vida e a quantidade de ingestão de acordo com o peso ao nascer.

Os produtores também conheceram um refratômetro – equipamento que mede o grau Brix para avaliar a qualidade do colostro e a importância dessa avaliação para ajudar a garantir a passagem de imunoglobulinas IgG e IgM via colostro – modelo de calendário sanitário até um ano, principais doenças que acometem as bezerras nas fases iniciais, taxas de mortalidade do primeiro ano, GMD (cálculo do peso do animal) esperado conforme idade e raça, modelo de bezerreiros, demanda nutricional de cada fase, modelos de dieta para cada faixa-etária, descorna cirúrgica, amputação de tetos extras, a importância de respeitar a idade e o peso para formação dos lotes, ambiência e conforto animal. “Ter atenção especial com esses animais é investimento, pois a bezerra de hoje será a vaca de amanhã”, destacou Taiane.

ATEG PECUÁRIA DE LEITE

A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 visando oferecer ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. “O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras por meio da assistência aos produtores e da adoção de boas práticas de manejo”, explicou o presidente Pedrozo.


Leia também

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Anita Garibaldi Anita Garibaldi, na serra catarinense, sediou neste mês uma ação do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa, foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural do Município e Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 300 participantes em Lebon Régis O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lebon Régis promoveram com o apoio da Prefeitura Municipal, uma importante ação de promoção à saúde: o Programa Especial Saúde do Homem Rural

SENAR

|

24 de novembro 2025

Ação do Programa Saúde do Homem Rural incentiva a prevenção e diagnóstico precoce em Macieira Promover o cuidado com a saúde da população masculina do campo foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado neste mês em Macieira, no Meio Oeste catarinense.

FAESC

|

24 de novembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Mafra destaca a importância do Sistema Sindical Rural O Sindicato Rural de Mafra promoveu, no dia 19 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e Resultados Anuais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro, realizado no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais e lideranças para discutir os desafios e as oportunidades do setor.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores de Caçador destaca inovações durante Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, evento que também marcou o encerramento da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Olericultura.

SENAR

|

19 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Passo de Torres Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.

FAESC

|

17 de novembro 2025

Associação de Apicultores de Palmitos comemora conquista do Selo de Inspeção Municipal A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

FAESC

|

14 de novembro 2025

2º Simpósio de Logística: Carta Aberta O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.

FAESC

|

12 de novembro 2025

Tribunal de Justiça de Santa Catarina promoverá entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural em Xaxim Uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina brilha com apoio das Entidades sindicais Faesc e Fetaesc no Meio Oeste

FAESC

|

12 de novembro 2025

FAESC é homenageada pela parceria ao longo dos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi uma das entidades homenageadas pela parceria de 50 anos com a Embrapa Suínos e Aves, sediada em Concórdia, em prol do fortalecimento da agricultura em Santa Catarina.