FAESC
14 de outubro 2025
FAESC
14 de outubro 2025
O Sistema Faesc/Senar foi parceiro do Fórum SC e o Agro 5.0, promovido pelo Canal Rural na terça-feira (14), em São Francisco do Sul. O evento reuniu autoridades, especialistas e lideranças para debater os principais desafios do agronegócio catarinense, com destaque para os problemas logísticos que impactam diretamente o setor.
Transmitido ao vivo pela internet, por meio do Canal Rural e da TV Coop, o Fórum é realizado anualmente com o objetivo de ampliar o debate sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do agro.
O vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, representou o Sistema e ressaltou a importância da iniciativa para fomentar o desenvolvimento no campo. Ao falar também em nome do presidente José Zeferino Pedrozo, ele destacou que é fundamental promover ações que valorizem e apoiem o setor produtivo. “Tudo o que debatemos aqui é destinado ao produtor rural. Por isso, tratamos de temas como logística, infraestrutura, sustentabilidade e fixação do homem no campo. O que o produtor deseja é trabalhar com segurança jurídica e, por isso, essa parceria que temos em Santa Catarina entre o setor público e o privado é tão importante.”
Clemerson Pedrozo destacou, ainda, que o Sistema Faesc/Senar está presente em todas essas discussões, sempre procurando fazer o melhor pelo produtor rural. “E fazer o melhor pelo público do campo é, certamente, fazer o melhor pelo Brasil. Se há um setor em que nosso país é respeitado e, muitas vezes, temido no mundo, é o agronegócio. Por isso, enfrentamos tantos entraves. Afinal, somos competitivos e o produtor rural brasileiro — especialmente o de Santa Catarina — é diferenciado.”
O dirigente também reforçou a relevância do agronegócio catarinense. “Não me canso de destacar que, em um estado com apenas 1,12% do território nacional, somos o maior produtor e exportador de suínos, o segundo maior produtor de frango, o quarto maior produtor de leite, o maior produtor de maçã, o maior produtor de cebola, o segundo de arroz, o segundo de tabaco e um dos maiores produtores de florestas plantadas do País. Tudo isso é resultado do trabalho do produtor rural, que entendeu que, ao se unir por meio do associativismo e de suas cooperativas, ganha escala e fortalece seus negócios. Por isso, um fórum como este é extremamente importante. A Faesc, que representa os produtores rurais de Santa Catarina, sente-se muito orgulhosa em participar e contribuir com esse debate.”
Na abertura do Fórum, também houve pronunciamentos de representantes dos demais apoiadores do projeto: Ocesc/Sescoop, Sindicarne/Acav, Sicoob, Icasa, Fecoagro e Secretaria da Agricultura, representada pelo secretário Carlos Chiodini.
A programação contemplou palestras com o deputado Mauro de Nadal, coordenador da Frente Parlamentar da COP 30; com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; com o coordenador do Movimento Pró-Ferrovias, Lenoir Broch; e com o especialista em mercados de milho, Arene Trevisan. Também foi realizada uma visita à Indústria de Fertilizantes da Fecoagro e ao Porto de São Francisco do Sul.
O Sistema Faesc/Senar levou para o Fórum SC e o Agro 5.0 produtores rurais, equipes dos Sindicatos Rurais, técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), profissionais do Sistema e representantes do CNA Jovem.