ACESSAR O MENU

Senar Central visita propriedades atendidas pela ATeG em SC

Senar Central visita propriedades atendidas pela ATeG em SC
SENAR
25 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A assessora técnica da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Central, Bárbara Evelyn Magalhães Silva, esteve entre os dias 18 e 20 de junho, em Santa Catarina, onde conheceu o potencial do programa no estado. Acompanhada pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, ela visitou quatro propriedades atendidas em diferentes cadeias produtivas: olericultura, agropecuária, bovinocultura de leite e fruticultura.

De acordo com Paula, as visitas evidenciaram o impacto positivo da ATeG no agronegócio catarinense por meio da profissionalização da gestão das propriedades rurais, do aumento da produtividade e da renda e da adoção de práticas sustentáveis.

Bárbara observou o quanto os produtores valorizam o programa e o trabalho dos técnicos de campo e dos supervisores técnicos, confirmou a importância da ATeG nas propriedades e viu de perto a evolução dos produtores. Destacou o expressivo desenvolvimento das cadeias produtivas atendidas em Santa Catarina, conforme preconizado pela metodologia Nacional da Assistência Técnica e Gerencial.

De acordo com Bárbara, a ATeG vem cumprindo muito bem seu propósito de promover a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de disseminar tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente. Isso é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da competitividade do agronegócio do país.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância do Senar Central acompanhar as atividades da Assistência Técnica e Gerencial em Santa Catarina. Isso é fundamental para garantir a excelência do programa, o aprimoramento contínuo dos serviços e o impacto positivo no desenvolvimento do agronegócio catarinense e de todo o país.

CONHEÇA OS LOCAIS VISITADOS

  • Olericultura em Rancho Queimado: produtores Juliana Santos e Deivio José de Brito (técnica de campo ATeG Bruna Francine Krames e supervisor técnico ATeG Pablo Henrique Ambrósio).
  • Fazenda Casa de Pedra, em Alfredo Wagner: produtor Paulo Roberto Machado (técnico de campo Daniel Bunn e supervisor técnico Bruno Zanete Nesi).
  • Bovinocultura de Leite em Erval Velho: produtores Michel Zanon e Paloma Zanon (técnico de campo Lucas Lovatel e supervisor técnico Guilherme Romani).
  • Fruticultura em Tangará: produtores Tania Dreon Boesing e Celso Boesing (técnica de campo Lediane Moreira e supervisor técnico Guilherme Romani).

ATEG EM SC

A ATeG oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.

Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. Somente no ano passado, foram atendidas 8.710 propriedades rurais.

Hoje, atuam no programa 211 técnicos de campo, 11 supervisores técnicos e 87 Sindicatos Rurais de 279 municípios. A iniciativa conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.

Leia também

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.

FAESC

|

16 de julho 2024

FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista são destaques em evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC).

SENAR

|

16 de julho 2024

Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos apresenta balanço positivo das atividades O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos promoveu, recentemente, Assembleia Ordinária, reunindo associados para discutir as atividades e apresentar o exercício financeiro do ano de 2023. O evento representou uma oportunidade importante para a prestação de contas e o diálogo transparente com o setor produtivo.

FAESC

|

16 de julho 2024

Sindicato Rural de Canoinhas demonstra consolidação das atividades durante Seminário de Líderes A explanação ocorreu durante recente Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral Ordinária da entidade sindical, na sede da Assemca, no Bairro Alto das Palmeiras.

FAESC

|

12 de julho 2024

FAESC reforça aos produtores para que confiram nota técnica do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgada pela CNA A nota técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisa o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgado no dia 3 de julho de 2024, pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

SENAR

|

12 de julho 2024

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

FAESC

|

12 de julho 2024

Faculdade CNA com inscrições abertas até o dia 7 de agosto Santa Catarina conta com polos em Braço do Norte, São Miguel do Oeste, São Joaquim e Seara

FAESC

|

10 de julho 2024

FAESC e CNRTPS da CNA promovem encontro on-line sobre requerimento de benefícios previdenciários A videoconferência ocorreu na última sexta-feira (5) e contou com a participação de presidentes, membros de diretorias, equipes dos Sindicatos Rurais e produtores rurais.

FAESC

|

8 de julho 2024

Sistema FAESC/SENAR apoia novas entregas de alimentos para animais ao RS A iniciativa faz parte de uma campanha da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) que mobilizou os 92 Sindicatos Rurais catarinenses para diminuir o sofrimento animal e impedir o agravamento da crise que afeta o estado.

SENAR

|

4 de julho 2024

Planejamento do agronegócio, alimentos e bebidas de SC é debatido em Chapecó Como exemplo de ação que impulsiona o agro catarinense, o vice-presidente citou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), desde 2016, que conta com a parceria do Sebrae em duas cadeias produtivas. “No melhoramento genético da pecuária de corte ocorreu uma verdadeira transformação, com um salto de qualidade importante.

FAESC

|

4 de julho 2024

Santa Catarina presente no Primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina promovido pela CNA, em Brasília O estado de Santa Catarina esteve representado no primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA. O evento ocorreu, nesta quarta-feira (03), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, com representantes do agro de todas as regiões do país.

FAESC

|

4 de julho 2024

FAESC e CNRTPS da CNA promovem encontro on-line sobre requerimento de benefícios previdenciários e administrativo A videoconferência, com o tema “Requerimento de benefícios previdenciários e administrativo”, está programada para esta sexta-feira, dia 05 de julho, às 09 horas.