Assassinato do sindicalista Olices Stefani completa 20 anos

Assassinato do sindicalista Olices Stefani completa 20 anos
FAESC
16 de Fevereiro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O brutal assassinato do líder sindical Olices Stefani, de Abelardo Luz, completa 20 anos nesta sexta-feira (16) e ainda está presente na memória das entidades de representação e defesa das classes produtoras do agronegócio barriga-verde.

Presidente do Sindicato Rural e da Cooperativa de Alimentos e Agropecuária Terra Viva, ambos de Abelardo Luz, Stefani foi assassinado à 1 hora da madrugada do dia 16 de fevereiro de 2004, na região da Linha Embu, naquele município, por indígenas caingangues pertencentes às comunidades indígenas locais e, também, da reserva paranaense de Mangueirinha. Stefani tinha 52 anos de idade, era casado e pai de três filhas.

O sindicalista foi vitimado com tiro de carabina na cabeça quando, na Linha Embu, foi atacado por um grupo de indígenas que obstruíam a rodovia e ameaçavam invadir propriedades rurais – inclusive a do dirigente sindical morto. A vítima deu ré e tentou evadir-se do local para evitar o confronto, mas, mesmo com essa conduta não-agressiva, foi impiedosamente fuzilado pelos indígenas.

A ação estatal no processo foi lenta. O inquérito da Polícia Federal foi moroso e, na Justiça Federal, os procuradores da Funai priorizaram a lentidão como estratégia, conduta duramente criticada. Para procrastinar (atrasar) o processo, a Funai fez uso excessivo de embargos declaratórios e outros recursos processuais. O processo foi desaforado para a comarca de Joaçaba, onde o Tribunal de Júri condenou oito indígenas por homicídio simples em 2011.

O vice-presidente executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Clemerson Argenton Pedrozo, observa que o assassinato do sindicalista é uma faceta da questão indígena e está na pauta das preocupações da sociedade catarinense porque a Funai quer criar ou ampliar 26 áreas para os povos primitivos, avançando sobre 40.000 hectares legalmente ocupados por 4.000 famílias rurais. Somente em Abelardo Luz, 60 famílias rurais que vivem em 2.000 hectares estão injustamente ameaçadas de perder suas terras.

O dirigente lamenta que a comunidade econômica rural catarinense viva sob constante tensão pela criação de novas áreas indígenas, como Abelardo Luz, Cunha Porã e Saudades e a expansão de outras já existentes, como Seara e Ipuaçu.

Amigo e advogado Sérgio Dalben – um dos seis reféns mantidos em cárcere privado pelos indígenas – lembra da intensa atuação comunitária de Olices, “sempre ativo nos assuntos dos produtores rurais, por ser ele, juntamente com sua família, proprietário de terras, onde com sua capacidade, tornou-se um dos maiores produtores de grãos do município.” Recorda que, na presidência do Sindicato dos Produtores Rurais, conquistou o titulo de capital Estadual da Semente de Soja, para Abelardo Luz, que depois tornou-se Capital Nacional da Semente da Soja, titulo obtido em 2013, conforme Lei nº 12.972.

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2025

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara.

FAESC

|

15 de julho 2025

Energia elétrica para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.