ACESSAR O MENU

Turma da ATeG Ovinocaprinocultura de Corte de Fraiburgo encerra 2024 com resultados positivos

Turma da ATeG Ovinocaprinocultura de Corte de Fraiburgo encerra 2024 com resultados positivos
Produtores receberam certificados pela participação na ATeG. (Foto: divulgação)
SENAR
05 de Dezembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os resultados nas propriedades do grupo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Ovinocaprinocultura de Corte de Fraiburgo foram apresentados na última semana (29/11), durante evento que reuniu 30 produtores. A iniciativa é do Sistema Faesc/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC), em parceria com o Sindicato Rural do município e região.

Na abertura, o presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo, Alceu Vitalino Baldissera, agradeceu a presença dos participantes e destacou a evolução das propriedades após a implementação da ATeG. O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, comentou sobre a expressão da cadeia produtiva para o estado e frisou que a Assistência Técnica e Gerencial tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do setor.

A apresentação dos resultados foi feita pelo técnico de campo da ATeG, Fábio Melo Sordi, que demonstrou os ganhos, principalmente em estrutura, melhorias genéticas de rebanho, aumento de rebanho e de produção de cordeiro, além de destacar alguns resultados econômicos.

“Tivemos resultados muito positivos e renovamos o atendimento ao grupo por mais dois anos. Os produtores estão satisfeitos com a atividade e demonstraram interesse em ampliar seus planteis. Estão empolgados com as melhorias já alcançadas e almejam resultados ainda melhores”, afirmou o supervisor técnico da ATeG Rafael Loregian, que também falou sobre a importância da gestão realizada pela Assistência Técnica e Gerencial nas propriedades.

ATEG OVINOCAPRINOCULTURA DE CORTE

Implementada em Santa Catarina em 2016, a ATeG representa um avanço na capacitação dos produtores rurais, preparando-os para a condução das atividades agropecuárias com uma visão empresarial e o emprego de avançadas técnicas produtivas, de gestão e de controle.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o objetivo da Assistência Técnica e Gerencial é o aumento da produção, a evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida das propriedades rurais. “A ATeG tem transformado a realidade das propriedades da ovinocaprinocultura e, com todo o potencial existente em Santa Catarina, esse setor certamente crescerá significativamente nos próximos anos”.

Leia também

FAESC

|

25 de maio 2026

CNA divulga cartilha, vídeo e esclarece dúvidas sobre Reforma Tributária Conteúdos ajudam produtor rural a conhecer o tema e a se planejar.

SENAR

|

25 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC leva 497 treinamentos a todas as regiões de SC em junho O Sistema Faesc/Senar/SC programou 497 treinamentos para junho em Santa Catarina. As atividades alcançam todas as regiões do estado e abrangem ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), com foco na qualificação de produtores, trabalhadores rurais e famílias do campo.

SENAR

|

25 de maio 2026

Jovem de SC vivencia futuro do agro em intercâmbio nacional do SENAR O catarinense Cristiano Bordignon participou do intercâmbio técnico da 6ª edição do programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre os dias 22 e 30 de abril. A missão percorreu os Estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com programação que incluiu visitas técnicas, agendas institucionais e imersão em ambientes de inovação.

SENAR

|

22 de maio 2026

Capacitação em Lages prepara equipes do Saúde no Campo para atuação na Serra Os técnicos do Programa Saúde no Campo da serra catarinense participaram nesta semana de uma capacitação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

22 de maio 2026

Seminário regional de ovinocultura debate ampliação da cadeia produtiva em Palmitos O município de Palmitos, no Oeste catarinense, sediou no último sábado (16) o II Seminário Regional de Ovinocultura, evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e a administração municipal. Cerca de 100 pessoas participaram da programação, voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva de ovinos na região.

SENAR

|

21 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC destaca evolução da bovinocultura de corte em Seara Produtores rurais, lideranças e autoridades regionais participaram no último dia 15 em Seara da Avaliação de Resultados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar/SC, voltado à bovinocultura de corte. O encontro ocorreu no CTG Seara e Pampa, na Linha Vani, e reuniu participantes atendidos pelo serviço no município e na região.

FAESC

|

21 de maio 2026

Lei da Integração completa 10 anos com avanços nas relações entre agroindústrias e produtores integrados em SC Consolidada como um marco para a produção integrada no Brasil, a Lei da Integração completou 10 anos em maio de 2016. A legislação trouxe mais segurança, equilíbrio e transparência às relações comerciais entre agroindústrias e produtores integrados.

SENAR

|

20 de maio 2026

Família de apicultores de Içara conquista Selo ARTE e amplia mercado para todo o Brasil A agroindústria de mel ApisNectar, de Içara, conquistou no último dia 8 de maio o Selo ARTE, certificação federal que reconhece produtos artesanais de origem animal dentro dos padrões sanitários exigidos.