FAESC
22 de agosto 2025
FAESC
22 de agosto 2025
O município de Xavantina sediou um importante encontro para o fortalecimento da pecuária regional. Produtores rurais, técnicos e autoridades estiveram reunidos, recentemente, para um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Corte – Estrutura e Manejo Sanitário de Bovinos, realizado na propriedade de Gustavo Rebelatto (Cabanha Casa Nova), localizada na comunidade de Linha Santa Terezinha.
A iniciativa, que foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Seara, fez parte das ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de pecuária. O objetivo foi qualificar os produtores com orientações práticas sobre estrutura adequada para manejo e aspectos sanitários essenciais na criação de bovinos de corte.
Estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato Rural de Seara, Valdemar Zanluchi; o supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa; o supervisor técnico da ATeG, Fernando da Silveira; e o prefeito de Xavantina, Valdenir Marchioro. A programação também contou com a presença do secretário municipal de Agricultura de Xavantina, Antoninho Torteli; do presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Corte de Seara e Região, Jair Tonielo; e do médico-veterinário Alan de Oliveira, representando a Secretaria de Agricultura de Arvoredo. Técnicos da ATeG das áreas de corte e leite, vinculados ao Sindicato Rural de Seara, estiveram presentes e conduziram as atividades.
De acordo com Fernando da Silveira, durante o evento, os participantes puderam observar, de forma prática, aspectos importantes da estrutura e manejo dos animais. Foram abordados assuntos como a disposição ideal do brete, o uso de equipamentos como balanças digitais e a importância do manejo calmo e organizado para garantir a segurança dos bovinos e dos produtores. Também foram discutidos aspectos relacionados à suplementação alimentar e aos banhos de aspersão.
No campo sanitário, foram abordados temas como separação dos animais com conversação clara com a equipe técnica; o lote caso ingestão; uso de anti-inflamatório; uso racional de antibiótico; aplicação de vacinas; instalações adequadas; entre outros. Também foi destacada a relevância de ações preventivas no controle de doenças que impactam diretamente a produtividade, a saúde do rebanho e os custos de produção.
Valdemar Zanluchi valorizou a parceria com o Sistema Faesc/Senar e destacou que o evento foi fundamental para promover o conhecimento técnico e o desenvolvimento sustentável da bovinocultura de corte em Santa Catarina. “A integração entre produtores, técnicos e lideranças demonstrou o engajamento da região com o fortalecimento da atividade pecuária e o crescimento do meio rural.”
ATEG EM SC
O trabalho desenvolvido pelo ATeG vai além do suporte técnico: promove o aperfeiçoamento da gestão nas propriedades rurais, ampliando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das atividades. Com um acompanhamento contínuo e personalizado, o serviço contribui para a profissionalização do campo e o fortalecimento da agropecuária catarinense.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o êxito das técnicas realizadas em todo o Estado evidencia o compromisso do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais com a qualificação contínua do produtor rural por meio de alternativas que tornam as cadeias produtivas cada vez mais profissionalizadas e competitivas em Santa Catarina.
Além da bovinocultura de corte, a ATeG atende outras 10 cadeias produtivas em Santa Catarina: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocaprinocultura; piscicultura; e turismo rural.