- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
1 de julho 2025
FAESC
30 de junho 2025
FAESC
30 de junho 2025
Mais de 230 pessoas participaram do Programa Saúde da Mulher, nesta semana, no Pavilhão do Arroz em Meleiro, no sul catarinense. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Faesc, em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Meleiro João Alexandre Saccon, a secretária municipal de saúde Cristiane F. Scarpari, a supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, entre outras lideranças.
O evento oportunizou realizar 180 coletas do exame Papanicolau – procedimento indispensáveis para a prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. Também foram realizadas oficinas, palestra com a psicóloga Francieli Menegalli, verificação de sinais vitais, testes rápidos, atividades físicas, entre outros. “O evento superou as expectativas e foi avaliado positivamente por todas as participantes”, destacou a supervisora Sueli.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reforçou a importância do cuidado com a saúde da população rural, destacando que anualmente o Sistema desenvolve não somente o Programa Saúde da Mulher como também o Saúde do Homem Rural, visando melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo. “A cada ano aumenta o número de participantes e os relatos que recebemos do público atendido nos mostram o quanto o investimento em saúde e qualidade de vida tem sido essencial, tanto na obtenção de diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura de determinada enfermidade, quanto nas ações que estimulam a adoção de hábitos saudáveis”.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, muitas vezes, as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças que poderiam, muitas vezes, ser evitadas. “Nossos programas ampliam o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações de forma gratuita."
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/