- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Até 2018
- A partir de 2019
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
4 de outubro 2024
FAESC
4 de outubro 2024
“Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, afirmou Stanley Felipe Vergopolan, 18 anos, ao se formar no último fim de semana, no Curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro, oferecido pelo Programa Jovem Aprendiz Cotista, em Xanxerê. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê e empresas do agronegócio.
Stanley trabalhou na BRF durante os 18 meses de curso. “Tudo foi ótimo para mim, pois antes de conseguir essa oportunidade, até mesmo andar em público era difícil. Eu não tinha confiança e sentia medo de trabalhar”, relatou o recém-formado, que soube das vagas do Jovem Aprendiz por intermédio de seu pai.
Após se inscrever e ser aprovado no processo seletivo, Stanley lembra o impacto positivo do primeiro módulo, que abordou a introdução ao trabalho. “Essa etapa foi fundamental e praticamente me desbloqueou”. Ele destacou, ainda, o módulo de comunicação oral e escrita, no qual aprendeu muito, tanto que continua estudando o tema. Os módulos que trataram de finanças, elaboração de currículo, definição de metas e sonhos, além de economia, também foram muito importantes. “Se pudesse definir o curso em duas palavras, diria ‘desenvolvimento pessoal’. Mudei completamente e, logo após o término do contrato, consegui um emprego remunerado já na minha primeira entrevista.”
Stanley ressaltou que o curso o ensinou a traçar o seu futuro, sejam desejos pessoais ou oportunidades na área do conhecimento, como inglês por exemplo. Também o ajudou a melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais, além de lhe proporcionar conhecimento sobre seus direitos como trabalhador, entre outros aspectos. “Foi a experiência mais importante para o meu desenvolvimento pessoal. Sou imensamente grato à BRF e ao Senar/SC por essa oportunidade incrível”, concluiu.
A FORMATURA
A cerimônia de formatura contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Xanxerê e vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri, do superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, do supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa, de representantes das empresas parceiras, além de instrutores e outras lideranças locais.
Barbieri ressaltou o êxito da iniciativa e frisou que o programa cumpre a missão de levar conhecimentos técnicos e práticos aos jovens. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e os jovens que participam do programa têm a oportunidade de desenvolver habilidades para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, cumprimentou a turma e frisou que a iniciativa oportuniza que os participantes cumpram os três pilares do processo de aprendizagem – escola, trabalho e formação profissional. Também realçou a relevância da iniciativa para a formação de cidadãos e profissionais comprometidos com o setor produtivo.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o Programa Jovem Aprendiz Cotista teve início em 2006 e já formou centenas de aprendizes que hoje atuam nos mais diversos ramos do agronegócio. “Nosso objetivo é profissionalizar adolescentes e jovens do meio rural com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho”.
SOBRE O PROGRAMA
O programa visa profissionalizar adolescentes e jovens do meio rural, de 14 a 24 anos, com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho. O Sistema Faesc/Senar fornece o material didático para utilização dos aprendizes e é responsável por ministrar as aulas teóricas. Já a prática profissional é de responsabilidade das empresas rurais contratantes dos aprendizes. As atividades são limitadas a quatro horas diárias, contabilizando 960 horas de curso em até dois anos de duração.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: