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FAESC
10 de outubro 2025
Mais um projeto voltado ao ensino fundamental promete movimentar as escolas catarinenses. O Sistema Faesc/Senar segue ampliando suas iniciativas de formação cidadã e lançou recentemente o Projeto Plantando para o Futuro – Educação Financeira. O objetivo é levar a educação financeira de forma lúdica e acessível aos estudantes, incentivando hábitos responsáveis e contribuindo para a construção de uma base sólida de cidadania financeira. O projeto conta com a parceria dos Sindicatos Rurais.
Uma das turmas recém-realizadas envolveu alunos da Escola de Ensino Básico Municipal Alberto Wardenski, na comunidade de Salto da Água Verde, em Canoinhas.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ao introduzir desde cedo conceitos como consumo consciente, planejamento financeiro e a diferença entre necessidades e desejos, a iniciativa ajuda a formar hábitos saudáveis no uso do dinheiro. “Queremos contribuir para formar cidadãos conscientes, responsáveis e participativos, incentivando atitudes mais equilibradas em relação ao uso do dinheiro”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que a iniciativa contribui para organizar pequenos planejamentos financeiros, tomar decisões conscientes sobre o uso do dinheiro e exercitar o autocontrole e a paciência, aprendendo a esperar para alcançar objetivos. “Também favorece o trabalho em grupo, por meio de atividades coletivas ligadas às finanças, como simulações de compras e jogos educativos. Além disso, possibilita que os alunos compreendam o valor do trabalho e da responsabilidade, ao relacionar esforço e recompensa, entre outros aspectos”.
A técnica em formação profissional responsável pelo projeto no Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, complementa que, por meio de atividades dinâmicas e interativas, as crianças assimilam os conceitos com facilidade e conseguem aplicá-los no dia a dia, inclusive no convívio familiar. “Pesquisas mostram que crianças que aprendem noções básicas de finanças desenvolvem habilidades como autocontrole, capacidade de tomar decisões e solução de problemas. Essas competências refletem positivamente na vida pessoal e social, reforçando que investir em educação financeira infantil é promover inclusão, responsabilidade e equilíbrio”, explica.
Além de Canoinhas, no mês de setembro, turmas em Monte Castelo e Campo Alegre também participaram do projeto que foi implementado nas escolas com a parceria dos Sindicatos Rurais locais. A supervisora regional do Senar, Carine Weiss, que acompanha as atividades na região, enfatiza o envolvimento das crianças: “A empolgação e o comprometimento dos alunos com as atividades demonstram que a iniciativa está trazendo os resultados que esperávamos”.
ATIVIDADES DO PROJETO
PLANTANDO PARA O FUTURO
O projeto Plantando para o Futuro conta com diferentes eixos de atuação. Além do módulo de Educação Financeira, também são desenvolvidos o Horta nas Escolas, o Horta Compostagem e o Horta no Acolhimento, todos voltados à formação cidadã e à promoção de valores sustentáveis.