ACESSAR O MENU

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira
SENAR
05 de Novembro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico. Esse é o objetivo do Programa Saúde da Mulher Rural que teve mais uma edição realizada com êxito em Santa Catarina. No fim de outubro, 257 mulheres do município de Macieira, no Meio Oeste catarinense, tiveram um dia todo dedicado ao conhecimento, atendimento em saúde e atividades voltadas ao bem-estar.

O evento foi executado por meio de parceria entre o Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural de Caçador e Prefeitura de Macieira. Além de exames, a programação contou com palestras focadas no bem-estar físico e emocional. Entre as lideranças presentes estiveram o presidente do Sindicato Rural de Caçador, Edson Bertotto, a prefeita de Macieira, Simone Campagnin Zanella, o secretário da Saúde, Hedelton Bernardino, e a supervisora em saúde do Programa Saúde no Campo do Senar/SC, Michele Diesel.

O evento também contou com a participação de técnicos do Programa Saúde no Campo, equipes do Sindicato Rural de Caçador e da Prefeitura Municipal.

Bertotto enfatizou a importância da parceria entre instituições para o fortalecimento da saúde no meio rural. “É uma satisfação perceber que a cada ano fortalecemos a missão de incentivar a adoção de hábitos preventivos e a realização de exames de rotina para identificar e tratar precocemente problemas de saúde”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a relevância da iniciativa e os resultados obtidos ao longo dos anos. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida no meio rural”, afirmou Pedrozo.

ENTENDA COMO FOI O EVENTO

A programação do evento foi marcada por uma série de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar físico e emocional das participantes. A agenda incluiu a palestras sobre “Educação Sexual e DSTs”; sobre “Condição da Mulher – Menopausa”, entre outros temas.

O encontro também proporcionou um momento de relaxamento e autocuidado, com foco em fisioterapia feminina. Outro destaque foi a palestra “Violência Contra a Mulher”, que contou com a participação de representantes da Polícia e de uma psicóloga, trazendo informações sobre os tipos de violência e as medidas de proteção disponíveis. Para encerrar, ocorreu a Roda de Conversa Superação, com Salete Pandini Locatelli e Salete Liskivinski.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

16 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

16 de outubro 2026

Mulheres conhecem técnicas de criação de gado de corte em Jaguaruna Da gestão da propriedade à escolha dos reprodutores e ao manejo das pastagens, a criação de gado de corte exige conhecimento técnico, planejamento, gestão adequada e atenção diária aos animais. Para conhecer de perto essa rotina, um grupo de mulheres de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina

FAESC

|

16 de outubro 2026

10º levantamento parcial revela preços de reprodutores bovinos em Santa Catarina Estudo realizado pelo GMG da UDESC, com apoio da FAESC, acompanha o mercado de genética animal e apresenta valores médios de comercialização de oito raças em leilões no Estado

FAESC

|

16 de outubro 2026

ATeG aprimora gestão e rentabilidade na produção de arroz em Santa Catarina As lavouras de arroz de Jaguaruna, no sul de Santa Catarina, ganharam força para superar o desafio de aumentar a rentabilidade com a adoção de novas práticas de gestão, controle de custos e planejamento da produção

FAESC

|

14 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? Uma sociedade civil forte não nasce da soma de indivíduos isolados. Depende da capacidade de organizar interesses, assumir responsabilidades e agir em defesa do bem comum. O associativismo é a expressão institucional dessa capacidade para que cidadãos e setores produtivos tenham voz e influência sobre as decisões que afetam seu futuro.

FAESC

|

13 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR promove 1º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural, em Florianópolis Encontro, programado para 24 de novembro, contempla debates sobre liderança, protagonismo, futuro do agro, proteção e participação das mulheres no sistema sindical rural.

FAESC

|

9 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do agronegócio catarinense na EXPOLAGES 2026 Presidente José Zeferino Pedrozo participou da abertura oficial da feira, em Lages, e defendeu medidas para fortalecer a pecuária, a infraestrutura e a competitividade da produção rural.

FAESC

|

8 de outubro 2026

Inscrições abertas para os cursos técnicos gratuitos do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Rurais Formações em Agronegócio e Zootecnia serão oferecidas em seis polos, com início previsto para o primeiro semestre de 2027.

FAESC

|

8 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros em leilões de Santa Catarina A comercialização de reprodutores bovinos em leilões de Santa Catarina movimenta o mercado de genética animal e oferece indicadores sobre a valorização dos animais. Esse cenário é acompanhado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que divulgou, nesta semana, a nona atualização parcial do levantamento de preços de touros comercializados em leilões no Estado.

FAESC

|

6 de outubro 2026

Produtores têm até sexta-feira para negociar débitos inscritos em dívida ativa da União com condições especiais Contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa da União têm até às 19h desta sexta-feira, 09 de outubro, para aderir às condições especiais de regularização previstas no Edital de Transação por Adesão PGDAU nº 11/2026.

SENAR

|

5 de outubro 2026

SENAR/SC abre vagas para empresas rurais no Programa Jovem Aprendiz Cotista SENAR2026-JOVEMAPRENDIZCOTISTA 05/10/2026 Empresas rurais de Santa Catarina que precisam cumprir a cota de aprendizagem ou pretendem investir na formação de novos profissionais podem solicitar vagas no Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC).

FAESC

|

2 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado promovem webinar gratuito sobre o mercado do arroz O mercado do arroz será pauta do próximo webinar gratuito do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Safras & Mercado.