ACESSAR O MENU

Senar/SC oferece mais de 400 cursos gratuitos em novembro

Senar/SC oferece mais de 400 cursos gratuitos em novembro
SENAR
23 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), divulgou a programação de cursos gratuitos para novembro. As inscrições podem ser realizadas diretamente nos Sindicatos Rurais das respectivas regiões e a lista completa de capacitações está disponível no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/

Os cursos fazem parte da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), abrangendo uma ampla variedade de áreas. A FPR oferece capacitações em agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoris, prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Já os cursos de Promoção Social focam em temas como educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.

O objetivo principal dessas capacitações é aprimorar e modernizar as práticas no campo. O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza a importância dos cursos para o avanço do setor. "Esses treinamentos oferecem conteúdos atualizados que combinam teoria e prática em diversas áreas, com foco em promover inovação e impulsionar o desenvolvimento dos negócios rurais", ressalta Pedrozo.

Ele também reforça o convite ao público rural para que aproveite as oportunidades de capacitação. “O conhecimento é essencial para o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais, permitindo a adoção de novas técnicas e tecnologias que resultam em maior produtividade, qualidade de vida e incremento na renda familiar”, completa.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os cursos são elaborados conforme as demandas específicas de cada região do estado. “O Sistema Faesc/Senar, em parceria com os Sindicatos Rurais, realiza um diagnóstico das necessidades do setor. Com base nessa análise, oferecemos cursos que trazem impactos positivos para os empreendimentos rurais”, explica Zanluchi.

A programação está disponível no site https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições podem ser feitas nos Sindicatos Rurais de cada região.

CONHEÇA ALGUNS DOS CURSOS DISPONÍVEIS

A programação de novembro contempla cursos como: Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Fruticultura – manejo do pomar; Processamento de carne de frango; Tratores e implementos agrícolas – operação e manutenção; Turismo rural – utilização dos recursos naturais; Inclusão Digital Rural – iniciação à informática; Casqueamento e ferrageamento de equídeos; Capatazia na bovinocultura – prática em saúde animal; Tecnologia de aplicação de agrotóxicos; Inclusão digital rural - informática básica 1; Aumento da produtividade do mel; Controle de qualidade no transporte do leite; Melhoramento genético de raças leiteiras; entre outros.

A lista completa de cursos, com informações sobre datas e locais, pode ser consultada no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições estão disponíveis nos Sindicatos Rurais da sua região.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

FAESC

|

14 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? Uma sociedade civil forte não nasce da soma de indivíduos isolados. Depende da capacidade de organizar interesses, assumir responsabilidades e agir em defesa do bem comum. O associativismo é a expressão institucional dessa capacidade para que cidadãos e setores produtivos tenham voz e influência sobre as decisões que afetam seu futuro.

FAESC

|

6 de outubro 2026

Produtores têm até sexta-feira para negociar débitos inscritos em dívida ativa da União com condições especiais Contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa da União têm até às 19h desta sexta-feira, 09 de outubro, para aderir às condições especiais de regularização previstas no Edital de Transação por Adesão PGDAU nº 11/2026.

SENAR

|

5 de outubro 2026

SENAR/SC abre vagas para empresas rurais no Programa Jovem Aprendiz Cotista SENAR2026-JOVEMAPRENDIZCOTISTA 05/10/2026 Empresas rurais de Santa Catarina que precisam cumprir a cota de aprendizagem ou pretendem investir na formação de novos profissionais podem solicitar vagas no Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC).

FAESC

|

2 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado promovem webinar gratuito sobre o mercado do arroz O mercado do arroz será pauta do próximo webinar gratuito do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Safras & Mercado.

FAESC

|

1 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros nos leilões de SC A raça Ultrablack apresentou o maior preço médio por touro no oitavo levantamento dos leilões de Santa Catarina, realizado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nos cinco eventos acompanhados com animais da raça, a média alcançou R$ 22.176,00, com coeficiente de variação de 17,83%.

FAESC

|

30 de setembro 2026

Sindicato Rural de Canoinhas e SENAR/SC recebem título concedido pelo Exército Brasileiro O apoio do setor produtivo de Canoinhas ao Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras, motivou reconhecimento do Exército Brasileiro. O presidente do Sindicato Rural, Edmilson Luiz Verka, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC) foram agraciados com o título de Amigo do Campo de Instrução Marechal Hermes.

FAESC

|

30 de setembro 2026

Nova lei do seguro rural amplia segurança jurídica e traz previsibilidade aos produtores, avalia FAESC A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia que a Lei nº 15.526/2026, publicada na quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, representa um avanço para o seguro rural brasileiro.

SENAR

|

30 de setembro 2026

Treinamento em São Ludgero (SC) ajuda famílias rurais a agregar valor aos derivados do leite Há cerca de cinco anos, Julia Lembeck passou a acompanhar com mais atenção uma tradição mantida há décadas pela família. Na propriedade Dirlei Lembeck (pai de Julia), em São Ludgero, sua mãe, Gelvania Pereira Lembeck, produz queijos artesanalmente há mais de 35 anos.

FAESC

|

29 de setembro 2026

FAESC participa de workshop sobre regularidade sindical em Brasília A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) participou, nesta quinta-feira (24), em Brasília, do Workshop de Construção da Cartilha de Regularidade Sindical, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

FAESC

|

25 de setembro 2026

Leilões de touros movimentam genética bovina em Santa Catarina leilões de touros promovidos em Santa Catarina mantêm valores médios próximos ou superiores a R$ 18 mil em grande parte das raças acompanhadas pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

SENAR

|

25 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Lages formam nova turma de técnicos em Zootecnia O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lages promoveram, no último fim de semana, a solenidade de formatura da turma 2024-2 do Curso Técnico em Zootecnia da Rede e-Tec Brasil.

FAESC

|

24 de setembro 2026