ACESSAR O MENU

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva
SENAR
12 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Manejo e criação de bezerras foi o foco da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promovida, recentemente, em Papanduva, pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com a parceria do Sindicato Rural do município e região. O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Papanduva Miguel Ianoski, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG Taiane Plautz Pscheidt, o técnico de campo Edivaldo Dognani e o técnico de campo Sebastião Azevedo Neto, que atua na ATeG por meio do Sindicato Rural de Campo Alegre.

De acordo com Carine, a propriedade representa a força da sucessão familiar na bovinocultura de leite. “Os avós dedicaram-se à criação de gado leiteiro e construíram a fazenda com trabalho e dedicação. O filho deu sequência nos negócios e hoje o neto segue os passos da família, impulsionando a atividade com tecnologias e práticas sustentáveis. A propriedade segue as normas do setor, garantindo o bem-estar animal e a qualidade do leite. A estrutura possui ambiente ideal para o desenvolvimento das bezerras e bezerros, desde a nutrição com silagem de alta qualidade até a ordenha automatizada. Essas inovações otimizam a produção e garantem um produto de qualidade e retorno financeiro”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância das Oficinas Técnicas para aperfeiçoar o conhecimento com a troca de experiências e as atividades práticas. “Esses eventos são essenciais para a difusão de boas práticas que impactam positivamente a produtividade e a sustentabilidade da pecuária leiteira”.

SOBRE A OFICINA TÉCNICA

Taiane explicou que foram trabalhados temas como a programação fetal, ou seja, a concepção da futura bezerra no útero de sua mãe para que desafios passados pela mãe não bloqueiem na bezerra certas características produtivas no seu DNA, além dos cuidados no período pré-parto e parto tanto da mãe (ferimentos, lacerações e comportamento) como com a bezerra com alguns cuidados relacionados à limpeza das vias respiratórias, cura de umbigo, a importância da primeira mamada entre as primeiras duas e seis horas de vida e a quantidade de ingestão de acordo com o peso ao nascer.

Os produtores também conheceram um refratômetro – equipamento que mede o grau Brix para avaliar a qualidade do colostro e a importância dessa avaliação para ajudar a garantir a passagem de imunoglobulinas IgG e IgM via colostro – modelo de calendário sanitário até um ano, principais doenças que acometem as bezerras nas fases iniciais, taxas de mortalidade do primeiro ano, GMD (cálculo do peso do animal) esperado conforme idade e raça, modelo de bezerreiros, demanda nutricional de cada fase, modelos de dieta para cada faixa-etária, descorna cirúrgica, amputação de tetos extras, a importância de respeitar a idade e o peso para formação dos lotes, ambiência e conforto animal. “Ter atenção especial com esses animais é investimento, pois a bezerra de hoje será a vaca de amanhã”, destacou Taiane.

ATEG PECUÁRIA DE LEITE

A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 visando oferecer ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. “O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras por meio da assistência aos produtores e da adoção de boas práticas de manejo”, explicou o presidente Pedrozo.


Leia também

FAESC

|

22 de julho 2026

FAESC orienta produtores sobre renegociação de dívidas rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses a iniciarem a organização dos documentos necessários para acessar as novas linhas de crédito destinadas à renegociação de dívidas do setor.

FAESC

|

15 de julho 2026

FAESC/SENAR fortalece atuação conjunta com Sindicatos Rurais O Sistema Faesc/Senar promoveu, na manhã desta quarta-feira (15), uma reunião on-line de alinhamento com equipes dos Sindicatos Rurais e supervisores regionais do Senar/SC. O encontro, que também contou com a presença de dirigentes sindicais, teve como foco a organização das ações desenvolvidas nos municípios, o aperfeiçoamento dos serviços destinados aos produtores rurais e o planejamento das atividades para os próximos meses.

FAESC

|

15 de julho 2026

A crescente ameaça dos javalis Por: José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2026

Seminário reúne lideranças rurais e fortalece ações do Sindicato Rural de Turvo Lideranças, produtores rurais, representantes de instituições e parceiros do agronegócio participaram, recentemente, do Seminário de Líderes Rurais, promovido pelo Sindicato Rural de Turvo, com apoio do Sistema Faesc/Senar. O encontro oportunizou apresentar a prestação de contas e destacar ações como o Programa Saúde no Campo e iniciativas voltadas à segurança nas propriedades rurais.

FAESC

|

13 de julho 2026

Setor produtivo discute concessões rodoviárias e combate à pirataria A preocupação do setor produtivo de Santa Catarina com pontos da concessão das BRs-153/282/470/SC (lote 1) e BR-153/282/480/SC (lote 3), o combate à pirataria e a isonomia tributária entre produtos nacionais e importados foram temas discutidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM).

FAESC

|

13 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR apoia 2º Seminário Leite em Foco promovido pelo Sindicato Rural de Água Doce O Sindicato Rural de Água Doce, por meio do Núcleo de Bovinocultura de Leite, promoveu, no dia 2 de julho, o 2º Seminário Leite em Foco. O Sistema Faesc/Senar esteve entre os apoiadores do evento, que reuniu produtores rurais, profissionais e especialistas para debater os principais desafios e as oportunidades da pecuária leiteira.