FAESC
24 de abril 2025
FAESC
24 de abril 2025
FAESC
23 de abril 2025
O mel ganhou um sabor ainda mais especial para os apicultores de Pinhalzinho. Na última semana, uma cerimônia de Avaliação de Resultados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Apicultura, promovida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Pinhalzinho, reuniu produtores, técnicos e lideranças locais para celebrar conquistas, trocar experiências e entregar os certificados de conclusão da turma.
Estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato Valdecir Paulo Reiter, o técnico de campo Guilherme Karlinski, o supervisor técnico Leandro Simioni e a supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra.
O evento marcou o encerramento de um ciclo repleto de aprendizados, desafios superados e evolução nas práticas apícolas. Ao longo de dois anos, os participantes foram acompanhados de perto por Karlinski, que apresentou os resultados obtidos nas propriedades — avanços em manejo, nutrição das abelhas, sanidade dos enxames, controle de receitas e despesas e, principalmente, no olhar empreendedor dos produtores.
“A apicultura representa uma atividade estratégica para a diversificação das propriedades, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento econômico da agricultura familiar”, destacou Guilherme durante sua apresentação.
Simioni apontou a transformação dos produtores ao longo da ATeG, reforçando o quanto a metodologia tem contribuído para mudar realidades no campo. “Mais do que números, os resultados mostram que os apicultores estão mais preparados para tomar decisões, inovar e conquistar novos mercados”.
Grasiane realçou aos participantes o impacto social da atividade. “Cada colmeia bem cuidada representa muito mais do que mel, significa renda, preservação ambiental e qualidade de vida para as famílias rurais. Esses produtores são agentes de mudança nas suas comunidades”.
A noite foi também de reconhecimento. “Os certificados entregues simbolizam a dedicação, o comprometimento e a vontade de evoluir de cada apicultor. Muitos deles iniciaram a jornada com pouca experiência e encerram o ciclo com propriedade e orgulho do que construíram”, enfatizou o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.
A FORÇA DA APICULTURA NO OESTE CATARINENSE
Em Pinhalzinho e região, a apicultura tem se consolidado como uma atividade promissora e sustentável, com grande potencial de crescimento. Além de contribuir com a geração de renda nas pequenas propriedades, ela tem papel fundamental na polinização de culturas agrícolas, fator essencial para o equilíbrio ecológico e a produtividade de outras cadeias do agro.
“Com o apoio da ATeG, os apicultores locais estão ampliando sua visão de negócio, adotando práticas mais técnicas e melhorando o posicionamento no mercado. O acompanhamento mensal feito pelos técnicos garante um suporte completo, que vai do campo à gestão. Ao final do evento, ficou o sentimento de dever cumprido e a certeza de que o futuro da apicultura catarinense está cada vez mais técnico e promissor”, finalizou Pedrozo.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: