Notícias

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco
FAESC
15 de Julho de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara. O evento reuniu mais de 500 pessoas e visou debater o Projeto de Lei (PL) 10/2023, que propõe mudanças significativas na classificação do tabaco nas propriedades rurais.

De autoria do deputado Sargento Lima, o projeto sugere que a avaliação da qualidade do fumo seja realizada diretamente nas propriedades dos produtores, em vez de ocorrer exclusivamente nas instalações das empresas fumageiras, como é feito atualmente. A audiência pública foi proposta pelo deputado Rodrigo Minotto e contou com a presença de representantes do setor produtivo, lideranças sindicais e autoridades regionais.

A cadeia produtiva do tabaco é uma das principais fontes de renda para milhares de pequenas propriedades no Sul do Estado e desempenha papel essencial na economia local e na manutenção de muitas famílias no campo. Para os Sindicatos Rurais, a classificação realizada na propriedade permitirá maior transparência, definição de preços mais justos e condições mais equilibradas de negociação entre produtores e empresas compradoras. Os produtores também defenderam a relevância da iniciativa e confirmaram apoio à proposta.

Com a mobilização dos produtores, a Faesc e Sindicatos Rurais reforçam seu compromisso em apoiar os produtores de tabaco e defender práticas que garantam qualidade, valorização e desenvolvimento ao trabalho no campo. A participação expressiva no evento demonstrou a mobilização do setor e a preocupação dos produtores com as regras que impactam diretamente a comercialização da safra e a sustentabilidade da atividade.

MUDANÇAS NO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO

Atualmente, no modelo de sistema integrado, as empresas fumageiras oferecem assistência técnica, insumos e garantem a compra da produção. Aos produtores cabe disponibilizar a terra e a mão de obra. No entanto, a forma tradicional de avaliação da qualidade (realizada pelas próprias empresas) tem gerado insatisfação entre os produtores, que ressaltam sofrer com prejuízos e falta de transparência.

Isso acontece porque as companhias que comercializam o tabaco classificam as folhas conforme a qualidade e só então definem o preço, após o recebimento da produção. O projeto de lei propõe que, a pedido do produtor rural, a classificação das folhas possa ser feita diretamente na propriedade. Dessa forma, o produtor tem a possibilidade de buscar outro comprador caso não concorde com o preço estipulado.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2025

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara.

FAESC

|

15 de julho 2025

Energia elétrica para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.