ACESSAR O MENU

Turma da ATeG Pecuária de Corte encerra com sucesso em Santa Catarina

Turma da ATeG Pecuária de Corte encerra com sucesso em Santa Catarina
SENAR
04 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveram no Clube da Comunidade da Linha Marafon, no município de Saltinho (SC), o encerramento das atividades da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte. O encontro, realizado no fim de março, marcou a conclusão de um ciclo de dois anos de trabalho, com foco na melhoria da produtividade, da gestão e da sustentabilidade das propriedades.

O evento reuniu 30 produtores dos municípios de Campo Erê, Saltinho, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso e Anchieta, que compartilharam suas experiências e aprendizados com a ATeG. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural Marcelo Baptistella, a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra, o supervisor técnico da ATeG, Fernando Schneider, o prefeito de Saltinho Edimar Noronha de Freitas, o técnico de campo Edenilson de Mello de Oliveira e representantes da Secretaria de Agricultura.

Durante a programação, Edenilson destacou os avanços obtidos na gestão das propriedades, no aumento da produtividade e a melhoria da rentabilidade. O presidente Marcelo Baptistella ressaltou a importância da parceria com o Sistema Faesc/Senar e reafirmou o compromisso da entidade em apoiar iniciativas que fortaleçam o setor agropecuário regional. Também foi destacado o caso de sucesso do produtor Leandro Nicoli.

O objetivo neste ano, de acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, é dar continuidade à evolução técnica e gerencial nas propriedades, com novas turmas da ATeG e outras ações voltadas ao fortalecimento da pecuária de corte em todo o estado. Ele lembrou que desde sua criação, em 2016, a ATeG já beneficiou milhares de produtores na área de pecuária de corte.

“Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz e melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda. Vamos seguir investindo em conhecimento, tecnologia e capacitação para garantir que cada vez mais produtores tenham acesso a uma assistência de excelência e possam alcançar resultados sustentáveis para seus negócios rurais”, concluiu Pedrozo.

SOBRE A ATEG

Com duração de dois a quatro anos, a metodologia da ATeG é estruturada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem visitas mensais dos técnicos, além de acompanhamento contínuo à distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores e o serviço é oferecido gratuitamente aos produtores rurais.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas e comemora conquistas em São José do Cerrito O Sindicato do Produtor Rural de São José do Cerrito realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo a diretoria, além de associados, familiares e autoridades locais. O evento apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e antecipou projetos previstos para 2026.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca a força dos produtores em Bom Retiro O Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 11 de dezembro, em Bom Retiro, reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da liderança no meio rural. O evento contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados em Anita Garibaldi O Sindicato do Produtor Rural de Anita Garibaldi realizou, no dia 9 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais com produtores associados, dirigentes sindicais e convidados em evento no Lago Azul Campestre Clube.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e SAFRAS & MERCADO analisa cenário e perspectivas do milho e da soja O cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — duas potências do agronegócio brasileiro — foram o foco do último webinar do ano promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com a consultoria Safras & Mercado.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca resultados e planejamento para 2026 em Santa Terezinha O Sindicato Rural de Santa Terezinha realizou, no dia 11 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, com a participação de membros da diretoria e convidados. O encontro contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar-SC e teve como objetivo apresentar os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano, além de promover o alinhamento das estratégias para o fortalecimento do setor agropecuário no município.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne produtores e fortalece parcerias em Rio dos Cedros O Sindicato Rural de Rio dos Cedros realizou, no mês de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC. O encontro reuniu dirigentes sindicais, produtores, técnicos e representantes de entidades locais para avaliar as ações desenvolvidas ao longo do ano, promover a prestação de contas e reforçar a integração entre as instituições que atuam no fortalecimento do meio rural no município.

FAESC

|

17 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne produtores e debate desafios do campo em Major Vieira O Sindicato do Produtor Rural de Major Vieira realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo produtores, dirigentes sindicais e convidados no Centro Comunitário do município. O evento contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC e foi marcado por debates relevantes sobre temas atuais do meio rural, além da assembleia geral da entidade.