SENAR
21 de outubro 2025
SENAR
21 de outubro 2025
Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina. O evento, realizado no Parque Ecológico de Maracajá, pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá e a Prefeitura Municipal de Maracajá.
A ação reuniu mulheres da comunidade e contou com a presença de lideranças como a secretária municipal de Saúde, Michele Gonçalves; a primeira-dama Maria Claudete Brambilla; a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa; a representante do Sindicato Rural de Araranguá Maria Terezinha Bortolato; o secretário de Administração, Wladimir Bittencourt; a segunda-dama do município, Rosimeri G. da Silva; a diretora do Cras, Suzana Borges; e a assistente social, Suelen Zandonali.
A programação foi marcada por momentos de aprendizado e emoção. A médica, dra. Natália Afonso, ministrou palestras sobre câncer de mama e de colo de útero, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Já a psicóloga Adrieli Silveira Elias abordou o tema saúde mental, destacando estratégias para o bem-estar emocional das mulheres. Representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer também participaram, apresentando os trabalhos desenvolvidos pela instituição.
A iniciativa incluiu, ainda, depoimentos de mulheres que venceram o câncer, inspirando as participantes com suas histórias de superação. Além disso, uma aula laboral, conduzida pelos fisioterapeutas Camila de Freitas e Arthur H. de Souza, trouxe momentos de bem-estar ao público presente.
Sueli Silveira Rosa destacou que o evento oportunizou disseminar informações importantes sobre o cuidado à saúde da mulher, incentivando a prevenção e o autocuidado. “A iniciativa reforçou o papel transformador das ações educativas do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, que alia conhecimento, prevenção e cuidado, promovendo qualidade de vida para as mulheres do meio rural catarinense”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enviou uma mensagem especial aos participantes, ressaltando o compromisso da entidade com a promoção da saúde no meio rural. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida no campo”.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
· Site: https://bit.ly/faescsenar
· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/