ACESSAR O MENU

Senar/SC e Sindicato Rural de Florianópolis consolidam parceria com a Marinha

Senar/SC e Sindicato Rural de Florianópolis consolidam parceria com a Marinha
SENAR
11 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) sediou almoço para o alinhamento dos cursos planejados para 2025. O objetivo foi apresentar os comandantes e promover troca de experiências entre a Marinha do Brasil/Capitania dos Portos, o Senar/SC e o Sindicato Rural de Florianópolis – parceiros na realização nas qualificações de Pescador Profissional.

O evento contou com a presença do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, da secretária do Sindicato Rural de Florianópolis, Susana Almeida, do Capitão de Fragata Alan de Freitas (comandante da EAMSC), do capitão de Corveta Heitor dos Santos Sabbatino da Silva (Imediato da EAMSC), do capitão de Corveta Ixon Martins do Nascimento (encarregado do apoio ao ensino), do capitão-Tenente Fabio Carmo de Deus (encarregado do Núcleo de Formação de Reservistas Navais) da primeira-tenente Suhelen Schinzel (assessora jurídica) e da primeira-tenente Aline Agnelo Jango (secretária do comandante da EAMSC).

As expectativas, de acordo com os parceiros, é de que 2025 seja um ano de grandes avanços, impulsionando ainda mais a formação e qualificação dos profissionais envolvidos.

Gilmar Zanluchi destacou a relevância da colaboração entre as instituições para o sucesso das capacitações. "A parceria entre o Senar/SC, o Sindicato Rural de Florianópolis, a Escola de Aprendizes de Marinheiros e a Marinha tem sido essencial para proporcionar formação de qualidade aos pescadores e maricultores catarinenses”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a importância dessa parceria e seu impacto positivo. "Nos últimos anos, diversas turmas compostas por pescadores e maricultores do litoral catarinense participaram de cursos de formação que os habilitaram para o exercício profissional das atividades marítimas de maneira segura e regular, de acordo com a legislação”.

A Marinha do Brasil também reforçou a relevância da certificação para os profissionais do setor e destacou a importância das parcerias.

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2026

A crescente ameaça dos javalis Por: José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

13 de julho 2026

Setor produtivo discute concessões rodoviárias e combate à pirataria A preocupação do setor produtivo de Santa Catarina com pontos da concessão das BRs-153/282/470/SC (lote 1) e BR-153/282/480/SC (lote 3), o combate à pirataria e a isonomia tributária entre produtos nacionais e importados foram temas discutidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM).

FAESC

|

13 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR apoia 2º Seminário Leite em Foco promovido pelo Sindicato Rural de Água Doce O Sindicato Rural de Água Doce, por meio do Núcleo de Bovinocultura de Leite, promoveu, no dia 2 de julho, o 2º Seminário Leite em Foco. O Sistema Faesc/Senar esteve entre os apoiadores do evento, que reuniu produtores rurais, profissionais e especialistas para debater os principais desafios e as oportunidades da pecuária leiteira.

FAESC

|

9 de julho 2026

Santa Catarina mostra sua força na produção de leite Família de Seara atendida pela Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAESC/SENAR revela avanços em produtividade, gestão e qualidade no campo

FAESC

|

8 de julho 2026

José Zeferino Pedrozo recebe título de cidadão paraibano Em reconhecimento à trajetória profissional e à contribuição ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento socioeconômico, José Zeferino Pedrozo, presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, recebeu o Título de Cidadão Paraibano. O dirigente, que também preside o Sistema Faesc/Senar em Santa Catarina, foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em sessão solene realizada na segunda-feira (6).