ACESSAR O MENU

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva
SENAR
12 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Manejo e criação de bezerras foi o foco da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promovida, recentemente, em Papanduva, pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com a parceria do Sindicato Rural do município e região. O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Papanduva Miguel Ianoski, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Plautz Pscheidt, o técnico de campo Edivaldo Dognani e o técnico de campo Sebastião Azevedo Neto, que atua na ATeG por meio do Sindicato Rural de Campo Alegre.

De acordo com Carine, a propriedade representa a força da sucessão familiar na bovinocultura de leite. “Os avós dedicaram-se à criação de gado leiteiro e construíram a fazenda com trabalho e dedicação. O filho deu sequência nos negócios e hoje o neto segue os passos da família, impulsionando a atividade com tecnologias e práticas sustentáveis. A propriedade segue as normas do setor, garantindo o bem-estar animal e a qualidade do leite. A estrutura possui ambiente ideal para o desenvolvimento das bezerras e bezerros, desde a nutrição com silagem de alta qualidade até a ordenha automatizada. Essas inovações otimizam a produção e garantem um produto de qualidade e retorno financeiro”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância das Oficinas Técnicas para aperfeiçoar o conhecimento com a troca de experiências e as atividades práticas. “Esses eventos são essenciais para a difusão de boas práticas que impactam positivamente a produtividade e a sustentabilidade da pecuária leiteira”.

SOBRE A OFICINA TÉCNICA

Taiane explicou que foram trabalhados temas como a programação fetal, ou seja, a concepção da futura bezerra no útero de sua mãe para que desafios passados pela mãe não bloqueiem na bezerra certas características produtivas no seu DNA, além dos cuidados no período pré-parto e parto tanto da mãe (ferimentos, lacerações e comportamento) como com a bezerra com alguns cuidados relacionados à limpeza das vias respiratórias, cura de umbigo, a importância da primeira mamada entre as primeiras duas e seis horas de vida e a quantidade de ingestão de acordo com o peso ao nascer.

Os produtores também conheceram um refratômetro – equipamento que mede o grau Brix para avaliar a qualidade do colostro e a importância dessa avaliação para ajudar a garantir a passagem de imunoglobulinas IgG e IgM via colostro – modelo de calendário sanitário até um ano, principais doenças que acometem as bezerras nas fases iniciais, taxas de mortalidade do primeiro ano, GMD (cálculo do peso do animal) esperado conforme idade e raça, modelo de bezerreiros, demanda nutricional de cada fase, modelos de dieta para cada faixa-etária, descorna cirúrgica, amputação de tetos extras, a importância de respeitar a idade e o peso para formação dos lotes, ambiência e conforto animal. “Ter atenção especial com esses animais é investimento, pois a bezerra de hoje será a vaca de amanhã”, destacou Taiane.

ATEG PECUÁRIA DE LEITE

A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 visando oferecer ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. “O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras por meio da assistência aos produtores e da adoção de boas práticas de manejo”, explicou o presidente Pedrozo.


Leia também

SENAR

|

11 de março 2026

Sistema FAESC/SENAR fortalece relação com produtores e parceiros do agro na EXPO FEMI 2026 A EXPO FEMI 2026, realizada recentemente em Xanxerê, contou com a presença do Sistema Faesc/Senar, que aproveitou o evento para fortalecer o relacionamento com produtores rurais, lideranças do setor e parceiros institucionais.

SENAR

|

11 de março 2026

SAÚDE NO CAMPO Treinamento prepara técnicos de saúde para atender famílias rurais no Oeste e Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos promove, de 10 a 12 de março, em Chapecó, uma capacitação voltada a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuarão no Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

10 de março 2026

Curso Técnico em Zootecnia inicia nova turma em Seara e fortalece a formação para o agronegócio O Polo de Seara promoveu, no último sábado (7), a aula inaugural do Curso Técnico em Zootecnia, formação gratuita voltada à qualificação de profissionais para atuar com eficiência, inovação e sustentabilidade na produção rural.

FAESC

|

6 de março 2026

Talento, dedicação e competências que movem o agro O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um momento para reconhecer a força, a dedicação e o protagonismo feminino em todos os setores da sociedade.

SENAR

|

6 de março 2026

Treinamentos fortalecem expansão do Programa Saúde no Campo em Santa Catarina Após a capacitação realizada em Florianópolis no fim de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu novos treinamentos com supervisores e técnicos do Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.