Reunião da CADEC Avicultura de Corte discute avanços e desafios em Seara

Reunião da CADEC Avicultura de Corte discute avanços e desafios em Seara
FAESC
23 de Julho de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC

Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre produtores e indústria e buscar soluções conjuntas para os desafios do setor, foi realizada na última sexta-feira, dia 18 de julho, no Auditório do Sindicato Rural de Seara, uma reunião da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) na área de avicultura de corte da unidade da JBS de Seara. O encontro teve o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural local, o que reafirmou o compromisso com o desenvolvimento sustentável da atividade avícola em Santa Catarina.

A reunião contou com uma pauta diversificada e estratégica para o momento do setor. Entre os principais temas esteve a análise da planilha de custos, com atenção especial aos custos elevados durante o inverno rigoroso. Nesse sentido, será realizada uma revisão quantitativa de itens como lenha, energia, mão de obra, entre outros. Também foi apresentada uma proposta de reajuste na remuneração, com foco no aumento do preço pago por quilo do frango.

Os assuntos gerais contemplaram pontos fundamentais para a eficiência produtiva e a relação entre integrado (produtor) e integradora (indústria). Os gerentes apresentaram a automação do sistema de carregamento de ração por meio de robôs e esclareceram que o peso registrado é acompanhado e auferido durante a pesagem. Também foram abordados temas como a classificação do percentual de calo de pé, considerada pela indústria e pelos produtores, além da apresentação dos lotes que compõem a meta semanal de conversão alimentar e de calo de pé.

O encontro contou com a participação do membro representante da Faesc na Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA e coordenador da Cadec, Gilmar Antônio Zanluchi, que contribuiu com importantes reflexões sobre o cenário da avicultura e o papel estratégico das Cadecs na busca por avanços ao setor. “Reuniões como essas reforçam a importância do diálogo constante e da busca por melhorias contínuas nas relações contratuais e nos processos produtivos, o que é estratégico para a competitividade da avicultura catarinense”.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, as reuniões das Cadecs têm se consolidado como importantes instrumentos previstos na Lei da Integração para fortalecer o diálogo e promover o equilíbrio nas relações entre produtores e agroindústrias em Santa Catarina. “O modelo, que conta com total apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, tem promovido avanços significativos na construção de soluções conjuntas, na transparência das informações e na valorização do trabalho dos produtores integrados”.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

23 de julho 2025

Sistema FAESC/SENAR e SINDICATO RURAL DE POUSO REDONDO destacam o sucesso da 1ª Expoagro Alto Vale O Sindicato Rural de Pouso Redondo, a Associação Empresarial do município (AEPR), o Sistema Faesc/Senar e demais parceiros comemoram o sucesso da 1ª Expoagro Alto Vale, realizada neste mês no município de Pouso Redondo, no Vale do Itajaí.

FAESC

|

23 de julho 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho destaca estratégias para fortalecer o setor produtivo, durante Seminário de Líderes Fortalecer o desenvolvimento sustentável no campo foi o foco do Seminário de Líderes Rurais, promovido neste mês pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho, com o apoio do Sistema Faesc/Senar.

FAESC

|

23 de julho 2025

Reunião da CADEC Avicultura de Corte discute avanços e desafios em Seara Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre produtores e indústria e buscar soluções conjuntas para os desafios do setor, foi realizada na última sexta-feira, dia 18 de julho, no Auditório do Sindicato Rural de Seara, uma reunião da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) na área de avicultura de corte da unidade da JBS de Seara.

FAESC

|

21 de julho 2025

Seminário de Líderes Rurais debate desafios e oportunidades do agronegócio em Canoinhas Os desafios e as oportunidades do agronegócio foram destaques no Seminário de Líderes Rurais promovido recentemente, na sede da Assenca, pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas. O evento, que também oportunizou apresentar um balanço das ações da entidade, reuniu autoridades políticas e do agronegócio, técnicos e produtores rurais.

FAESC

|

18 de julho 2025

Sistema FAESC/SENAR reforça o compromisso com o campo, durante reinauguração do Sindicato Rural de Campo Alegre O Sistema Faesc/Senar reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das entidades sindicais e com a qualidade no atendimento aos produtores rurais durante recente ato de reinauguração da sede do Sindicato Rural de Campo Alegre.

FAESC

|

15 de julho 2025

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara.

FAESC

|

15 de julho 2025

Energia elétrica para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.