- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
2 de julho 2025
SENAR
1 de julho 2025
Trinta produtores rurais de São Lourenço do Oeste (SC) foram certificados na quinta-feira (26) após concluírem a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), voltada à piscicultura. A iniciativa é do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural do município, e oferece acompanhamento técnico gratuito diretamente nas propriedades participantes.
A cerimônia de certificação foi realizada no Dio Menino Cantina e Pesque Pague, propriedade de um dos piscicultores atendidos. Estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste Nelso Luiz Moresco e demais membros da diretoria; o secretário municipal de Agricultura Gilberto Bordignon; o supervisor técnico da ATeG Fernando Schneider, técnicos de campo, produtores e convidados.
Para Moresco, o momento representa mais do que o encerramento de um ciclo. “Estamos reconhecendo o esforço de quem se dedicou por dois anos, recebendo orientação técnica em suas propriedades, discutindo e aperfeiçoando a atividade da piscicultura, que tem grande potencial comercial e nutricional”, afirmou.
Moresco também lembrou os desafios enfrentados anteriormente pelo setor, como a ausência de preços justos, perdas por manejo inadequado e dificuldades na comercialização. “Esses desafios ainda existem, mas hoje o produtor tem conhecimento para enfrentá-los. A ATeG trouxe segurança e perspectivas melhores. Os resultados mostram isso! Em algumas propriedades, a produção cresceu mais de 300%”, destacou.
Durante a formação, os piscicultores participaram de um processo contínuo de aprendizagem com suporte técnico individualizado, abordando temas como manejo, sanidade, comercialização e gestão da propriedade. A continuidade da ATeG também está garantida. Dezessete produtores seguirão com o acompanhamento técnico por mais dois anos, com possibilidade de novas adesões. “O Sindicato está de portas abertas. Não é necessário ser associado para participar, mas reforçamos o convite para que os produtores se unam a nós”.
Além da piscicultura, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste também disponibiliza aos produtores a ATeG em outras cadeias produtivas como apicultura, bovinocultura de leite e de corte, em parceria com o Sistema Faesc/Senar.
Interessados em ingressar nas próximas turmas ou em outras capacitações podem procurar diretamente o Sindicato.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a bem-sucedida parceria com o Sindicato de São Lourenço do Oeste e comentou sobre a relevância da Assistência Técnica e Gerencial para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo rural. “A ATeG é uma ferramenta estratégica de transformação no campo. Ela leva conhecimento técnico e gerencial ao produtor, promove o aumento da produtividade, da rentabilidade e, principalmente, contribui para melhorar a qualidade de vida no meio rural. Iniciativas como essa são essenciais para fortalecer as cadeias produtivas e incentivar a permanência das famílias no campo, com dignidade e perspectiva de futuro”.