SENAR
22 de outubro 2026
FAESC
21 de outubro 2026
O início da vida profissional representa uma etapa de descobertas, responsabilidades e adaptação às exigências do mercado de trabalho. Em Xanxerê, jovens têm a oportunidade de viver essa experiência por meio do Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê e a MBRF.
No município, o programa oferece o curso de Aprendizagem Rural – Auxiliar Administrativo e Financeiro, que associa formação teórica à prática profissional dentro da empresa. A proposta prepara os participantes para o ingresso no mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais exigidas no ambiente corporativo.
Os jovens que integram a turma relatam mudanças na forma de encarar o futuro e a própria vida profissional. Os depoimentos mostram que a experiência ultrapassa o aprendizado técnico e também contribui para a autonomia, a organização pessoal, a convivência, a responsabilidade e a compreensão sobre as relações no ambiente de trabalho.
EXPERIÊNCIAS QUE TRANSFORMAM
Para Matheus Antonio Gavasso Alves, a iniciativa representa uma oportunidade de conhecer novas atividades e dar os primeiros passos na vida profissional. “Esse programa ajuda a pessoa a conhecer coisas novas e pode ser um início no mundo do trabalho para menores aprendizes. A gente também aprende a mexer em computadores, Word, Excel e PowerPoint”, relata. Ele destaca, ainda, a possibilidade de contratação pela empresa, conforme o desempenho e as condições de cada aprendiz.
A experiência também tem contribuído para que Kamilly da Cruz Antunes compreenda melhor as responsabilidades da vida adulta. “É algo muito bom, que contribui para o aprendizado e o crescimento profissional. Podemos ter mais conhecimento da vida adulta, mais compromisso com os deveres, saber administrar nosso dinheiro e conquistar nossas coisas”, afirma. Ela reconhece a contribuição do programa para a formação e as oportunidades profissionais.
A educação financeira aparece entre os conhecimentos mais valorizados pelos participantes. Ana Karolina Brunetto Kopsel considera que o conteúdo deveria integrar também o currículo escolar. “A parte mais útil e importante que aprendemos é a financeira. Agora tenho mais noção e conhecimento sobre o assunto e interpreto o mundo de uma forma diferente”, observa.
A jovem destaca que o aprendizado em organização, ferramentas digitais e relações profissionais modificou sua rotina e sua visão de futuro. “Na MBRF está sendo uma experiência ótima. Estou aprendendo muito, evoluindo como pessoa e como profissional. Sou cada vez mais responsável, capaz e preparada para o futuro, mudanças e desafios”. Apesar das dificuldades iniciais para conciliar os estudos com as novas responsabilidades, ela afirma que se adaptou e escolheria participar novamente do programa.
Para Débora Leticia Nery da Silva, a formação também ajudou a superar a timidez e a desenvolver habilidades sociais. “É uma experiência incrível. Conheci pessoas novas e, aos poucos, fui perdendo a vergonha de conversar com os outros. Aprendi matemática financeira, saúde no trabalho, pacote Office e a administrar meu próprio dinheiro. Se eu voltasse no tempo, faria tudo de novo”, conta.
Guilherme Dias Woitexem compartilha dessa percepção. Segundo ele, o contato com o ambiente empresarial proporciona uma preparação para a vida adulta, especialmente pelo desenvolvimento da responsabilidade, de valores pessoais e da capacidade de controlar a própria renda.
CONHECIMENTO E RESPONSABILIDADE
Os relatos também destacam a qualidade da formação e o ambiente de aprendizagem. Enzo Fiorin Teles Mendes avalia positivamente a relação entre o Senar/SC, Sindicato Rural e a MBRF. “Contam com ambientes saudáveis, que ensinam a gente todo dia a ser uma pessoa melhor, sempre prezando pelo respeito, integridade, qualidade, segurança e ética”. Ele também elogia os materiais didáticos e a qualificação dos professores.
Na avaliação de Isabela Dalorsoleta, o programa oferece uma base de conhecimentos para a vida profissional. “O curso é completo e abrange conteúdos que nos ensinam técnicas para criar uma futura empresa. Além disso, aprendemos trabalhar em equipe, criando vínculos”. Sobre a experiência na MBRF, a jovem destaca o aprendizado relacionado ao comportamento profissional, à ética e à segurança.
Enzo Gabriel Gomes Ferreira ressalta a atenção dedicada aos aprendizes e a diversidade dos conteúdos. Entre os conhecimentos adquiridos, menciona ética, empreendedorismo, processos administrativos, organização e projeto de vida.
FORMAÇÃO PARA O FUTURO
O instrutor do Senar/SC, Evandro Cláudio Alves, considera o Programa Jovem Aprendiz Cotista uma ferramenta de inclusão social, cidadania e transformação de vidas. Para muitos participantes, representa o primeiro acesso à formação profissional qualificada e a uma experiência concreta no mercado de trabalho.
“Como instrutor, meu papel supera o de simplesmente transmitir conteúdos técnicos sobre a rotina do campo ou da agroindústria. Minha missão é acolher, incentivar, desenvolver atitudes profissionais e mostrar a eles a relevância do setor”, afirma.
Evandro observa, ainda, que acompanhar o desenvolvimento dos alunos e suas conquistas constitui uma das maiores satisfações da atividade. “Saber que o trabalho do Senar/SC contribui diretamente para abrir portas, realizar sonhos e mudar a realidade de tantos jovens e de suas famílias é o que torna essa jornada incomparável.”
A assistente de Treinamento, Desenvolvimento e Aprendizagem (FHS) da MBRF, Solange Dassi, salienta que o programa Jovem Aprendiz representa uma oportunidade de formação que vai além da primeira experiência profissional. “É o início de uma jornada de aprendizado, desenvolvimento e construção de sonhos. Na MBRF, abrir as portas para os jovens significa acreditar no potencial de cada um, incentivar novos talentos e contribuir para a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado. Ao longo dessa experiência, eles desenvolvem responsabilidade, trabalho em equipe e compreendem valores essenciais, como segurança, respeito e colaboração, além de conhecerem as práticas e os valores da empresa.”
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o programa atende a duas necessidades fundamentais. Uma delas é oferecer oportunidades de inserção profissional aos jovens e outra é suprir a demanda das empresas rurais por trabalhadores qualificados.
“O setor agropecuário precisa cada vez mais de profissionais qualificados, preparados para lidar com novas tecnologias, gestão e processos produtivos. Ao oferecermos formação técnica aliada à experiência prática, contribuímos para que esses jovens iniciem a vida profissional com conhecimento, responsabilidade e perspectivas de crescimento.”

Programa prepara os participantes para o ingresso no mercado de trabalho. (Foto Divulgação)
OPORTUNIDADES PARA EMPRESAS
O Senar/SC mantém o Programa Jovem Aprendiz Cotista em diferentes regiões do Estado e recebe manifestações de interesse de empresas rurais para a formação de turmas em 2026 e 2027.
As atividades ocorrem por meio das Unidades de Aprendizagem Rural de Fraiburgo, São Joaquim, Papanduva e Xanxerê, em parceria com os respectivos Sindicatos Rurais. A instituição também atua em conjunto com o Senai para atender empresas em Canoinhas, Mafra, Santa Cecília, Palma Sola e outros municípios catarinenses.
Entre as formações com inscrições abertas estão a de Aprendizagem Rural – Supervisor Agrícola, com 800 horas e Aprendizagem Rural – Auxiliar Administrativo e Financeiro, com 960 horas. Nas unidades mantidas em parceria com o Senai, há opções como Assistente de Planejamento e Controle da Produção, Assistente em Processos de Gestão e Controle de Materiais e Assistente Administrativo.
O modelo combina aulas teóricas com experiências práticas nas empresas contratantes ou, conforme a idade dos participantes e as características das atividades, em ambientes simulados. As vagas destinam-se às empresas rurais contribuintes do Senar/SC, de acordo com a disponibilidade das turmas e a demanda regional.
Pela legislação da aprendizagem profissional, as empresas sujeitas à cota devem contratar aprendizes de 14 a 24 anos, mediante contrato específico, e assegurar sua matrícula e frequência nos cursos. Para pessoas com deficiência, não há limite máximo de idade.
Empresas interessadas podem solicitar vagas pelo e-mail aprendizagem@senar.com.br, com a informação da razão social, CNPJ ou CAEPF, município, número de aprendizes e período desejado para abertura das vagas.