Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá
FAESC
21 de Outubro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina. O evento, realizado no Parque Ecológico de Maracajá, pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá e a Prefeitura Municipal de Maracajá.

A ação reuniu mulheres da comunidade e contou com a presença de lideranças como a secretária municipal de Saúde, Michele Gonçalves; a primeira-dama Maria Claudete Brambilla; a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa; a representante do Sindicato Rural de Araranguá Maria Terezinha Bortolato; o secretário de Administração, Wladimir Bittencourt; a segunda-dama do município, Rosimeri G. da Silva; a diretora do Cras, Suzana Borges; e a assistente social, Suelen Zandonali.

A programação foi marcada por momentos de aprendizado e emoção. A médica, dra. Natália Afonso, ministrou palestras sobre câncer de mama e de colo de útero, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Já a psicóloga Adrieli Silveira Elias abordou o tema saúde mental, destacando estratégias para o bem-estar emocional das mulheres. Representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer também participaram, apresentando os trabalhos desenvolvidos pela instituição.

A iniciativa incluiu, ainda, depoimentos de mulheres que venceram o câncer, inspirando as participantes com suas histórias de superação. Além disso, uma aula laboral, conduzida pelos fisioterapeutas Camila de Freitas e Arthur H. de Souza, trouxe momentos de bem-estar ao público presente.

Sueli Silveira Rosa destacou que o evento oportunizou disseminar informações importantes sobre o cuidado à saúde da mulher, incentivando a prevenção e o autocuidado. “A iniciativa reforçou o papel transformador das ações educativas do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, que alia conhecimento, prevenção e cuidado, promovendo qualidade de vida para as mulheres do meio rural catarinense”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enviou uma mensagem especial aos participantes, ressaltando o compromisso da entidade com a promoção da saúde no meio rural. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida no campo”.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

21 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

SENAR

|

21 de outubro 2025

Evento em Seara destaca resultados do Programa ATeG/Senar na pecuária de corte O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Seara promoveram, no dia 14 de outubro, no CTG Seara e Pampa, o evento de “Avaliação de Resultados ATeG/Senar”.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR reconhece o potencial do agronegócio, durante o Fórum SC e o Agro 5.0 O Sistema Faesc/Senar foi parceiro do Fórum SC e o Agro 5.0, promovido pelo Canal Rural na última semana, em São Francisco do Sul.

SENAR

|

20 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR destaca avanços significativos na Educação a Distância O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), apresentou uma análise da atuação da Educação a Distância (EaD) no estado e anunciou novas oportunidades para o portal eadsc.senar.com.br.

FAESC

|

20 de outubro 2025

CNA e Sistema FAESC/SENAR promovem palestra sobre Reforma Tributária no Agro A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoverão nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Major Vieira atende cerca de 200 pessoas em ação do Programa Saúde do Homem Rural Mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural foi realizada com êxito em Santa Catarina.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural reúne cerca de 450 participantes em São Martinho Aproximadamente 450 mulheres participaram da ação do Programa Saúde da Mulher Rural, na última semana (11/10), em São Martinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, a Prefeitura Municipal e a Cooperzem.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher é promovido com sucesso em Jacinto Machado O município de Jacinto Machado sediou, neste mês (10/10), uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural.

FAESC

|

14 de outubro 2025

Equipes da ATeG preparadas para oferecer um atendimento de excelência aos produtores rurais A capacitação das equipes técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizada na última semana em Chapecó, recebeu avaliações muito positivas dos participantes.

FAESC

|

13 de outubro 2025

Encontros reforçam estratégias para fortalecer o Sistema Integrado de Produção de Tabaco Mais de 1,3 mil pessoas dos três Estados do Sul participaram dos sete seminários para Fortalecimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) promovidos pelas entidades que integram o Fórum Nacional de Integração da Cadeia Produtiva do Tabaco (Foniagro) entre os dias 8 e 25 de setembro.