ACESSAR O MENU

Oficina técnica do SENAR/SC aborda manejo de pastagens perenes

Oficina técnica do SENAR/SC aborda manejo de pastagens perenes
SENAR
25 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Aprimorar o conhecimento dos produtores de ovinocultura de corte sobre o manejo de pastagens perenes. Esse foi objetivo da Oficina Técnica promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), recentemente em Herval d'Oeste. A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Água Doce e reuniu produtores que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, explicou que o intuito foi reunir os produtores do grupo da ATeG para conhecer técnicas voltadas ao aprimoramento da atividade da ovinocultura. “Nesse evento, realizado na propriedade de Paulo Conrado, abordamos a produção de forragem, que representa uma excelente oportunidade para reduzir custos e otimizar a produção. A oficina técnica é uma ferramenta para potencializar a nossa cadeia da ovinocultura e, cada vez mais, oportunizar aos produtores ganhos produtivos”.

O supervisor técnico da ATeG, Guilherme de Mello, ressaltou que foi possível levar os participantes a um campo demonstrativo formado por pastagem perene, com diversas estratégias de adubação nitrogenada. “São opções que têm no mercado, que testamos e mostramos para que utilizem de forma mais assertiva em suas propriedades. Tudo isso, foi desenvolvido além da ATeG que inclui acompanhamento mensal nas empresas rurais”.

O técnico de campo da ATeG Rovan Baller complementou que foram demonstrados alguns exemplos para que os participantes pudessem observar o que pode ser aplicado em seu negócio. “Com isso, o produtor possui alternativas para maior eficiência, com menor custo de produção e, consequentemente, melhor retorno para sua propriedade”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, as oficinas técnicas na área de ovinocultura de corte representam um recurso importantíssimo de conhecimento para os produtores. “Ao oportunizar o acesso a informações atualizadas e práticas sobre os diversos aspectos que envolvem a produção de ovinos para corte, essas iniciativas contribuem significativamente para o sucesso e a lucratividade dos negócios. As avaliações dos ovinocultores são positivas e confirmam que as demonstrações, as atividades interativas e o conhecimento sobre as últimas tendências são fundamentais para que implementem inovações nas propriedades”.

ATEG OVINOCULTURA DE CORTE NO ESTADO

O Programa ATeG em ovinocultura de corte iniciou em 2016 e oportunizou atender mais de 1.200 propriedades rurais em SC. Neste ano, estão em atendimento 596 propriedades em 104 municípios. Além do segmento de ovinocultura de corte são beneficiadas com a ATeG outras 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; piscicultura e turismo rural. A coordenação estadual do programa é de Paula Coimbra Nunes e as atividades contam com o acompanhamento do superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

Leia também

SENAR

|

2 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

1 de setembro 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 56 títulos de propriedades em Cunha Porã Cinquenta e seis produtores rurais de Cunha Porã, Extremo-Oeste de Santa Catarina, celebraram a regularização de áreas que, em alguns casos, aguardavam há anos pela documentação definitiva.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Produtores de Faxinal dos Guedes recebem títulos do Programa Lar Legal Rural Produtores rurais de Faxinal dos Guedes receberam na sexta-feira (28) os títulos de seus imóveis por meio do programa Lar Legal Rural, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e com a Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

28 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

28 de agosto 2026

Leilões de touros movimentam mercado de genética bovina em Santa Catarina Terceiro levantamento parcial do GMG/Udesc, com o apoio da FAESC, acompanha preços de sete raças comercializadas em diferentes regiões do Estado.

FAESC

|

27 de agosto 2026

José Zeferino Pedrozo destaca força da inovação brasileira na abertura do Startup Summit 2026 Presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e do Sistema Faesc/Senar participou da abertura do evento, em Florianópolis

FAESC

|

26 de agosto 2026

Exportações demonstram protagonismo brasileiro no mercado global de carnes Webinar promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado aborda o “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado de Carnes e Leite”

FAESC

|

25 de agosto 2026

Secretaria de Agricultura e Pecuária, empresas públicas e setor agropecuário de Santa Catarina fazem os últimos preparativos para a Expointer Dentro de poucos dias, o Parque de Exposições Assis Brasil começa a receber os expositores para a 49a edição da Expointer, em Esteio (RS). A feira internacional, que será realizada entre 29 de agosto e 6 de setembro, é um dos maiores eventos agropecuários do continente e recebeu mais de um milhão de visitantes no ano passado.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Programa Saúde no Campo promove nivelamento técnico sobre atenção psicossocial em Erval Velho Técnicos em saúde que atuam na região Meio-Oeste participaram de um nivelamento técnico do Programa Saúde no Campo – Fase II, realizado em Erval Velho. O encontro foi voltado à atualização profissional, à troca de experiências e ao alinhamento das ações desenvolvidas nas propriedades rurais atendidas pelo programa.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Levantamento aponta preços dos touros comercializados em Santa Catarina O segundo resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina foi divulgado nesta semana pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que acompanha os eventos realizados em diferentes regiões.

FAESC

|

21 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Rio do Sul valorizam agroindústrias na FERSUL 2026 Participação no espaço Origens do Alto Vale ampliou a visibilidade de produtos regionais e fortaleceu oportunidades de comercialização para pequenos empreendimentos rurais.