- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
5 de novembro 2025
SENAR
5 de novembro 2025
FAESC
4 de novembro 2025
Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico. Esse é o objetivo do Programa Saúde da Mulher Rural que teve mais uma edição realizada com êxito em Santa Catarina. No fim de outubro, 257 mulheres do município de Macieira, no Meio Oeste catarinense, tiveram um dia todo dedicado ao conhecimento, atendimento em saúde e atividades voltadas ao bem-estar.
O evento foi executado por meio de parceria entre o Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural de Caçador e Prefeitura de Macieira. Além de exames, a programação contou com palestras focadas no bem-estar físico e emocional. Entre as lideranças presentes estiveram o presidente do Sindicato Rural de Caçador, Edson Bertotto, a prefeita de Macieira, Simone Campagnin Zanella, o secretário da Saúde, Hedelton Bernardino, e a supervisora em saúde do Programa Saúde no Campo do Senar/SC, Michele Diesel.
O evento também contou com a participação de técnicos do Programa Saúde no Campo, equipes do Sindicato Rural de Caçador e da Prefeitura Municipal.
Bertotto enfatizou a importância da parceria entre instituições para o fortalecimento da saúde no meio rural. “É uma satisfação perceber que a cada ano fortalecemos a missão de incentivar a adoção de hábitos preventivos e a realização de exames de rotina para identificar e tratar precocemente problemas de saúde”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a relevância da iniciativa e os resultados obtidos ao longo dos anos. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida no meio rural”, afirmou Pedrozo.

ENTENDA COMO FOI O EVENTO
A programação do evento foi marcada por uma série de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar físico e emocional das participantes. A agenda incluiu a palestras sobre “Educação Sexual e DSTs”; sobre “Condição da Mulher – Menopausa”, entre outros temas.
O encontro também proporcionou um momento de relaxamento e autocuidado, com foco em fisioterapia feminina. Outro destaque foi a palestra “Violência Contra a Mulher”, que contou com a participação de representantes da Polícia e de uma psicóloga, trazendo informações sobre os tipos de violência e as medidas de proteção disponíveis. Para encerrar, ocorreu a Roda de Conversa Superação, com Salete Pandini Locatelli e Salete Liskivinski.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: