FAESC destaca a importância da assinatura do protocolo com JTI

FAESC destaca a importância da assinatura do protocolo com JTI
FAESC
16 de Fevereiro de 2026
Por: Jorn. Luciana Jost Radtke
Fonte: AFUBRA

A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco assinou, na sexta-feira (13 de fevereiro), o protocolo de negociação com a empresa JTI, durante reunião realizada na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul (RS). O acordo prevê reajuste linear na tabela de preços mínimos do tabaco para a safra 2025/2026, de 7,06% para o tipo Virgínia e de 6,56% para o tipo Burley.

A comissão explica que a decisão de aceitar a proposta apresentada pela JTI está vinculada ao entendimento de que as tratativas avançaram nesta rodada e se mostraram compatíveis com a condução técnica adotada ao longo do processo. Desde o início das negociações, a representação dos produtores tem reafirmado que suas avaliações se mantêm ancoradas no parâmetro do custo de produção apurado em conjunto e no histórico recente das tratativas, que em diferentes momentos permitiu avanços acima do custo estimado. Nesse contexto, a proposta da JTI foi considerada resultado de uma evolução no diálogo, preservando a lógica negocial e os fundamentos do Sistema Integrado de Produção.

Na mesma agenda, a empresa BAT compareceu pela primeira vez, com proposta, à mesa de negociação com a comissão na atual safra, mas o percentual de reajuste proposto para a tabela não foi aceito por ser abaixo do esperado pela comissão, além de não ser linear, ou seja, não contemplar todas as classes da mesma forma.

As entidades ressaltam que esperam que, tanto a BAT quanto as demais empresas fumageiras, revejam suas propostas, em conformidade com o que estabelece a Lei nº 13.288/2016 (Lei da Integração) e reforçam que permanecem abertas ao diálogo, desde que as tratativas avancem com base em critérios técnicos e respeito aos fundamentos do Sistema Integrado.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) faz parte das entidades que compõem a comissão representativa dos produtores de tabaco. O vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, participa anualmente de todas as etapas das negociações.

Konkol também faz parte da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec Tabaco da Faesc), representa a CNA/Faesc no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) e é membro da CNA/Faesc na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco no MAPA. “Encerramos no dia 13 de fevereiro de 2026, mais uma etapa das negociações. Fechamos com a JTI nesse percentual porque era necessário estabelecer uma tabela de referência para a safra. Após análise, concluímos que nenhuma outra empresa apresentou valores próximos aos da tabela oferecida pela JTI. Com isso, o produtor passa a contar com um preço considerado adequado para o tabaco nesta safra, com possibilidade de ampliar a renda a partir do volume e da qualidade da produção”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca a importância das rodadas de negociações do tabaco ao mencionar que são fundamentais para organizar e dar previsibilidade à cadeia produtiva. “É nesse momento que produtores e empresas definem preços, condições de compra, critérios de classificação e responsabilidades para a safra. O processo fortalece a transparência, reduz incertezas e contribui para o equilíbrio nas relações comerciais. Trata-se de uma iniciativa essencial para a sustentabilidade da cadeia produtiva”.

A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco é formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul e Faesc) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

*Com informações da AFUBRA


A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco esteve reunida para assinar o protocolo de negociação com a empresa JTI. (Foto Divulgação AFUBRA)


Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.