Sistema Faesc/Senar conscientiza e capacita Sindicatos Rurais sobre Lei Geral de Proteção de Dados

Sistema Faesc/Senar conscientiza e capacita Sindicatos Rurais sobre Lei Geral de Proteção de Dados
FAESC
11 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC) promoveu nesta quarta-feira (10) um Workshop on-line com foco para nivelamento e a conscientização sobre a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei n° 13.709/2018. O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais de todo o estado.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, conduziu a abertura e ressaltou que é fundamental conscientizar os representantes dos Sindicatos Rurais sobre as implicações e os requisitos dessa legislação, bem como sobre as ramificações legais e práticas da LGPD. Frisou que o propósito também foi alertar sobre os riscos associados à exposição de documentos dos produtores e instruir em relação aos cuidados necessários para garantir o sigilo das informações, não apenas nos documentos, mas também durante o atendimento aos produtores rurais. “Com isso, asseguramos a proteção, privacidade e transparência dos dados dos clientes/associados e produtores rurais”.

Por fim, Pedrozo destacou a importância de manter o trabalho de atendimento aos associados e produtores rurais, enfatizando que “a LGPD não é um impeditivo para esse serviço, mas sim uma oportunidade para aprimorá-lo ainda mais”.

O workshop foi conduzido pelo especialista em governança corporativa, governança de dados e segurança da informação, Allan Machado Kovalscki, que iniciou sua apresentação com um vídeo demonstrando um exemplo prático sobre a relevância da LGPD.

Seguiu com a abordagem de temas como o ciclo de vida dos dados, fundamentos, princípios, atores envolvidos na LGPD, direitos dos titulares, uso compartilhado de dados, responsabilidade dos controladores e operadores de dados, instâncias condenatórias, governança em proteção de dados, relatório de impacto à proteção de dados, elaboração do inventário de dados, vantagens na implementação de governança de dados, exemplos práticos do tratamento de dados nos Sindicatos Rurais, entre outros.

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade, de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa. A legislação regula as atividades e o tratamento desses dados entre empresas, órgãos públicos e pessoas físicas. Também é aplicada em dados que são tratados fora do Brasil, desde que tenham sido coletados dentro do território nacional.

SOBRE O PALESTRANTE

Especialista em Governança Corporativa, Governança de Dados e Segurança da Informação, Allan Machado Kovalscki atua no mercado público e privado. Com conhecimento em implementação de estruturas e processos de Governança, bem como na aplicação prática e execução de atividades correlatas, é palestrante e consultor para implementação da Governança de Dados, com foco na adequação à LGPD.

Leia também

FAESC

|

7 de março 2025

Governo Federal atualiza Sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) informou recentemente que o novo sistema CAF 3.0 está previsto para iniciar neste mês. A versão atualizada do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) possibilita acesso a mais de 20 políticas públicas, além de outras inovações implementadas na atualização do sistema.

SENAR

|

5 de março 2025

Senar/SC promove cerca de 400 cursos gratuitos no mês de março A iniciativa, realizada em parceria dos Sindicatos Rurais, visa promover conhecimentos e auxiliar no aperfeiçoamento de técnicas para implementar nas atividades do campo.

SENAR

|

28 de fevereiro 2025

Show Tecnológico Copercampos: ações do Sistema CNA/FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Campos Novos impactam cerca de 1.500 pessoas A Carreta Agro pelo Brasil e o estande do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Campos Novos receberam mais de 1.500 visitantes, durante os três dias de Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos (SC). Autoridades políticas e lideranças do agronegócio, produtores rurais, estudantes e profissionais do setor tiveram acesso a conhecimentos, tecnologias e inovações.

FAESC

|

27 de fevereiro 2025

Carreta Agro pelo Brasil: tecnologia e inovações em evidência no Show Tecnológico Copercampos A Carreta Agro pelo Brasil fez sua segunda parada em Santa Catarina e, desta vez, está no Show Tecnológico Copercampos ao lado do estande do Sistema Faesc/Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos.

FAESC

|

25 de fevereiro 2025

Carreta Agro pelo Brasil presente no Show Tecnológico Copercampos a partir desta terça-feira Depois do sucesso da participação no Itaipu Rural Show, a carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar/ICNA marcará presença no Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos, a partir desta terça-feira, dia 25.

FAESC

|

25 de fevereiro 2025

Carreta Agro pelo Brasil atrai público expressivo no Itaipu Rural Show Com uma programação diversificada, a Carreta Agro pelo Brasil atraiu a atenção de público expressivo, na última semana (19 a 22/02), durante o Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, no oeste catarinense.

FAESC

|

21 de fevereiro 2025

Faesc protesta contra a suspensão do Plano-Safra 24/25 A suspensão das linhas de crédito rural do Plano-Safra 24/25, anunciada nesta semana, foi recebida com preocupação pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

20 de fevereiro 2025

Carreta Agro pelo Brasil apresenta ações do Sistema CNA/FAESC/SENAR e Sindicatos Rurais Iniciativa consolidada do Sistema CNA/Senar, a carreta Agro pelo Brasil é destaque no 26º Itaipu Rural Show – evento que iniciou nesta quarta-feira (19) e segue até sábado (22), no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho.

FAESC

|

19 de fevereiro 2025

Protagonismo feminino: Sistema Faesc/Senar investe na qualificação de mulheres rurais A participação das mulheres no agronegócio cresce expressivamente, fortalecendo cada vez mais o protagonismo feminino no setor. Comprometido com a qualificação e a profissionalização no campo, o Sistema Faesc/Senar tem concentrado esforços para fomentar e ampliar o acesso das mulheres aos cursos, treinamentos e assistência gratuitos, incentivando sua participação nas mais diversas atividades do segmento agropecuário.

FAESC

|

14 de fevereiro 2025

Carreta Agro pelo Brasil leva tecnologia e inovação ao Itaipu Rural Show A carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar terá uma intensa programação no 26º Itaipu Rural Show, no período de 19 a 22 de fevereiro, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho, Oeste Catarinense. Com uma estrutura moderna, a iniciativa proporcionará aos produtores rurais uma verdadeira imersão em tecnologia, inovação e conhecimento.

FAESC

|

14 de fevereiro 2025

Pesquisa da UDESC avalia Mercado de Reprodutores em Santa Catarina em 2024 Faesc destaca a importância do levantamento para trazer dados e informações aos produtores sobre o comportamento do mercado de reprodutores no estado

FAESC

|

14 de fevereiro 2025

Sindicato Rural de Capinzal promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de Capinzal promoveu seu Seminário de Líderes Rurais, no Engenho Novo-Parque de Exposições Domingos Pelizzaro, com a presença de mais de 200 associados. O evento contou com a participação de autoridades, lideranças do setor e produtores rurais.