FAESC
4 de outubro 2024
FAESC
4 de outubro 2024
Com a participação de 100% dos dirigentes de Sindicatos Rurais da região sul, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) concluiu, na última sexta-feira (13), em Braço do Norte, o ciclo de reuniões regionais de 2024. Os encontros proporcionaram debates sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio em todo o estado.
Liderada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a reunião no sul teve abertura conduzida pelo anfitrião Edemar Della Giustina (presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte e vice-presidente regional da Faesc), que reconheceu a importância da iniciativa para elencar as prioridades na região e avaliar as ações em andamento.
Também estiveram presentes o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, o vice-presidente de secretaria Enori Barbieri, o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza, o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi e a médica veterinária, coordenadora estadual do Programa Novilho Precoce e de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein.
Durante o encontro, o presidente Pedrozo apresentou a situação do agronegócio no Brasil e no estado, falou sobre a relevância das ações na região sul e expôs as atividades do Sistema CNA/Faesc/Senar/Sindicatos voltadas aos produtores. A campanha de apoio ao Rio Grande do Sul (Campanha SuperAção), as ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), as medidas para evitar inadimplência nos pagamentos aos pecuaristas nas feiras e os convênios com o Senar/SC foram alguns dos assuntos abordados.
Enori Barbieri fez uma breve análise sobre os mercados de soja, suínos e arroz. Antônio Marcos Pagani de Souza falou sobre o funcionamento do ICASA e Clemerson Argenton Pedrozo reforçou a importância da atuação dos Sindicatos Rurais em diversas iniciativas que buscam o desenvolvimento do setor produtivo. Gilmar Zanluchi apresentou as ações do Senar/SC e o impacto positivo na vida dos produtores rurais.
Outro destaque foi o Programa Novilho Precoce – iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Trata-se de um programa que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.
A reunião também permitiu que cada presidente de Sindicato Rural apresentasse suas demandas e a situação de seus Sindicatos. De acordo com o presidente Pedrozo, esses encontros foram essenciais para alinhar as necessidades específicas de cada região e identificar oportunidades de melhoria conforme as reivindicações dos dirigentes. “Assim como nas demais regiões, os líderes do sul saíram satisfeitos com o evento”, concluiu Pedrozo.