- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
7 de abril 2025
SENAR
7 de abril 2025
O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveram no Clube da Comunidade da Linha Marafon, no município de Saltinho (SC), o encerramento das atividades da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte. O encontro, realizado no fim de março, marcou a conclusão de um ciclo de dois anos de trabalho, com foco na melhoria da produtividade, da gestão e da sustentabilidade das propriedades.
O evento reuniu 30 produtores dos municípios de Campo Erê, Saltinho, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso e Anchieta, que compartilharam suas experiências e aprendizados com a ATeG. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural Marcelo Baptistella, a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra, o supervisor técnico da ATeG, Fernando Schneider, o prefeito de Saltinho Edimar Noronha de Freitas, o técnico de campo Edenilson de Mello de Oliveira e representantes da Secretaria de Agricultura.
Durante a programação, Edenilson destacou os avanços obtidos na gestão das propriedades, no aumento da produtividade e a melhoria da rentabilidade. O presidente Marcelo Baptistella ressaltou a importância da parceria com o Sistema Faesc/Senar e reafirmou o compromisso da entidade em apoiar iniciativas que fortaleçam o setor agropecuário regional. Também foi destacado o caso de sucesso do produtor Leandro Nicoli.
O objetivo neste ano, de acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, é dar continuidade à evolução técnica e gerencial nas propriedades, com novas turmas da ATeG e outras ações voltadas ao fortalecimento da pecuária de corte em todo o estado. Ele lembrou que desde sua criação, em 2016, a ATeG já beneficiou milhares de produtores na área de pecuária de corte.
“Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz e melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda. Vamos seguir investindo em conhecimento, tecnologia e capacitação para garantir que cada vez mais produtores tenham acesso a uma assistência de excelência e possam alcançar resultados sustentáveis para seus negócios rurais”, concluiu Pedrozo.
SOBRE A ATEG
Com duração de dois a quatro anos, a metodologia da ATeG é estruturada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem visitas mensais dos técnicos, além de acompanhamento contínuo à distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores e o serviço é oferecido gratuitamente aos produtores rurais.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: