SENAR
2 de setembro 2026
SENAR
2 de setembro 2026
FAESC
1 de setembro 2026
O cuidado com a saúde mental foi o foco de um encontro que visou preparar os profissionais que atuam no Programa Saúde no Campo no Sul de Santa Catarina. Técnicos da região participaram, em Nova Veneza, de um encontro dedicado ao tema, com atividades conduzidas por terapeuta e voltadas tanto ao bem-estar das equipes quanto à abordagem do assunto junto aos produtores rurais.
Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional), o Programa Saúde no Campo é desenvolvido em Santa Catarina pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com os Sindicatos Rurais.
A atividade foi organizada pela supervisora técnica do programa, Daniela Daniel, com o apoio da técnica em Saúde no Campo Barbara Fabris. A mobilização também contou com a parceria do Sindicato Rural de Nova Veneza, presidido por Adilcio Pedro Pazetto.
A programação foi conduzida pela terapeuta Marli Oliveira Alves e incluiu momentos de orientação, reflexão e troca de experiências. O encontro ocorreu em uma pousada no centro de Nova Veneza e reuniu técnicos que atendem famílias rurais de diferentes municípios da região.
A proposta partiu de uma necessidade presente no cotidiano das equipes: preparar os profissionais para reconhecer situações relacionadas à saúde emocional, cuidar também do próprio equilíbrio e ampliar o diálogo sobre o tema durante as visitas às propriedades.
A abordagem ganha relevância diante das particularidades da vida no campo. Rotinas intensas de trabalho, preocupações com produção e renda e condições climáticas adversas podem exercer pressão sobre produtores e suas famílias. Nesse contexto, informação, prevenção e orientação a tornam-se instrumentos importantes para incentivar a procura por ajuda quando necessária.

Encontro ocorreu em uma pousada no centro de Nova Veneza e reuniu técnicos que atendem famílias rurais de diferentes municípios da região. (Foto Divulgação)
SAÚDE NO CAMPO
O Programa Saúde no Campo foi implantado de forma piloto em 2025, na região do Meio-Oeste catarinense. Os resultados obtidos nessa primeira etapa contribuíram para ampliar a atuação para outras regiões do Estado e confirmaram o potencial do trabalho preventivo junto às famílias rurais.
O atendimento aproxima orientações sobre saúde da rotina das propriedades por meio de ações educativas, visitas domiciliares, acompanhamento técnico, entre outras ações. A estratégia permite observar as necessidades de cada família, disseminar informações preventivas e estimular cuidados capazes de melhorar a qualidade de vida de quem vive e trabalha no meio rural.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a implantação do Programa Saúde no Campo representa um avanço significativo para produtores e trabalhadores rurais. “A qualificação das equipes e o envolvimento de todos os parceiros criam condições para que esse projeto alcance resultados expressivos e se torne uma referência para o País”.