ACESSAR O MENU

Propriedade catarinense impulsiona a produção de morangos com apoio do SENAR/SC

Propriedade catarinense impulsiona a produção de morangos com apoio do SENAR/SC
SENAR
11 de Fevereiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A trajetória do Sítio dos Morangos, situado na Vila das Bromélias em Itaiópolis, é um exemplo que inspira e demonstra como a dedicação, a busca por conhecimentos e a adoção de práticas inovadoras podem transformar um negócio. Com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) e do Sindicato Rural de Itaiópolis, os produtores aprimoraram suas técnicas e impulsionaram a produção.

O foco na excelência resultou à propriedade um destaque estadual e indicação para concorrer ao Prêmio Nacional da ATeG: Gestão, Resultado que Alimenta 2024, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no ano passado.

Irineu Falkievicz e sua esposa Regina iniciaram a produção de morangos em 2019, com uma pequena estufa e cerca de 1.200 mudas. Em 2020, ampliaram a estrutura com uma segunda estufa, dobrando o plantio. No entanto, a falta de orientação trouxe dificuldades, levando o casal a buscar conhecimento e apoio para melhorar suas técnicas de produção.

Em 2022, ao conhecerem a ATeG, uma das primeiras ações do técnico, em colaboração com os produtores, foi realizar um diagnóstico detalhado da propriedade. Isso permitiu identificar pontos fortes, fragilidades e áreas que necessitavam de melhorias.

Com o acompanhamento do Senar/SC, o desenvolvimento das plantas acelerou. Em 2023, os indicadores produtivos e econômicos apresentaram crescimento significativo, motivando Regina a se dedicar exclusivamente aos negócios da família. Nesse ano, também houve investimentos em uma terceira estufa, onde foram plantadas mais 1.500 mudas. A família também renovou as plantas da segunda estufa. Em 2024, foi construída a quarta estufa e reformada a primeira, com renovação das mudas.

Atualmente, de acordo com Irineu, a propriedade abriga aproximadamente 5.000 morangueiros e, à medida em que evoluiu, houve notável aprimoramento das práticas de manejo e das tecnologias utilizadas. A comercialização é feita diretamente aos consumidores com entregas semanais feitas pelos produtores em dois municípios.

Além de regularizar a propriedade, aperfeiçoar o processo produtivo e promover inovações, os produtores trocaram de automóvel e investiram em placas solares.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou que o foco na excelência da produção de morangos resultou em aumento significativo na rentabilidade e inovações na propriedade. Segundo ele, o caso de sucesso mostra que, com visão empreendedora, é possível superar desafios e alcançar resultados expressivos. Pedrozo ressaltou, ainda, que o comprometimento com qualidade e a sustentabilidade é essencial para o sucesso no agronegócio.

O presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis, Mauro Kazmierczak valorizou a dedicação da família e reconheceu a importância do trabalho em equipe da ATeG para a conquista desses resultados considerados tão expressivos.

O Sítio dos Morangos foi atendido pelo técnico de campo da ATeG Cristhian Leonardo Fenili, com o suporte da supervisora técnica Taiane Plautz e acompanhamento da supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, da coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes e do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

30 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do alho em Curitibanos Curitibanos (SC) sediou, na última quarta-feira (25), mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro, iniciativa do Sistema CNA/Senar, com o objetivo de levantar dados técnicos e econômicos sobre a produção de alho na região.

FAESC

|

30 de junho 2025

Conseleite divulga valores de referência da matéria-prima do leite de maio e projeção para junho A diretoria do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite) esteve reunida, na sexta-feira (27), em encontro on-line para discutir os desafios e perspectivas do setor.

SENAR

|

30 de junho 2025

Antônio Carlos celebra desenvolvimento do turismo rural com apoio do Sistema FAESC/SENAR O município de Antônio Carlos encerrou, no dia 17 de junho, a 7ª turma do Curso de Turismo Rural, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São José e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

27 de junho 2025

Leilões de Terneiros em Santa Catarina têm balanço positivo com 82 eventos realizados neste ano Com rebanho bem avaliado e negócios aquecidos, a temporada 2025 dos leilões de terneiros em Santa Catarina chegou ao fim.

FAESC

|

26 de junho 2025

Projeto “Plantando para o Futuro” transforma realidade escolar em Bom Retiro A Escola Núcleo Municipal São José acaba de embarcar em uma nova fase do projeto “Plantando para o Futuro Horta Escolar”.

SENAR

|

26 de junho 2025

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Ilhota marcam presença na Expofeira Gaspar Evento contou com palestra técnica sobre tilapicultura e destaque para case de sucesso em Massaranduba

SENAR

|

26 de junho 2025

Cadastros do Programa Saúde Rural avançam em Santa Catarina Os cadastros das famílias que participarão do Programa Saúde Rural avançam no Meio-Oeste de Santa Catarina. A iniciativa, idealizada e coordenada pelo Senar Nacional, é executada no Estado pelo Senar/SC, entidade vinculada à Faesc, em parceria com os Sindicatos Rurais.

FAESC

|

26 de junho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

25 de junho 2025

Webinar da FAESC e Safras & Mercado destaca o cenário e as perspectivas do mercado de fertilizantes “Mercado de Fertilizantes: Panorama, Perspectivas e Estratégias” foi o foco do webinar promovido pelo Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado, na segunda-feira (23). A iniciativa, voltada a produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e profissionais do agronegócio, teve como objetivo apresentar análises atualizadas e projeções estratégicas sobre um dos mais relevantes insumos para a produção agrícola.

FAESC

|

24 de junho 2025

FAESC e CNA promovem capacitação sobre Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão no dia 10 de julho, das 9h às 10h, a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

20 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro voltado à produção de tomate é promovido com sucesso em Lebon Régis Mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro encerrou com sucesso nesta semana em Santa Catarina.

FAESC

|

20 de junho 2025

Reta final dos leilões de terneiros aponta leve alta nos preços em SC A reta final da temporada de leilões de terneiros em Santa Catarina em 2025 traz os últimos registros de eventos com oferta de animais de desmama.