ACESSAR O MENU

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva
SENAR
12 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Manejo e criação de bezerras foi o foco da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promovida, recentemente, em Papanduva, pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com a parceria do Sindicato Rural do município e região. O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Papanduva Miguel Ianoski, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Plautz Pscheidt, o técnico de campo Edivaldo Dognani e o técnico de campo Sebastião Azevedo Neto, que atua na ATeG por meio do Sindicato Rural de Campo Alegre.

De acordo com Carine, a propriedade representa a força da sucessão familiar na bovinocultura de leite. “Os avós dedicaram-se à criação de gado leiteiro e construíram a fazenda com trabalho e dedicação. O filho deu sequência nos negócios e hoje o neto segue os passos da família, impulsionando a atividade com tecnologias e práticas sustentáveis. A propriedade segue as normas do setor, garantindo o bem-estar animal e a qualidade do leite. A estrutura possui ambiente ideal para o desenvolvimento das bezerras e bezerros, desde a nutrição com silagem de alta qualidade até a ordenha automatizada. Essas inovações otimizam a produção e garantem um produto de qualidade e retorno financeiro”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância das Oficinas Técnicas para aperfeiçoar o conhecimento com a troca de experiências e as atividades práticas. “Esses eventos são essenciais para a difusão de boas práticas que impactam positivamente a produtividade e a sustentabilidade da pecuária leiteira”.

SOBRE A OFICINA TÉCNICA

Taiane explicou que foram trabalhados temas como a programação fetal, ou seja, a concepção da futura bezerra no útero de sua mãe para que desafios passados pela mãe não bloqueiem na bezerra certas características produtivas no seu DNA, além dos cuidados no período pré-parto e parto tanto da mãe (ferimentos, lacerações e comportamento) como com a bezerra com alguns cuidados relacionados à limpeza das vias respiratórias, cura de umbigo, a importância da primeira mamada entre as primeiras duas e seis horas de vida e a quantidade de ingestão de acordo com o peso ao nascer.

Os produtores também conheceram um refratômetro – equipamento que mede o grau Brix para avaliar a qualidade do colostro e a importância dessa avaliação para ajudar a garantir a passagem de imunoglobulinas IgG e IgM via colostro – modelo de calendário sanitário até um ano, principais doenças que acometem as bezerras nas fases iniciais, taxas de mortalidade do primeiro ano, GMD (cálculo do peso do animal) esperado conforme idade e raça, modelo de bezerreiros, demanda nutricional de cada fase, modelos de dieta para cada faixa-etária, descorna cirúrgica, amputação de tetos extras, a importância de respeitar a idade e o peso para formação dos lotes, ambiência e conforto animal. “Ter atenção especial com esses animais é investimento, pois a bezerra de hoje será a vaca de amanhã”, destacou Taiane.

ATEG PECUÁRIA DE LEITE

A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 visando oferecer ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. “O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras por meio da assistência aos produtores e da adoção de boas práticas de manejo”, explicou o presidente Pedrozo.


Leia também

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC reforça importância do debate estratégico sobre o agro, durante Fórum Momento Agro em Chapecó O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, participou na manhã desta quarta-feira (18) do Fórum Momento Agro – do campo ao mercado, com inovação e sustentabilidade, realizado nesta quarta-feira (18), no Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó.

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC celebra 78 anos e investe na modernização de sua estrutura A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) atua de forma intensa para impulsionar o desenvolvimento e construir um futuro promissor para o campo catarinense.

FAESC

|

27 de março 2026

Terceiro resultado parcial de leilões aponta alta nos preços de terneiros em SC O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou, nesta semana, o terceiro resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026.

SENAR

|

26 de março 2026

Programa Saúde no Campo é apresentado a municípios do Sul catarinense Com a presença de representantes dos municípios de Nova Veneza, Morro da Fumaça, Treviso e Siderópolis, foi realizada uma reunião para a apresentação do Programa Saúde no Campo.

FAESC

|

25 de março 2026

CCJ aprova projeto relatado por Carol De Toni que incentiva uso de máquinas elétricas no campo Proposta cria política nacional para modernização do agro, com mais eficiência, inovação e redução de custos para o produtor

SENAR

|

25 de março 2026

Sistema Faesc/Senar/SC programa mais de 500 treinamentos para abril em todas as regiões do Estado O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), programou 515 treinamentos para o mês de abril em todas as regiões do Estado.

SENAR

|

17 de março 2026

Sistema FAESC/SENAR e CEASA/SC orientam produtores sobre emissão de notas fiscais e impactos da Reforma Tributária Uma ação conjunta promovida pela diretoria técnica da Ceasa/SC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), levou orientação direta aos produtores rurais que comercializam seus produtos na Central de Abastecimento de São José.

SENAR

|

17 de março 2026

PROGRAMA SAÚDE NO CAMPO: CUIDAR DE QUEM VIVE NO MEIO RURAL É CUIDAR DO FUTURO Após resultados positivos do projeto-piloto no Meio Oeste em 2025, o Programa Saúde no Campo agora avança por todo o Estado, levando mais saúde, qualidade de vida e atenção às famílias do meio rural.

FAESC

|

17 de março 2026

ATENÇÃO PRODUTOR Fique atento aos procedimentos para a apresentação da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta para as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2026, ano-calendário 2025.

SENAR

|

17 de março 2026

Sistema Faesc/Senar reúne supervisores para capacitação e alinhamento de ações da ATeG Fortalecer a gestão das atividades, alinhar procedimentos e planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Com este objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc)...

FAESC

|

16 de março 2026

CNA e FAESC querem redução de impostos sobre o Diesel em SC para aliviar crise no campo A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias de suprimento de petróleo provocando forte alta de preços dos seus derivados, situação que também afeta a agricultura brasileira.