ACESSAR O MENU

Oficina técnica do SENAR/SC aborda manejo de pastagens perenes

Oficina técnica do SENAR/SC aborda manejo de pastagens perenes
SENAR
25 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Aprimorar o conhecimento dos produtores de ovinocultura de corte sobre o manejo de pastagens perenes. Esse foi objetivo da Oficina Técnica promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), recentemente em Herval d'Oeste. A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Água Doce e reuniu produtores que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, explicou que o intuito foi reunir os produtores do grupo da ATeG para conhecer técnicas voltadas ao aprimoramento da atividade da ovinocultura. “Nesse evento, realizado na propriedade de Paulo Conrado, abordamos a produção de forragem, que representa uma excelente oportunidade para reduzir custos e otimizar a produção. A oficina técnica é uma ferramenta para potencializar a nossa cadeia da ovinocultura e, cada vez mais, oportunizar aos produtores ganhos produtivos”.

O supervisor técnico da ATeG, Guilherme de Mello, ressaltou que foi possível levar os participantes a um campo demonstrativo formado por pastagem perene, com diversas estratégias de adubação nitrogenada. “São opções que têm no mercado, que testamos e mostramos para que utilizem de forma mais assertiva em suas propriedades. Tudo isso, foi desenvolvido além da ATeG que inclui acompanhamento mensal nas empresas rurais”.

O técnico de campo da ATeG Rovan Baller complementou que foram demonstrados alguns exemplos para que os participantes pudessem observar o que pode ser aplicado em seu negócio. “Com isso, o produtor possui alternativas para maior eficiência, com menor custo de produção e, consequentemente, melhor retorno para sua propriedade”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, as oficinas técnicas na área de ovinocultura de corte representam um recurso importantíssimo de conhecimento para os produtores. “Ao oportunizar o acesso a informações atualizadas e práticas sobre os diversos aspectos que envolvem a produção de ovinos para corte, essas iniciativas contribuem significativamente para o sucesso e a lucratividade dos negócios. As avaliações dos ovinocultores são positivas e confirmam que as demonstrações, as atividades interativas e o conhecimento sobre as últimas tendências são fundamentais para que implementem inovações nas propriedades”.

ATEG OVINOCULTURA DE CORTE NO ESTADO

O Programa ATeG em ovinocultura de corte iniciou em 2016 e oportunizou atender mais de 1.200 propriedades rurais em SC. Neste ano, estão em atendimento 596 propriedades em 104 municípios. Além do segmento de ovinocultura de corte são beneficiadas com a ATeG outras 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; piscicultura e turismo rural. A coordenação estadual do programa é de Paula Coimbra Nunes e as atividades contam com o acompanhamento do superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

Leia também

FAESC

|

14 de maio 2024

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores sobre o prazo e as novas regras de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base 2023. Desde o dia 15/3 está liberado o acesso aos programas IRPF 2024 e para download. Também está disponível a declaração pré-preenchida. A data limite para a entrega é o dia 31 de maio.

FAESC

|

14 de maio 2024

Faesc avalia de forma positiva atuação do Caoagro no combate ao crime no agronegócio No comparativo com 2023, houve aumento de 3,5% no número de ocorrências recebidas, resultado direto da ampliação e disseminação dos canais de denúncias da Polícia Civil, como a Deleagro Virtual e o Disque Denúncia Agro.

SENAR

|

3 de maio 2024

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro Com essas palavras a aluna da APAE de Bom Retiro, Laís da Cruz Bonin, 25 anos, descreveu a experiência de participar neste mês do Curso de Formação Profissional Rural (FPR) “Cultivo Protegido de Hortaliças”.

SENAR

|

29 de abril 2024

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão Representantes das Forças Armadas da Base Aérea de Florianópolis estiveram, nesta semana, na sede do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O objetivo foi conhecer os resultados das ações de capacitação e formação profissional oferecidos aos produtores rurais e promover o alinhamento das atividades do Projeto Soldado-Cidadão.

FAESC

|

26 de abril 2024

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores sobre o prazo e as novas regras de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base 2023. Desde o dia 15/3 está liberado o acesso aos programas IRPF 2024 e para download. Também está disponível a declaração pré-preenchida. A data limite para a entrega é o dia 31 de maio.

FAESC

|

26 de abril 2024

Faesc apoia propostas da CNA para Plano Safra 2024/2025 As propostas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/2025, entregue nesta semana ao Ministério da Agricultura, traduz com fidelidade as necessidades dos produtores rurais na avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo.

SENAR

|

26 de abril 2024

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses O encontro, realizado na sede da Fetrancesc, em Florianópolis, debateu os gargalos no setor portuário catarinense e a renovação da concessão do trecho norte da BR-101.

FAESC

|

26 de abril 2024

5º Remate Searaense de Gado Geral foi um sucesso O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Seara, Associação Criadores de Bovinos de Corte de Seara e Região, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Pampa Remates e contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do CTG Seara e Pampa.

SENAR

|

25 de abril 2024

Oficina técnica do SENAR/SC aborda manejo de pastagens perenes A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Água Doce e reuniu produtores que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

25 de abril 2024

Nota fiscal eletrônica do produtor rural passa a ser obrigatória a partir de 1º de maio Os produtores rurais devem usar exclusivamente a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica nas operações estaduais a partir de 1º de maio. O alerta é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de abril 2024

Senar/SC disponibiliza mais de 430 capacitações gratuitas para maio Para o mês de maio serão mais de 430 capacitações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina.

FAESC

|

24 de abril 2024

Faesc aprova medidas do Governo de Santa Catarina em apoio aos produtores de leite O decreto, os financiamentos aos produtores e os incentivos fiscais para a indústria leiteira visam beneficiar direta ou indiretamente os 22,2 mil produtores catarinenses e garantem R$ 300 milhões em apoio ao setor nos próximos três anos.