Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro
FAESC
26 de Janeiro de 2026
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/Senar

A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio. Para ajudar produtores e profissionais do campo a compreenderem o novo cenário e se prepararem para o período de transição, está disponível no Senar Play o treinamento gratuito “Reforma Tributária: impactos e estratégias para o agro”, com 28 horas de duração e prazo de 30 dias para conclusão.

O Sistema Faesc/Senar reforça que essa é oportunidade importante para quem busca informação e preparo diante das mudanças que já estão em andamento e tendem a influenciar decisões de gestão e competitividade no setor agropecuário nos próximos anos.

A proposta do curso é apresentar, de forma acessível e prática, as principais estratégias para que produtores, gestores e profissionais do agronegócio compreendam e se preparem para os impactos desse novo modelo de tributação. Acesse e participe: https://ead.senar.org.br/.

CONHEÇA CADA MÓDULO DA CAPACITAÇÃO

Dividida em quatro módulos, a capacitação inicia com uma abordagem geral sobre a Reforma Tributária como um novo paradigma para a sociedade brasileira. Essa etapa destacará as principais mudanças trazidas pela Emenda Constitucional 132/2023, pela Lei Complementar 214/2025 e regulamentação da Receita Federal, e os aspectos atuais da nova tributação.

Em seguida, o curso aprofunda o tema do regime diferenciado e favorecido para o setor, trazendo pontos como a obrigatoriedade de adesão para produtores com faturamento acima de R$ 3,6 milhões ao ano, além de detalhar alíquotas reduzidas para insumos e produtos agropecuários e alíquotas zero para itens como ovos, hortaliças e frutas. Também é discutida a cesta básica, que pode ser isenta ou ter alíquota reduzida.

Na terceira etapa, o participante é orientado a identificar oportunidades e riscos para o negócio rural, avaliando questões fundamentais como a diferença entre atuar como pessoa física ou jurídica, o aumento do controle administrativo e os impactos no fluxo de caixa. O curso ainda dedica espaço para analisar contratos como barter, integração agroindustrial, arrendamento e parceria.

Por fim, o conteúdo propõe um olhar prático sobre a transição e o planejamento ao indicar quando iniciar testes, quais setores de uma propriedade devem ser impactados e como construir um planejamento estratégico para enfrentar o novo cenário com mais segurança.

CALCULADORA

Outra ferramenta que auxilia os produtores nesse processo é a calculadora da Reforma Tributária, disponível gratuitamente no site da entidade. A ferramenta permite ao produtor ou contador fazer um planejamento e melhor gestão fiscal da sua atividade, além de simular o valor da CBS e do IBS a serem pagos. A Faesc reforça que todos aproveitem essa ferramenta gratuita, que oferece mais segurança e previsibilidade para o planejamento tributário e financeiro do setor rural catarinense. Acesse a calculadora pelo banner no site: https://sistemafaesc.com.br/.

Leia também

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.