ACESSAR O MENU

Programa Jovem Aprendiz Cotista do SENAR/SC forma turma em Xanxerê

Programa Jovem Aprendiz Cotista do SENAR/SC forma turma em Xanxerê
SENAR
13 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

“Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, afirmou Stanley Felipe Vergopolan, 18 anos, ao se formar no último fim de semana, no Curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro, oferecido pelo Programa Jovem Aprendiz Cotista, em Xanxerê. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê e empresas do agronegócio.

Stanley trabalhou na BRF durante os 18 meses de curso. “Tudo foi ótimo para mim, pois antes de conseguir essa oportunidade, até mesmo andar em público era difícil. Eu não tinha confiança e sentia medo de trabalhar”, relatou o recém-formado, que soube das vagas do Jovem Aprendiz por intermédio de seu pai.

Após se inscrever e ser aprovado no processo seletivo, Stanley lembra o impacto positivo do primeiro módulo, que abordou a introdução ao trabalho. “Essa etapa foi fundamental e praticamente me desbloqueou”. Ele destacou, ainda, o módulo de comunicação oral e escrita, no qual aprendeu muito, tanto que continua estudando o tema. Os módulos que trataram de finanças, elaboração de currículo, definição de metas e sonhos, além de economia, também foram muito importantes. “Se pudesse definir o curso em duas palavras, diria ‘desenvolvimento pessoal’. Mudei completamente e, logo após o término do contrato, consegui um emprego remunerado já na minha primeira entrevista.”

Stanley ressaltou que o curso o ensinou a traçar o seu futuro, sejam desejos pessoais ou oportunidades na área do conhecimento, como inglês por exemplo. Também o ajudou a melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais, além de lhe proporcionar conhecimento sobre seus direitos como trabalhador, entre outros aspectos. “Foi a experiência mais importante para o meu desenvolvimento pessoal. Sou imensamente grato à BRF e ao Senar/SC por essa oportunidade incrível”, concluiu.

A FORMATURA

A cerimônia de formatura contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Xanxerê e vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri, do superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, do supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa, de representantes das empresas parceiras, além de instrutores e outras lideranças locais.

Barbieri ressaltou o êxito da iniciativa e frisou que o programa cumpre a missão de levar conhecimentos técnicos e práticos aos jovens. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e os jovens que participam do programa têm a oportunidade de desenvolver habilidades para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, cumprimentou a turma e frisou que a iniciativa oportuniza que os participantes cumpram os três pilares do processo de aprendizagem – escola, trabalho e formação profissional. Também realçou a relevância da iniciativa para a formação de cidadãos e profissionais comprometidos com o setor produtivo.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o Programa Jovem Aprendiz Cotista teve início em 2006 e já formou centenas de aprendizes que hoje atuam nos mais diversos ramos do agronegócio. “Nosso objetivo é profissionalizar adolescentes e jovens do meio rural com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho”.

SOBRE O PROGRAMA

O programa visa profissionalizar adolescentes e jovens do meio rural, de 14 a 24 anos, com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho. O Sistema Faesc/Senar fornece o material didático para utilização dos aprendizes e é responsável por ministrar as aulas teóricas. Já a prática profissional é de responsabilidade das empresas rurais contratantes dos aprendizes. As atividades são limitadas a quatro horas diárias, contabilizando 960 horas de curso em até dois anos de duração.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.

FAESC

|

17 de novembro 2025

Associação de Apicultores de Palmitos comemora conquista do Selo de Inspeção Municipal A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

FAESC

|

14 de novembro 2025

2º Simpósio de Logística: Carta Aberta O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Catarinenses destacam a importância da participação na etapa nacional do Programa CNA Jovem Os quatro jovens que representaram Santa Catarina na etapa nacional da 6ª edição do Programa CNA Jovem — iniciativa de desenvolvimento de lideranças para o agro — avaliaram de forma positiva a experiência.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR leva mulheres do agro para o Delas Summit 2025 O Sistema Faesc/Senar marcou presença no Delas Summit 2025, realizado na última semana (dias 30 e 31 de outubro), no Centro Sul, em Florianópolis. O evento, promovido pelo Sebrae/SC, é considerado um dos maiores encontros de empreendedorismo feminino do Brasil e reuniu histórias inspiradoras, conexões e oportunidades para mulheres de diferentes setores.

SENAR

|

4 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove mais de 460 treinamentos gratuitos neste mês O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de novembro mais de 460 capacitações gratuitas. A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais, visa disseminar conhecimentos, aperfeiçoar técnicas e fortalecer as atividades do campo.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.