Sistema FAESC/SENAR apoia 2º Seminário Leite em Foco promovido pelo Sindicato Rural de Água Doce

Sistema FAESC/SENAR apoia 2º Seminário Leite em Foco promovido pelo Sindicato Rural de Água Doce
O Sindicato Rural de Água Doce, por meio do Núcleo de Bovinocultura de Leite, promoveu, no dia 2 de julho, o 2º Seminário Leite em Foco. O Sistema Faesc/Senar esteve entre os apoiadores do evento, que reuniu produtores rurais, profissionais e especialistas para debater os principais desafios e as oportunidades da pecuária leiteira.
FAESC
13 de Julho de 2026
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

O Sindicato Rural de Água Doce, por meio do Núcleo de Bovinocultura de Leite, promoveu, no dia 2 de julho, o 2º Seminário Leite em Foco. O Sistema Faesc/Senar esteve entre os apoiadores do evento, que reuniu produtores rurais, profissionais e especialistas para debater os principais desafios e as oportunidades da pecuária leiteira.

A programação priorizou a troca de conhecimentos e apresentou conteúdos relacionados à gestão das propriedades, à criação de bezerras, à produtividade dos rebanhos e aos impactos da reforma tributária sobre o agronegócio. Ao longo do dia, quatro especialistas compartilharam experiências e orientações sobre áreas que influenciam diretamente os resultados da atividade leiteira.

Programação contou com explanação de lideranças e palestras voltadas ao setor leiteiro. (Foto Next Agência) 

A primeira palestra foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e supervisor técnico da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, Guilherme Romani Mello. Ele abordou a contribuição da ATeG para a gestão das propriedades rurais, com destaque para o acompanhamento de indicadores, a organização das informações e o uso de dados como suporte para decisões mais seguras e eficientes. A iniciativa contou com explanação do supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro.

Contribuição da ATeG do Sistema Faesc/Senar para a gestão das propriedades rurais esteve entre os assuntos em destaque. (Foto Next Agência) 

Na sequência, o gerente distrital da Alta, Timotheo Silveira, apresentou a palestra “Vacas do futuro: o papel da criação de bezerras na sustentabilidade do rebanho”. Com experiência nas áreas de genética, manejo, gestão e desenvolvimento de sistemas de produção de leite, ele destacou os cuidados necessários com as futuras matrizes para assegurar a continuidade, a eficiência produtiva e a sustentabilidade dos rebanhos.

A programação da manhã foi encerrada pela gerente técnica e comercial da Alltech em Santa Catarina, Laiz Perazzoli. A profissional tratou dos fatores que limitam a produção de leite e apresentou orientações para a identificação de aspectos que podem comprometer o desempenho dos animais e os resultados econômicos da atividade.

No período da tarde, o contador e sócio da Patronus Contabilidade, Eduardo Rigo, encerrou o ciclo de palestras com o tema “Reforma Tributária no Agro: desafios e oportunidades para o produtor rural”. A apresentação esclareceu pontos que exigem atenção dos produtores diante das mudanças previstas e de seus possíveis reflexos na gestão, nos custos e na organização das atividades rurais.

De acordo com o Sindicato Rural de Água Doce, a realização da segunda edição consolida o propósito do Núcleo de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural de Água Doce de oferecer espaços para atualização, troca de experiências e acesso a informações capazes de contribuir para o desenvolvimento da atividade leiteira na região.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, encontros dessa natureza aproximam o conhecimento técnico da realidade vivida no campo e auxiliam os produtores a enfrentar os desafios da atividade. “O setor leiteiro exige gestão eficiente, qualificação permanente e acesso a informações confiáveis. O Sistema Faesc/Senar é parceiro de eventos e ações que contribuam para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e de todos os segmentos do agronegócio. Ao apoiar espaços de capacitação e troca de experiências, contribuímos para que os produtores tomem decisões mais seguras, melhorem os resultados das propriedades e cresçam de forma sustentável”, afirmou.

O 2º Seminário Leite em Foco foi organizado por profissionais ligados à medicina veterinária, à gestão e à produção rural. A comissão estruturou uma programação diversificada, com a integração de assuntos técnicos, produtivos, gerenciais e tributários.

Além do Sistema Faesc/Senar, apoiaram o evento Nutrepampa, Sertaneja, Pioner, Alta, Arenales, Energix, Mahindra, Piracanjuba Procampo, Cooperpasso, Macrogem, Multirural/Copérdia, Ourofino, Coasul, Cresol, Iamax, Alltech, Virbac/Basso Pancotte, Boehringer, Ordemilk, Tirol, Bioselect, StAgro e Elanco/Diamaju.

*Com informações da Assessoria do Sindicato Rural de Água Doce

Leia também

FAESC

|

13 de agosto 2026

Ação já percorreu o equivalente a 8,4 voltas no planeta para manter o campo limpo Em atividade desde o ano 2000, Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos já rodou aproximadamente 338 mil quilômetros, distância equivalente a 8,4 voltas ao planeta.

SENAR

|

12 de agosto 2026

Programa Saúde do Homem Rural reúne cerca de 170 participantes em São Martinho Iniciativa do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural local promoveu exames preventivos, palestras e atividades voltadas à saúde e à qualidade de vida no campo

FAESC

|

12 de agosto 2026

FAESC reforça importância de antecipar a Declaração do ITR A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2026.

SENAR

|

6 de agosto 2026

ATeG Pecuária de Corte encerra turma com avanços em produtividade e gestão rural Encontro promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba apresentou resultados técnicos e econômicos alcançados pelas propriedades atendidas

SENAR

|

4 de agosto 2026

Programa Saúde do Homem amplia acesso a consultas, exames e vacinação em Imbituba Ação promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Imaruí reuniu produtores, familiares e lideranças em uma programação dedicada à prevenção e à qualidade de vida

SENAR

|

3 de agosto 2026

Evento técnico reúne produtores para discutir manejo de pastagens de inverno em Braço do Norte Capacitação reuniu 70 participantes e abordou cultivares de aveia e azevém, adubação, correção do solo e manejo dos piquetes

SENAR

|

3 de agosto 2026

Oficina técnica orienta produtores sobre manejo do maracujá em Urussanga Evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar abordou produção de mudas, pré-plantio e estratégias para reduzir problemas na próxima safra

FAESC

|

30 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR e INSS concluem 2º treinamento para profissionais de Sindicatos Rurais de SC Encontro reuniu representantes das regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste para atualização sobre legislação previdenciária e benefícios rurais

SENAR

|

29 de julho 2026

Evento do Programa Saúde do Homem e da Mulher reúne 350 pessoas em Anitápolis O acesso às ações de prevenção e diagnóstico precoce mobilizaram inúmeras famílias rurais em Anitápolis. O Programa Saúde do Homem e Saúde da Mulher, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Tubarão, reuniu cerca de 350 participantes em uma programação que contou com exames preventivos, palestras e orientações sobre saúde, segurança e qualidade de vida.

SENAR

|

27 de julho 2026

Dia de Campo fortalece apicultura e orienta produtores sobre formação de pasto apícola Atividade promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, com o apoio do Sindicato Rural de Galvão, contou com orientações técnicas e demonstrações práticas

SENAR

|

27 de julho 2026

Manejo sanitário é tema de Oficina Técnica da ATeG no Oeste catarinense Um grupo de produtores rurais participou de uma oficina técnica sobre manejo sanitário de caprinos, realizada na propriedade de Silvio Bortoletti, na Linha Pelotas, interior de Arabutã, no Oeste catarinense. A atividade integrou as ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Concórdia. Este foi o primeiro evento da ATeG na área de caprinocultura na região.