Dia de Campo destaca os avanços na pecuária em Santa Catarina

Dia de Campo destaca os avanços na pecuária em Santa Catarina
FAESC
22 de Maio de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

O "Dia de Campo – Sistemas de Produção na Área de Bovinocultura de Corte" promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba, no mês de maio em Lacerdópolis, reuniu cerca de 100 produtores interessados no desenvolvimento do setor pecuário. O evento ocorreu na propriedade da família Zenaro – referência na criação de gado da raça Braford.

Durante o encontro, foram apresentadas e debatidas técnicas voltadas à melhoria dos sistemas de produção, reforçando o compromisso com a eficiência e a sustentabilidade no campo.

OS AVANÇOS DA PROPRIEDADE ANFITRIÃ

Os produtores Vitalino, Felipe e Faila contaram a história da propriedade e ressaltaram os desafios ao iniciar o investimento na pecuária de corte. “No início, parecia uma loucura entrar em um ramo totalmente diferente do que estávamos acostumados. Porém, tínhamos um sonho e decidimos colocá-lo em prática. Com o apoio da equipe do Sistema Faesc/Senar, do nosso veterinário e de outras pessoas, fomos nos aprimorando. Acreditamos que é nas dificuldades que mais se aprende”, ressaltou Faila.

Felipe complementou que o gado de corte com IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é diferenciado e, por isso, a família optou por esse investimento. “Com a orientação do médico-veterinário da fazenda, começamos a utilizar a IATF em 2019. Foi tudo novo e desafiador, mas, com a força de vontade da nossa família e da equipe, seguimos em frente. O foco agora é crescer continuamente, sempre buscando melhorar, pois são os pequenos detalhes que fazem a diferença”.

IMPORTÂNCIA DA ATEG

O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, ressaltou a importância da iniciativa, lembrando que a ATeG atua em diversas frentes e entre os destaques está a pecuária de corte. “É fundamental reconhecer o perfil do produtor Felipe Zenaro, que abraçou a ATeG, acreditou no projeto e hoje implementa técnicas que vêm transformando a propriedade. Além disso, ele abriu as portas para receber produtores de vários municípios, promovendo a troca de experiências e a disseminação do conhecimento técnico”.

O supervisor técnico da ATeG, Guilherme de Mello, expressou sua satisfação em reunir diversos técnicos da ATeG com seus produtores, não apenas da bovinocultura de corte, mas também das áreas de leite e ovinocultura. “Este é um Dia de Campo voltado à pecuária, ao incentivo da produção de forragem de qualidade, com estratégias e manejos que contribuem para o aumento da produtividade e eficiência das propriedades”, destacou.

O técnico de campo Kaique Murilo também foi responsável por conduzir as atividades. Estiveram presentes, ainda, técnicos de campo da ATeG Meio-Oeste e o presidente do Sindicato Rural de Capinzal, Paulo Dambros.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, eventos como os Dias de Campo são fundamentais para integrar os produtores, promover a troca de experiências e potencializar o desenvolvimento das propriedades. Ele também realçou a relevância da Assistência Técnica e Gerencial ao destacar os avanços significativos na gestão das propriedades, na adoção de tecnologias, no aumento da produtividade e renda, bem como na sustentabilidade para sua atividade dos negócios.


Leia também

FAESC

|

19 de maio 2025

SC reforça importância das medidas de defesa sanitária em atenção ao foco de Influenza Aviária no RS A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) reforça a importância do Comunicado Técnico emitido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em razão da confirmação, no dia 15 de maio de 2025, do primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil. O caso foi registrado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

FAESC

|

19 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR promove palestra virtual sobre georreferenciamento de imóveis rurais O Sistema Faesc/Senar promove no próximo dia 29 de maio, às 9 horas, a palestra virtual com o tema “Obrigatoriedade do Georreferenciamento para Imóveis Rurais”. O evento será conduzido por videoconferência e contará com a participação do assessor técnico Pleno da Diretoria Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Érico Melo Goulart, uma das principais autoridades no assunto.

FAESC

|

19 de maio 2025

Coragem e resiliência no campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

16 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR e SEBRAE/SC capacitam técnicos para atuar no projeto de ovinocaprinocultura em SC Os técnicos do Sistema Faesc/Senar e do Sebrae/SC que atuarão no Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura Catarinense participaram, na última semana, de uma capacitação intensiva. O evento, realizado em dois dias, contou com palestras, workshops e momentos de alinhamento estratégico, o que oportunizou reafirmar o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável do agronegócio no estado.

FAESC

|

16 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR promove o 1º Dia de Campo da ATeG Turismo Rural O primeiro Dia de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Turismo Rural foi realizado no dia 29/04, pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Benedito Novo.

FAESC

|

14 de maio 2025

Faesc e CNA debatem entraves do CAR e georreferenciamento em audiência pública na Câmara dos Deputados A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) esteve ao lado da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na terça (13), durante audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir os desafios enfrentados por produtores com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o georreferenciamento dos imóveis.

FAESC

|

13 de maio 2025

Nesta quinta-feira, dia 15: FAESC e CNA promovem palestra virtual sobre "Regularização de Imóveis Rurais em Faixa de Fronteira" A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão uma palestra virtual com o tema "Regularização de Imóveis Rurais em Faixa de Fronteira".

FAESC

|

12 de maio 2025

Faesc defende constitucionalidade do Código Ambiental de SC e condena ação da PGR O Código Ambiental de Santa Catarina – o primeiro do País criado por uma unidade da Federação – foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo então governador Luiz Henrique em março de 2009. O código tornou-se lei estadual e levou tranquilidade ao campo e segurança jurídica para milhares de propriedades rurais.

FAESC

|

12 de maio 2025

Lançados projetos estratégicos para o agronegócio catarinense durante Seminário de Líderes Rurais Entre os destaques da programação estiveram as assinaturas de termos de cooperação para o Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura e para a contratação de mão-de-obra legal para as cadeias produtivas da maçã, cebola e tabaco

FAESC

|

9 de maio 2025

Atenção pecuarista: confira o 7º resultado parcial dos Leilões em SC Foi divulgado na tarde da última quarta-feira (07) o sétimo resultado parcial dos leilões de terneiros realizados em Santa Catarina, referente ao ano de 2025. O levantamento é feito semanalmente pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Udesc, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), parceira na realização dos eventos.

FAESC

|

8 de maio 2025

Setor do tabaco: ações no presente com o olhar para o futuro Relatório Institucional 2025 do SindiTabaco traz informações sobre as atividades e dados atualizados.

FAESC

|

8 de maio 2025

Atenção produtor rural pessoa física: fique atento ao prazo para a Declaração do Imposto de Renda A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-calendário de 2024. Conforme divulgado pela Receita Federal, o prazo final é 30 de maio, às 23h59min59s.