FAESC encerra ciclo de reuniões regionais em Braço do Norte

FAESC encerra ciclo de reuniões regionais em Braço do Norte
FAESC
16 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com a participação de 100% dos dirigentes de Sindicatos Rurais da região sul, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) concluiu, na última sexta-feira (13), em Braço do Norte, o ciclo de reuniões regionais de 2024. Os encontros proporcionaram debates sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio em todo o estado.

Liderada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a reunião no sul teve abertura conduzida pelo anfitrião Edemar Della Giustina (presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte e vice-presidente regional da Faesc), que reconheceu a importância da iniciativa para elencar as prioridades na região e avaliar as ações em andamento.

Também estiveram presentes o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, o vice-presidente de secretaria Enori Barbieri, o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza, o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi e a médica veterinária, coordenadora estadual do Programa Novilho Precoce e de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein.

Durante o encontro, o presidente Pedrozo apresentou a situação do agronegócio no Brasil e no estado, falou sobre a relevância das ações na região sul e expôs as atividades do Sistema CNA/Faesc/Senar/Sindicatos voltadas aos produtores. A campanha de apoio ao Rio Grande do Sul (Campanha SuperAção), as ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), as medidas para evitar inadimplência nos pagamentos aos pecuaristas nas feiras e os convênios com o Senar/SC foram alguns dos assuntos abordados.

Enori Barbieri fez uma breve análise sobre os mercados de soja, suínos e arroz. Antônio Marcos Pagani de Souza falou sobre o funcionamento do ICASA e Clemerson Argenton Pedrozo reforçou a importância da atuação dos Sindicatos Rurais em diversas iniciativas que buscam o desenvolvimento do setor produtivo. Gilmar Zanluchi apresentou as ações do Senar/SC e o impacto positivo na vida dos produtores rurais.

Outro destaque foi o Programa Novilho Precoce – iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Trata-se de um programa que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.

A reunião também permitiu que cada presidente de Sindicato Rural apresentasse suas demandas e a situação de seus Sindicatos. De acordo com o presidente Pedrozo, esses encontros foram essenciais para alinhar as necessidades específicas de cada região e identificar oportunidades de melhoria conforme as reivindicações dos dirigentes. “Assim como nas demais regiões, os líderes do sul saíram satisfeitos com o evento”, concluiu Pedrozo.

Leia também

FAESC

|

16 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

16 de outubro 2026

Mulheres conhecem técnicas de criação de gado de corte em Jaguaruna Da gestão da propriedade à escolha dos reprodutores e ao manejo das pastagens, a criação de gado de corte exige conhecimento técnico, planejamento, gestão adequada e atenção diária aos animais. Para conhecer de perto essa rotina, um grupo de mulheres de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina

FAESC

|

16 de outubro 2026

10º levantamento parcial revela preços de reprodutores bovinos em Santa Catarina Estudo realizado pelo GMG da UDESC, com apoio da FAESC, acompanha o mercado de genética animal e apresenta valores médios de comercialização de oito raças em leilões no Estado

FAESC

|

16 de outubro 2026

ATeG aprimora gestão e rentabilidade na produção de arroz em Santa Catarina As lavouras de arroz de Jaguaruna, no sul de Santa Catarina, ganharam força para superar o desafio de aumentar a rentabilidade com a adoção de novas práticas de gestão, controle de custos e planejamento da produção

FAESC

|

14 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? Uma sociedade civil forte não nasce da soma de indivíduos isolados. Depende da capacidade de organizar interesses, assumir responsabilidades e agir em defesa do bem comum. O associativismo é a expressão institucional dessa capacidade para que cidadãos e setores produtivos tenham voz e influência sobre as decisões que afetam seu futuro.

FAESC

|

13 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR promove 1º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural, em Florianópolis Encontro, programado para 24 de novembro, contempla debates sobre liderança, protagonismo, futuro do agro, proteção e participação das mulheres no sistema sindical rural.

FAESC

|

9 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do agronegócio catarinense na EXPOLAGES 2026 Presidente José Zeferino Pedrozo participou da abertura oficial da feira, em Lages, e defendeu medidas para fortalecer a pecuária, a infraestrutura e a competitividade da produção rural.

FAESC

|

8 de outubro 2026

Inscrições abertas para os cursos técnicos gratuitos do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Rurais Formações em Agronegócio e Zootecnia serão oferecidas em seis polos, com início previsto para o primeiro semestre de 2027.

FAESC

|

8 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros em leilões de Santa Catarina A comercialização de reprodutores bovinos em leilões de Santa Catarina movimenta o mercado de genética animal e oferece indicadores sobre a valorização dos animais. Esse cenário é acompanhado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que divulgou, nesta semana, a nona atualização parcial do levantamento de preços de touros comercializados em leilões no Estado.

FAESC

|

6 de outubro 2026

Produtores têm até sexta-feira para negociar débitos inscritos em dívida ativa da União com condições especiais Contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa da União têm até às 19h desta sexta-feira, 09 de outubro, para aderir às condições especiais de regularização previstas no Edital de Transação por Adesão PGDAU nº 11/2026.

SENAR

|

5 de outubro 2026

SENAR/SC abre vagas para empresas rurais no Programa Jovem Aprendiz Cotista SENAR2026-JOVEMAPRENDIZCOTISTA 05/10/2026 Empresas rurais de Santa Catarina que precisam cumprir a cota de aprendizagem ou pretendem investir na formação de novos profissionais podem solicitar vagas no Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC).

FAESC

|

2 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado promovem webinar gratuito sobre o mercado do arroz O mercado do arroz será pauta do próximo webinar gratuito do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Safras & Mercado.