- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
Engenharia florestal, medicina veterinária, agronomia e segurança rural. Esse foi o leque de carreiras que adolescentes de casas de acolhimento conheceram de perto durante a Expolages 2026, em Lages.
A segunda edição da Feira das Profissões do Agronegócio, realizada pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Lages, uniu orientação profissional e inclusão social e integra o Programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Idealizada pela supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, a feira recebeu jovens de casas de acolhimento Lages, Campo Belo do Sul e São Joaquim.
CONVERSA COM QUEM VIVE DO AGRO
Em formato de bate-papo, profissionais voluntários contaram como é a rotina de profissões que lidam diretamente com o agronegócio.
O engenheiro florestal Maurício Rudorf explicou o ofício e falou de sua atuação como operador de drones e empresário do setor. A médica veterinária Bruna Pavei Zanette, que empreende na área de reprodução de bovinos e equinos, destacou o papel do estudo e do empreendedorismo na carreira, incluindo o intercâmbio que fez durante a graduação.
O engenheiro agrônomo Luis Roberto Schons, produtor rural e apicultor, mostrou como combinar consultoria a produtores com a criação de uma marca própria de produtos apícolas. Dois integrantes da Cavalaria da Polícia Militar apresentaram a carreira policial e o trabalho das forças de segurança no meio rural.
“A iniciativa objetiva mostrar a esses jovens que o agro oferece diferentes oportunidades profissionais. Quando um adolescente ouve de alguém que também começou do zero, ele passa a enxergar que esse caminho existe para ele também”, destaca Stephanye.

COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO RURAL
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a feira traduz o papel social da instituição. “O agro é hoje um dos setores que mais geram oportunidades em Santa Catarina e essas oportunidades precisam chegar a todos os jovens, inclusive aos que vivem em instituições de acolhimento. O Sistema Faesc/Senar tem compromisso com a formação das novas gerações e seguirá ao lado do Tribunal de Justiça e dos demais parceiros em iniciativas que abram caminhos, promovam autonomia e preparem esses adolescentes para a vida adulta.”
PROGRAMA NOVOS CAMINHOS
Criado em 2013 pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o programa conta com a parceria do Sistema Faesc/Senar e de outras instituições.