FAESC encerra ciclo de reuniões regionais em Braço do Norte

FAESC encerra ciclo de reuniões regionais em Braço do Norte
FAESC
16 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com a participação de 100% dos dirigentes de Sindicatos Rurais da região sul, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) concluiu, na última sexta-feira (13), em Braço do Norte, o ciclo de reuniões regionais de 2024. Os encontros proporcionaram debates sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio em todo o estado.

Liderada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a reunião no sul teve abertura conduzida pelo anfitrião Edemar Della Giustina (presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte e vice-presidente regional da Faesc), que reconheceu a importância da iniciativa para elencar as prioridades na região e avaliar as ações em andamento.

Também estiveram presentes o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, o vice-presidente de secretaria Enori Barbieri, o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza, o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi e a médica veterinária, coordenadora estadual do Programa Novilho Precoce e de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein.

Durante o encontro, o presidente Pedrozo apresentou a situação do agronegócio no Brasil e no estado, falou sobre a relevância das ações na região sul e expôs as atividades do Sistema CNA/Faesc/Senar/Sindicatos voltadas aos produtores. A campanha de apoio ao Rio Grande do Sul (Campanha SuperAção), as ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), as medidas para evitar inadimplência nos pagamentos aos pecuaristas nas feiras e os convênios com o Senar/SC foram alguns dos assuntos abordados.

Enori Barbieri fez uma breve análise sobre os mercados de soja, suínos e arroz. Antônio Marcos Pagani de Souza falou sobre o funcionamento do ICASA e Clemerson Argenton Pedrozo reforçou a importância da atuação dos Sindicatos Rurais em diversas iniciativas que buscam o desenvolvimento do setor produtivo. Gilmar Zanluchi apresentou as ações do Senar/SC e o impacto positivo na vida dos produtores rurais.

Outro destaque foi o Programa Novilho Precoce – iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Trata-se de um programa que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.

A reunião também permitiu que cada presidente de Sindicato Rural apresentasse suas demandas e a situação de seus Sindicatos. De acordo com o presidente Pedrozo, esses encontros foram essenciais para alinhar as necessidades específicas de cada região e identificar oportunidades de melhoria conforme as reivindicações dos dirigentes. “Assim como nas demais regiões, os líderes do sul saíram satisfeitos com o evento”, concluiu Pedrozo.

Leia também

FAESC

|

15 de dezembro 2025

Encerramento em Massaranduba reforça autonomia do Sindicato e crescimento do atendimento aos produtores O Sindicato Rural de Massaranduba realizou, recentemente, o evento de encerramento do ano, com recursos próprios, uma iniciativa que simboliza não apenas organização, mas também o crescimento da entidade e a força do trabalho desenvolvido junto aos produtores rurais.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Webinar debate oferta e demanda global e perspectivas para os mercados de milho e soja O Sistema Faesc/Senar promove, no dia 16 de dezembro, às 19h, um Webinar especial para debater o cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — dois pilares do agronegócio brasileiro.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas do ano e homenageia sócio emérito em Bom Jardim da Serra O Sindicato Rural de Bom Jesus da Serra realizou o Seminário de Líderes Rurais no dia 10 de dezembro, com Assembleia Geral de Prestação de Contas e apresentação das ações para 2026.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados e autoridades em confraternização em Imbuia O Sindicato Rural de Imbuia realizou, no dia 10 de dezembro, mais uma edição do Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela troca de experiências, integração e construção coletiva de ideias voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário.

SENAR

|

11 de dezembro 2025

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Lages evidencia papel essencial das entidades sindicais no desenvolvimento do agronegócio Um evento que marcou a avaliação das ações realizadas neste ano, debates sobre os desafios e as perspectivas do agronegócio e a celebração das conquistas do setor. Assim foi o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Lages, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, no dia 02/12.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca mais de 80 ações no ano em Ituporanga Sindicato Rural comemora aumento de produção de cebola, mas lamenta alta dos custos e desvalorização dos preços

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Benedito Novo reforça compromisso com o campo Momentos de aprendizado, avaliação de resultados e apresentação de expectativas para 2026 marcaram o Seminário de Líderes Rurais – evento que encerrou as atividades de 2025 do Sindicato Rural de Benedito Novo.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Canoinhas destaca novidades para 2026 em Seminário de Líderes O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Canoinhas, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu carca de 100 produtores, lideranças e autoridades para avaliar as ações realizadas no ano e empossar a diretoria que atuará nos próximos quatro anos (03/12/2025 a 03/12/2029).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.