SENAR
11 de setembro 2025
O Projeto Retificar, que está em fase final na região Norte, foi um dos principais temas da reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizada na última quinta-feira (11), em Canoinhas. O encontro reuniu nove dirigentes sindicais do Planalto Norte catarinense para discutir desafios e oportunidades do agronegócio na região.
As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pelo vice-presidente regional da Faesc, Francisco Eraldo Konkol e pelo presidente do Sindicato Rural de Canoinhas, Edmilson Verka.
Estiveram presentes no evento o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde de SC (Semae), Emerson Luciano Stein; a prefeita de Canoinhas Juliana Maciel; o vice-presidente de secretaria, Enori Barbieri; o vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza; o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi; o chefe da Divisão de Meio Ambiente da Epagri, Hugo Mazon; secretários de agricultura dos municípios da região; entre outras lideranças.
Durante o encontro, Pedrozo destacou a relevância da presença do secretário para atualizar os dirigentes sindicais sobre o andamento do Projeto RetifiCAR. “Foi um momento importante para avaliarmos o impacto dessa iniciativa estratégica voltada à regularização e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Santa Catarina”, afirmou.
Implementado neste ano no Norte do Estado, o projeto visa apoiar os produtores na retificação do CAR, etapa essencial para assegurar a regularização ambiental das propriedades, conforme prevê o Código Florestal Brasileiro. “Entregamos a regularização de 500 cadastros por meio dessa importante parceria que envolve o Governo do Estado, a Faesc e a CNA”, ressaltou o secretário Stein.
Em nome da Faesc e da CNA, o presidente Pedrozo agradeceu à Semae pela parceria e frisou que os principais beneficiados são os produtores rurais. “A atuação da Secretaria tem sido imprescindível no apoio à análise dos cadastros retificados no estado, o que é essencial para o avanço das etapas de regularização ambiental dos imóveis”, enfatizou.
Além do RetifiCAR, foram discutidos temas como o Programa Saúde no Campo, a parceria com o Icasa, as ações de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outros.
A programação também contou com explanação dos demais diretores da Faesc e do superintendente do Senar/SC que destacaram o papel estratégico dos Sindicatos e se colocaram-se à disposição para atender às demandas das entidades, reafirmando o compromisso de fortalecer a atuação local. Por fim, os dirigentes sindicais apresentaram a realidade de suas entidades e reforçaram a relevância da parceria com o Sistema Faesc/Senar.
O encontro contou, ainda, com a presença da diretoria e da equipe do Sindicato Rural de Canoinhas, e da supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss.