ACESSAR O MENU

Oficina Técnica aborda planejamento forrageiro e manejo de pastagens em Nova Erechim

Oficina Técnica aborda planejamento forrageiro e manejo de pastagens em Nova Erechim
SENAR
20 de Outubro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Planejamento forrageiro e manejo de pastagens foi o tema da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, realizada recentemente, na propriedade de Angelin Scalon, na Linha Guabiroba, em Nova Erechim (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Pinhalzinho.

O evento reuniu um grupo de produtores que integram o programa e contou com a presença da supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, do supervisor técnico da ATeG, Leandro Simioni, do técnico de campo Arthur Zanferari e de representantes do Sindicato Rural de Pinhalzinho.

Entre os temas em destaque estiveram o planejamento forrageiro, o manejo e a adubação de pastagens para altas produções pecuárias, os vazios forrageiros e o manejo de pastagens de inverno em sobresemeadura em perenes de verão.

O planejamento forrageiro é um processo de gerenciamento da oferta e demanda de forragem para um rebanho de gado de corte. O manejo de pastagens é o conjunto de práticas que visam obter do rebanho a maior quantidade de carne que o animal pode produzir por área, sem afetar o desenvolvimento da forrageira e a qualidade do solo.

De acordo com Simioni, o planejamento forrageiro e o manejo de pastagens são fundamentais para a pecuária de corte visando o melhor aproveitamento da área disponível, maior produção de forragem e ajuste da lotação animal. “Também auxiliam na melhoria da eficiência da utilização das pastagens, melhorando a qualidade nutricional e a longevidade das mesmas, além de contribuir para aumentar a rentabilidade da pecuária, garantindo que os animais estejam bem alimentados e saudáveis”.

O evento foi um sucesso. Grasiane destacou que os produtores participantes afirmaram que estão motivados para colocar em prática as técnicas que tiveram a oportunidade de conhecer melhor. “Esse Dia de Campo representou mais uma confirmação da importância da ATeG para o desenvolvimento sustentável das propriedades”.

PROGRAMA ATEG PECUÁRIA DE CORTE

O Senar/SC iniciou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Corte em 2016. Desde então, atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. Atualmente, 56 grupos com 1.680 produtores participam do programa no Estado.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade na produção de proteína animal. O dirigente lembra que o Estado é declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que é fundamental para acessar grandes mercados de exportação. “A intenção, com a ATeG Bovinocultura de Corte, é alavancar a produção de carne bovina, aumentando e tornando o Estado autossuficiente e qualificado para a exportação”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, ressaltou que os principais resultados alcançados com a ATeG Bovinocultura de Corte são a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, aumento da produção com o incremento da renda líquida e as melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), com SC vem conquistando grandes avanços.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, o programa atende produtores em parceria com os Sindicatos Rurais de forma gratuita. Ela explicou que as atividades contemplam visita mensal de técnicos da ATeG pelo período de quatro anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias. Todo o trabalho é acompanhado pelos supervisores técnicos.

As atividades são organizadas com grupos de 25 a 30 produtores de acordo com a cadeia produtiva. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região.

Leia também

FAESC

|

14 de maio 2024

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores sobre o prazo e as novas regras de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base 2023. Desde o dia 15/3 está liberado o acesso aos programas IRPF 2024 e para download. Também está disponível a declaração pré-preenchida. A data limite para a entrega é o dia 31 de maio.

FAESC

|

14 de maio 2024

Faesc avalia de forma positiva atuação do Caoagro no combate ao crime no agronegócio No comparativo com 2023, houve aumento de 3,5% no número de ocorrências recebidas, resultado direto da ampliação e disseminação dos canais de denúncias da Polícia Civil, como a Deleagro Virtual e o Disque Denúncia Agro.

SENAR

|

3 de maio 2024

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro Com essas palavras a aluna da APAE de Bom Retiro, Laís da Cruz Bonin, 25 anos, descreveu a experiência de participar neste mês do Curso de Formação Profissional Rural (FPR) “Cultivo Protegido de Hortaliças”.

SENAR

|

29 de abril 2024

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão Representantes das Forças Armadas da Base Aérea de Florianópolis estiveram, nesta semana, na sede do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O objetivo foi conhecer os resultados das ações de capacitação e formação profissional oferecidos aos produtores rurais e promover o alinhamento das atividades do Projeto Soldado-Cidadão.

FAESC

|

26 de abril 2024

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores sobre o prazo e as novas regras de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base 2023. Desde o dia 15/3 está liberado o acesso aos programas IRPF 2024 e para download. Também está disponível a declaração pré-preenchida. A data limite para a entrega é o dia 31 de maio.

FAESC

|

26 de abril 2024

Faesc apoia propostas da CNA para Plano Safra 2024/2025 As propostas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/2025, entregue nesta semana ao Ministério da Agricultura, traduz com fidelidade as necessidades dos produtores rurais na avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo.

SENAR

|

26 de abril 2024

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses O encontro, realizado na sede da Fetrancesc, em Florianópolis, debateu os gargalos no setor portuário catarinense e a renovação da concessão do trecho norte da BR-101.

FAESC

|

26 de abril 2024

5º Remate Searaense de Gado Geral foi um sucesso O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Seara, Associação Criadores de Bovinos de Corte de Seara e Região, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Pampa Remates e contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do CTG Seara e Pampa.

SENAR

|

25 de abril 2024

Oficina técnica do SENAR/SC aborda manejo de pastagens perenes A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Água Doce e reuniu produtores que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

25 de abril 2024

Nota fiscal eletrônica do produtor rural passa a ser obrigatória a partir de 1º de maio Os produtores rurais devem usar exclusivamente a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica nas operações estaduais a partir de 1º de maio. O alerta é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de abril 2024

Senar/SC disponibiliza mais de 430 capacitações gratuitas para maio Para o mês de maio serão mais de 430 capacitações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina.

FAESC

|

24 de abril 2024

Faesc aprova medidas do Governo de Santa Catarina em apoio aos produtores de leite O decreto, os financiamentos aos produtores e os incentivos fiscais para a indústria leiteira visam beneficiar direta ou indiretamente os 22,2 mil produtores catarinenses e garantem R$ 300 milhões em apoio ao setor nos próximos três anos.