ACESSAR O MENU

Senar/SC oferece mais de 400 cursos gratuitos em novembro

Senar/SC oferece mais de 400 cursos gratuitos em novembro
SENAR
23 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), divulgou a programação de cursos gratuitos para novembro. As inscrições podem ser realizadas diretamente nos Sindicatos Rurais das respectivas regiões e a lista completa de capacitações está disponível no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/

Os cursos fazem parte da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), abrangendo uma ampla variedade de áreas. A FPR oferece capacitações em agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoris, prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Já os cursos de Promoção Social focam em temas como educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.

O objetivo principal dessas capacitações é aprimorar e modernizar as práticas no campo. O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza a importância dos cursos para o avanço do setor. "Esses treinamentos oferecem conteúdos atualizados que combinam teoria e prática em diversas áreas, com foco em promover inovação e impulsionar o desenvolvimento dos negócios rurais", ressalta Pedrozo.

Ele também reforça o convite ao público rural para que aproveite as oportunidades de capacitação. “O conhecimento é essencial para o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais, permitindo a adoção de novas técnicas e tecnologias que resultam em maior produtividade, qualidade de vida e incremento na renda familiar”, completa.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os cursos são elaborados conforme as demandas específicas de cada região do estado. “O Sistema Faesc/Senar, em parceria com os Sindicatos Rurais, realiza um diagnóstico das necessidades do setor. Com base nessa análise, oferecemos cursos que trazem impactos positivos para os empreendimentos rurais”, explica Zanluchi.

A programação está disponível no site https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições podem ser feitas nos Sindicatos Rurais de cada região.

CONHEÇA ALGUNS DOS CURSOS DISPONÍVEIS

A programação de novembro contempla cursos como: Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Fruticultura – manejo do pomar; Processamento de carne de frango; Tratores e implementos agrícolas – operação e manutenção; Turismo rural – utilização dos recursos naturais; Inclusão Digital Rural – iniciação à informática; Casqueamento e ferrageamento de equídeos; Capatazia na bovinocultura – prática em saúde animal; Tecnologia de aplicação de agrotóxicos; Inclusão digital rural - informática básica 1; Aumento da produtividade do mel; Controle de qualidade no transporte do leite; Melhoramento genético de raças leiteiras; entre outros.

A lista completa de cursos, com informações sobre datas e locais, pode ser consultada no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições estão disponíveis nos Sindicatos Rurais da sua região.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem Cristiano Moschen Bordignon foi um dos quatro catarinenses classificados da etapa nacional e teve seu projeto “Peixe na Escola” escolhido entre os melhores do país

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Mais de 160 produtores participam do Programa Saúde do Homem Rural em Urupema A ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizada em Urupema pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura, contou com mais de 160 participantes.

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Vargem Bonita recebe ação do Programa Saúde do Homem Rural com foco em prevenção e autocuidado Vargem Bonita sediou recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, iniciativa voltada à promoção da saúde integral do empresário rural.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Eleita diretoria do Sindicato Rural de Itapiranga para o quadriênio 2026–2029 O Sindicato Rural de Itapiranga realizou a eleição da nova diretoria para o quadriênio de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2029. A programação, realizada com o apoio do Sistema Faesc/Senar, foi marcada por um momento especial de reconhecimento à história da entidade.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

FAESC sedia reunião do COFEM que apresentou o programa Avança SC ao setor produtivo catarinense A Federação da Agricultura de Santa Catarina (FAESC) sediou nesta semana, em Florianópolis, reunião do Conselho das Federações Empresariais (COFEM) para apresentação do Programa Avança SC 2025-2030 ao setor produtivo catarinense.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.