- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
24 de novembro 2025
SENAR
24 de novembro 2025
FAESC
24 de novembro 2025
Anita Garibaldi, na serra catarinense, sediou neste mês uma ação do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa, foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural do Município e Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde.
O objetivo foi promover a saúde e prevenir doenças no campo, por meio da educação e do acesso facilitado a consultas, exames e orientações especializadas. O evento também foi fundamental para estimular o autocuidado, conscientizar sobre hábitos saudáveis e contribuir para o diagnóstico precoce de doenças.
Entre as lideranças presentes estiveram o prefeito Henrique Mengazzo, o presidente do Sindicato Rural Wanderley José Corona, a supervisora Regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, e a secretária de Saúde Gabriela Matos Varela.
A programação incluiu palestra do médico urologista, Dr. João Rosado, que falou sobre saúde do homem, câncer de pênis e câncer de próstata e a relação com a saúde do homem em geral; apresentação da advogada Juliane Canani Ramos, que tratou sobre violência doméstica; explanação do educador físico João Marcelo Wolf Oliveira; entre outras ações.
Stephanye destacou a importância da iniciativa ao comentar sobre o aumento nas taxas de incidência de câncer de próstata no Brasil e reforçou que o diagnóstico precoce é fundamental para ampliar as chances de cura. Ela ressaltou, ainda, que ações de conscientização, aliadas à informação acessível e ao incentivo para a realização periódica de exames, são essenciais para quebrar tabus e estimular os homens a cuidarem da própria saúde.
O presidente do Sindicato Rural avaliou positivamente o evento ao realçar que os serviços oferecidos, durante o evento, e as informações transmitidas por meio das palestras são fundamentais para a adoção de hábitos saudáveis e para a conscientização sobre a importância de consultas e exames de rotina.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o programa tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais do estado. “Trata-se de uma ação que reforça o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina, muitas vezes, deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou pela falta de acesso aos serviços de saúde em locais próximos. Os relatos do público atendido nos mostram o quanto o investimento esse investimento tem apresentado resultados positivos”.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: