FAESC
25 de julho 2025
FAESC
23 de julho 2025
Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre produtores e indústria e buscar soluções conjuntas para os desafios do setor, foi realizada na última sexta-feira, dia 18 de julho, no Auditório do Sindicato Rural de Seara, uma reunião da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) na área de avicultura de corte da unidade da JBS de Seara. O encontro teve o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural local, o que reafirmou o compromisso com o desenvolvimento sustentável da atividade avícola em Santa Catarina.
A reunião contou com uma pauta diversificada e estratégica para o momento do setor. Entre os principais temas esteve a análise da planilha de custos, com atenção especial aos custos elevados durante o inverno rigoroso. Nesse sentido, será realizada uma revisão quantitativa de itens como lenha, energia, mão de obra, entre outros. Também foi apresentada uma proposta de reajuste na remuneração, com foco no aumento do preço pago por quilo do frango.
Os assuntos gerais contemplaram pontos fundamentais para a eficiência produtiva e a relação entre integrado (produtor) e integradora (indústria). Os gerentes apresentaram a automação do sistema de carregamento de ração por meio de robôs e esclareceram que o peso registrado é acompanhado e auferido durante a pesagem. Também foram abordados temas como a classificação do percentual de calo de pé, considerada pela indústria e pelos produtores, além da apresentação dos lotes que compõem a meta semanal de conversão alimentar e de calo de pé.
O encontro contou com a participação do membro representante da Faesc na Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA e coordenador da Cadec, Gilmar Antônio Zanluchi, que contribuiu com importantes reflexões sobre o cenário da avicultura e o papel estratégico das Cadecs na busca por avanços ao setor. “Reuniões como essas reforçam a importância do diálogo constante e da busca por melhorias contínuas nas relações contratuais e nos processos produtivos, o que é estratégico para a competitividade da avicultura catarinense”.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, as reuniões das Cadecs têm se consolidado como importantes instrumentos previstos na Lei da Integração para fortalecer o diálogo e promover o equilíbrio nas relações entre produtores e agroindústrias em Santa Catarina. “O modelo, que conta com total apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, tem promovido avanços significativos na construção de soluções conjuntas, na transparência das informações e na valorização do trabalho dos produtores integrados”.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: