ACESSAR O MENU

SC comemora três reconhecimentos no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024

SC comemora três reconhecimentos no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024
Foto: Wenderson Araujo/CNA
SENAR
12 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Três catarinenses foram reconhecidos no Prêmio CNA Brasil Artesanal, edição mel, na noite desta quarta-feira (11), durante a cerimônia de premiação, em Brasília. O concurso valorizou produtos artesanais e tradicionais de todo o país e premiou os cinco primeiros colocados nas categorias mel claro e mel escuro.

A cerimônia também comemorou a 10ª edição do concurso. Na abertura, o presidente da CNA, João Martins, destacou a importância da iniciativa para a cadeia produtiva do mel e para os produtores rurais. Além dos finalistas e seus familiares, o evento contou com a presença de diretores do Sistema CNA/Senar, presidentes de federações estaduais, além de dirigentes e representantes do setor empresarial e produtivo.

Os ganhadores de Santa Catarina são: a empresa Três Coqueiros, de Maravilha (extremo-oeste), com o 3º lugar na categoria mel claro; a Apicultura Tineli, de Salto Veloso (meio-oeste), com a segunda posição na categoria mel escuro e o Apiário Rainha da Serra, de Capão Alto (serra) que ficou em terceiro lugar, também na categoria mel escuro.

As empresas Três Coqueiros e a Apicultura Tineli participam da Assistência Técnica e Gerencial (AteG) do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com os Sindicatos Rurais de suas regiões.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, recebeu com orgulho a notícia. “Termos três ganhadores em uma competição de tamanha relevância demonstra o destaque da produção de mel catarinense no cenário brasileiro. “É uma satisfação saber que dois deles fazem parte da ATeG. Com esse serviço contribuímos para o fortalecimento da atividade no estado, o que impacta na melhoria da qualidade do produto, na valorização da cadeia produtiva e na sustentabilidade dos negócios do segmento”, frisou ao realçar também que Santa Catarina é reconhecida pela excelência no segmento e conta também com premiações internacionais.

CONHEÇA OS GANHADORES CATARINENSES

CATEGORIA MEL ESCURO

Visivelmente feliz, Tiago Tineli, da Apicultura Tineli (2º lugar categoria mel escuro), também agradeceu a toda a equipe da CNA e do Senar/SC. Também destacou a importância do trabalho da ATeG para a evolução da atividade. Aproveitou o momento para fazer um breve relato sobre a história da família na área de apicultura. “Tudo começou com seu avô que trabalhava de forma rudimentar”, ressaltou. Meu pai Roberto auxiliava na colheita e manejo e adquiriu gosto pela apicultura. Ao casar-se deu sequência na criação de abelhas. Buscou conhecimento, fez cursos, aprimorou seus manejos, sempre em contato com a natureza”.

Atualmente, a família trabalha com a Associação de Apicultores de Salto Veloso para envase e extração de mel. “Há dois anos conhecemos a ATeG do Senar/SC e aderimos à iniciativa. As equipes técnicas da ATeG, tanto da apicultura quanto da agroindústria, têm nos ajudado muito a melhorar o manejo, a produção, a rotulação e a embalagem”.

Fernanda Cordova Muniz (Apiário Rainha da Serra) recebeu o reconhecimento pelo 3º lugar na categoria mel escuro, ao lado do filho Gustavo Muniz Correia. Ela realçou o importante apoio que teve para desenvolver a atividade e expressou o orgulho em conquistar um reconhecimento tão expressivo. “É uma alegria muito grande representarmos nosso estado e a nossa associação (Apromel). Essa conquista é resultado de um trabalho feito com muito carinho e dedicação”.

CATEGORIA MEL CLARO

Emocionado e feliz, Verno Lunemburger, da Três Coqueiros, recebeu o reconhecimento na categoria mel claro, durante a cerimônia, em Brasília, ao lado do filho Vanderson Luis Lüneburger. “Quero agradecer primeiramente à Deus pela oportunidade e ao Senar/SC, que nos impulsionou nessa atividade. Importante também lembrar do avô (in memorian) que começou no segmento. Sou o único representante da família que sucedeu seu trabalho. Essa valorização é tão gratificante que a gente até fica sem palavras”.

Verno também contou que foi incentivado pela equipe técnica da ATeG a participar do concurso e não esperava ser reconhecido. A premiação representa uma grande conquista, pois resgata a tradição familiar: seu avô atuava com abelhas e agora é ele quem dá continuidade ao legado. “Com orgulho, o meu filho também gosta e tem interesse pela apicultura”.

O produtor salientou, ainda, que melhorou muito a produção e a industrialização do produto há mais de sete anos. “A parceria com a ATeG há pouco mais de dois anos vem nos ajudando a melhorar as práticas de qualidade do mel”.

CONHEÇA TODOS OS PREMIADOS

MEL CLARO

1º Lugar Mel Claro: Apicultura do Máximo (RS)

2º Lugar Mel Claro: Apiário Sul de Minas (MG)

3º Lugar Mel Claro: Apiário Três Coqueiros (SC)

4º Lugar Mel Claro: Apiário Cambará (RS)

5º Lugar Mel Claro: Apiário ApisBc (BA)

MEL ESCURO

1º Lugar Mel Escuro: Mel Pantaneiro (MS)

2º Lugar Mel Escuro: Tineli Apicultura (SC)

3º Lugar Mel Escuro: Apiário Rainha da Serra (SC)

4º Lugar Mel Escuro: Apiário Venturin (PR)

5º Lugar Mel Escuro: Apiário São José (CE)




Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Vidal Ramos realiza Seminário de Líderes e destaca mais de 140 ações em 2025 Com celebração de resultados e foco no planejamento, o Sindicato Rural de Vidal Ramos realizou no sábado (29), o Seminário de Líderes Rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

José Zeferino Pedrozo é homenageado nos 40 anos de Fundação do Sicoob Central SC/RS O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu uma placa de homenagem do Sicoob Central SC/RS e um exemplar do livro “Quatro décadas fortalecendo pessoas, negócios e comunidades”, publicação que celebra os 40 anos de história da cooperativa de crédito.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Araranguá elege nova diretoria, durante Seminário de Líderes Rurais O fortalecimento da representatividade rural e o planejamento para os próximos anos marcaram o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Araranguá, realizado em 25 de novembro, no município de Balneário Arroio do Silva.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Água Doce discute os desafios e os potenciais do agronegócio, durante Seminário de Líderes Rurais Um momento de diálogo, alinhamento e debates sobre os desafios e as potencialidades do agronegócio.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Seminário de Líderes Rurais reúne cerca de 100 participantes em São Miguel do Oeste O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste promoveu, na noite de sábado (29 de novembro), o Seminário de Líderes Rurais, evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre associados, produtores, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê avalia ações de 2025, durante Seminário de Líderes O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 28 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela forte participação dos produtores e pelo balanço das ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.