ACESSAR O MENU

Turma da ATeG Pecuária de Corte encerra com sucesso em Santa Catarina

Turma da ATeG Pecuária de Corte encerra com sucesso em Santa Catarina
SENAR
04 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveram no Clube da Comunidade da Linha Marafon, no município de Saltinho (SC), o encerramento das atividades da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte. O encontro, realizado no fim de março, marcou a conclusão de um ciclo de dois anos de trabalho, com foco na melhoria da produtividade, da gestão e da sustentabilidade das propriedades.

O evento reuniu 30 produtores dos municípios de Campo Erê, Saltinho, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso e Anchieta, que compartilharam suas experiências e aprendizados com a ATeG. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural Marcelo Baptistella, a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra, o supervisor técnico da ATeG, Fernando Schneider, o prefeito de Saltinho Edimar Noronha de Freitas, o técnico de campo Edenilson de Mello de Oliveira e representantes da Secretaria de Agricultura.

Durante a programação, Edenilson destacou os avanços obtidos na gestão das propriedades, no aumento da produtividade e a melhoria da rentabilidade. O presidente Marcelo Baptistella ressaltou a importância da parceria com o Sistema Faesc/Senar e reafirmou o compromisso da entidade em apoiar iniciativas que fortaleçam o setor agropecuário regional. Também foi destacado o caso de sucesso do produtor Leandro Nicoli.

O objetivo neste ano, de acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, é dar continuidade à evolução técnica e gerencial nas propriedades, com novas turmas da ATeG e outras ações voltadas ao fortalecimento da pecuária de corte em todo o estado. Ele lembrou que desde sua criação, em 2016, a ATeG já beneficiou milhares de produtores na área de pecuária de corte.

“Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz e melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda. Vamos seguir investindo em conhecimento, tecnologia e capacitação para garantir que cada vez mais produtores tenham acesso a uma assistência de excelência e possam alcançar resultados sustentáveis para seus negócios rurais”, concluiu Pedrozo.

SOBRE A ATEG

Com duração de dois a quatro anos, a metodologia da ATeG é estruturada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem visitas mensais dos técnicos, além de acompanhamento contínuo à distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores e o serviço é oferecido gratuitamente aos produtores rurais.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

SENAR

|

11 de março 2026

Sistema FAESC/SENAR fortalece relação com produtores e parceiros do agro na EXPO FEMI 2026 A EXPO FEMI 2026, realizada recentemente em Xanxerê, contou com a presença do Sistema Faesc/Senar, que aproveitou o evento para fortalecer o relacionamento com produtores rurais, lideranças do setor e parceiros institucionais.

SENAR

|

11 de março 2026

SAÚDE NO CAMPO Treinamento prepara técnicos de saúde para atender famílias rurais no Oeste e Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos promove, de 10 a 12 de março, em Chapecó, uma capacitação voltada a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuarão no Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

10 de março 2026

Curso Técnico em Zootecnia inicia nova turma em Seara e fortalece a formação para o agronegócio O Polo de Seara promoveu, no último sábado (7), a aula inaugural do Curso Técnico em Zootecnia, formação gratuita voltada à qualificação de profissionais para atuar com eficiência, inovação e sustentabilidade na produção rural.

FAESC

|

6 de março 2026

Talento, dedicação e competências que movem o agro O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um momento para reconhecer a força, a dedicação e o protagonismo feminino em todos os setores da sociedade.

SENAR

|

6 de março 2026

Treinamentos fortalecem expansão do Programa Saúde no Campo em Santa Catarina Após a capacitação realizada em Florianópolis no fim de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu novos treinamentos com supervisores e técnicos do Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.