ACESSAR O MENU

Oficina Técnica aborda recria de novilhas no Sul catarinense

Oficina Técnica aborda recria de novilhas no Sul catarinense
Dia de campo
SENAR
26 de Dezembro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Fazenda Camboim na comunidade de Indaial, em Gravatal, no Sul catarinense, sediou com sucesso uma Oficina Técnica em Bovinocultura de Corte, neste mês, para capacitar sobre as práticas importantes para produção de carne bovina. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Tubarão.

O evento foi conduzido pela técnica de campo Caroline Freccia e pelo supervisor técnico Pablo Ambrósio com participação do supervisor técnico Jaison Buss. A supervisora regional do Senar/SC Sueli Rosa e o presidente do Sindicato Rural Maicon Reis estiveram presentes e avaliaram a iniciativa de forma positiva, destacando que fortalecerá ainda mais a produção de gado de corte na região e no Estado.

De acordo com Pablo, entre os principais assuntos abordados esteve a recria de novilhas. “Isso porque o produtor compra novilhas de qualidade, recém-desmamadas, recria, emprenha e as comercializa prenhas”.

Também abordados os seguintes temas: ambiência e conforto térmico, eficiência de pastejo, formação de módulos com praças de alimentação e recursos hídricos.

PROGRAMA ATEG PECUÁRIA DE CORTE

O Senar/SC iniciou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Corte em 2016. Desde então, atendeu mais de 4.200 produtores na área de pecuária de corte em 238 municípios catarinenses. Atualmente, 66 grupos com 2.000 produtores participam do programa no Estado.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou que Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade na produção de proteína animal, tendo acesso a grandes mercados de exportação. “O Estado é renomado pela excelência e qualidade e vemos que, com o programa, conseguimos alavancar ainda mais a produção de carne bovina, fortalecendo o setor da bovinocultura catarinense”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, os principais resultados alcançados com a ATeG Bovinocultura de Corte incluem “a implantação de sistemas de gestão nas propriedades, a recuperação de pastagens degradadas, a implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, o aumento da produção com o incremento da renda líquida e as melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte”. Zanluchi também ressaltou que o programa vem conquistando grandes avanços no protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF).

Os produtores são atendidos de forma gratuita pelo programa em parceria com os Sindicatos Rurais, explicou a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes. “As atividades contemplam visita mensal de técnicos da ATeG pelo período de quatro anos. O acompanhamento tem foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias”, destacou a coordenadora ressaltando que os interessados em participar do programa podem entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região.

Leia também

FAESC

|

14 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? Uma sociedade civil forte não nasce da soma de indivíduos isolados. Depende da capacidade de organizar interesses, assumir responsabilidades e agir em defesa do bem comum. O associativismo é a expressão institucional dessa capacidade para que cidadãos e setores produtivos tenham voz e influência sobre as decisões que afetam seu futuro.

FAESC

|

8 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros em leilões de Santa Catarina A comercialização de reprodutores bovinos em leilões de Santa Catarina movimenta o mercado de genética animal e oferece indicadores sobre a valorização dos animais. Esse cenário é acompanhado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que divulgou, nesta semana, a nona atualização parcial do levantamento de preços de touros comercializados em leilões no Estado.

FAESC

|

6 de outubro 2026

Produtores têm até sexta-feira para negociar débitos inscritos em dívida ativa da União com condições especiais Contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa da União têm até às 19h desta sexta-feira, 09 de outubro, para aderir às condições especiais de regularização previstas no Edital de Transação por Adesão PGDAU nº 11/2026.

SENAR

|

5 de outubro 2026

SENAR/SC abre vagas para empresas rurais no Programa Jovem Aprendiz Cotista SENAR2026-JOVEMAPRENDIZCOTISTA 05/10/2026 Empresas rurais de Santa Catarina que precisam cumprir a cota de aprendizagem ou pretendem investir na formação de novos profissionais podem solicitar vagas no Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC).

FAESC

|

2 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado promovem webinar gratuito sobre o mercado do arroz O mercado do arroz será pauta do próximo webinar gratuito do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Safras & Mercado.

FAESC

|

1 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros nos leilões de SC A raça Ultrablack apresentou o maior preço médio por touro no oitavo levantamento dos leilões de Santa Catarina, realizado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nos cinco eventos acompanhados com animais da raça, a média alcançou R$ 22.176,00, com coeficiente de variação de 17,83%.

FAESC

|

30 de setembro 2026

Sindicato Rural de Canoinhas e SENAR/SC recebem título concedido pelo Exército Brasileiro O apoio do setor produtivo de Canoinhas ao Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras, motivou reconhecimento do Exército Brasileiro. O presidente do Sindicato Rural, Edmilson Luiz Verka, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC) foram agraciados com o título de Amigo do Campo de Instrução Marechal Hermes.

FAESC

|

30 de setembro 2026

Nova lei do seguro rural amplia segurança jurídica e traz previsibilidade aos produtores, avalia FAESC A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia que a Lei nº 15.526/2026, publicada na quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, representa um avanço para o seguro rural brasileiro.

SENAR

|

30 de setembro 2026

Treinamento em São Ludgero (SC) ajuda famílias rurais a agregar valor aos derivados do leite Há cerca de cinco anos, Julia Lembeck passou a acompanhar com mais atenção uma tradição mantida há décadas pela família. Na propriedade Dirlei Lembeck (pai de Julia), em São Ludgero, sua mãe, Gelvania Pereira Lembeck, produz queijos artesanalmente há mais de 35 anos.

FAESC

|

29 de setembro 2026

FAESC participa de workshop sobre regularidade sindical em Brasília A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) participou, nesta quinta-feira (24), em Brasília, do Workshop de Construção da Cartilha de Regularidade Sindical, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

FAESC

|

25 de setembro 2026

Leilões de touros movimentam genética bovina em Santa Catarina leilões de touros promovidos em Santa Catarina mantêm valores médios próximos ou superiores a R$ 18 mil em grande parte das raças acompanhadas pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).