Faesc preocupada com a questão indígena em SC: Funai com poder de polícia

Faesc preocupada com a questão indígena em SC: Funai com poder de polícia
FAESC
11 de Fevereiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) está preocupada com os efeitos do Decreto 12.373/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concede poderes de polícia à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e, por isso, aprova a iniciativa da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em apresentar o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 52/2025, protocolado pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS), com o objetivo de sustar o decreto presidencial.

Na avaliação do vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, a medida é claramente inconstitucional e uma afronta ao direito de propriedade no Brasil. Além disso, usurpa a competência do Congresso Nacional. O decreto assinado pelo presidente Lula prevê que a Funai poderá adotar medidas cautelares em casos de risco iminente contra povos indígenas, incluindo apreensão e destruição de bens, além da lacração de instalações particulares empregadas na prática de infrações.

A Funai poderá atuar para evitar invasões e ocupações ilegais em terras demarcadas, podendo remover infratores e inutilizar equipamentos usados nas infrações. Dessa forma, a medida abre caminho para desrespeitar o direito de propriedade no país, colocando em risco a segurança jurídica no campo. Isso significa que, a partir de agora, o órgão terá prerrogativa para autuar, apreender e aplicar sanções em áreas cujo processo de demarcação ainda está sob análise.

Por outro lado, a regulamentação pode enfraquecer as forças policiais já existentes, como a Polícia Federal e as Forças Armadas, que, segundo ele, são as instituições responsáveis pela segurança e fiscalização dos territórios indígenas. As Forças Armadas e a Polícia Federal precisam ser equipadas para exercer poder de polícia. A Funai deve cumprir seu papel social e organizacional, mas não de polícia. A medida pode, ainda, favorecer a atuação de organizações não governamentais (ONGs) estrangeiras em território nacional, o que, na visão do dirigente, representa uma ameaça à soberania do país.

A Faesc acredita que o Congresso Nacional reverterá a regulamentação por meio do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) proposto pela Frente Parlamentar da Agropecuária – com apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – para suspender os efeitos do combatido decreto.

RESPEITO E PREOCUPAÇÃO

O vice-presidente executivo enfatiza que a Faesc defende o respeito ao direito de propriedade e à cultura dos indígenas como pressuposto para a paz no campo. A Federação quer evitar litígios – como ocorreram no passado – entre produtores/empresários rurais e comunidades indígenas. A preocupação da entidade tem motivos concretos: a existência de dez áreas rurais que a Funai pretende demarcar, totalizando cerca de 58.000 hectares (1.421 imóveis rurais) em várias regiões do território barriga-verde onde vivem mais de 2.000 famílias rurais.

“Nossa maior prioridade é evitar conflitos que, no passado, minaram a paz e a tranquilidade de centenas de famílias rurais. Defendemos o mais absoluto respeito ao Estado de Direito”, assinala Argenton Pedrozo, enfatizando que a harmonia e a convivência fraterna são as prioridades da Faesc.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

2 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR será parceiro da EXPO IOMERÊ 2025 Uma comitiva de Iomerê (SC) esteve na sede do Sistema Faesc/Senar, em Florianópolis, onde foi recebida pelo presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo. O objetivo foi alinhar e fortalecer a já consolidada parceria para a realização da Expo Iomerê 2025, um dos eventos mais representativos do setor de ovinos e caprinos em Santa Catarina.

FAESC

|

2 de maio 2025

FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses para que confiram as propostas apresentadas pelo Sistema CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) ao Plano Agrícola e Pecuário 2025/2026.

FAESC

|

2 de maio 2025

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte do Oeste destaca os expressivos resultados Os resultados de uma turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco em de Bovinocultura de Corte, da região Oeste, foram apesentados, neste mês, durante encontro na sede Delih Eventos e Gastronomia.

FAESC

|

29 de abril 2025

Sistema FAESC/SENAR capacita equipe técnica para o Programa Saúde no Campo A capacitação dos profissionais que integrarão o primeiro grupo catarinense do Programa Saúde no Campo ocorreu neste mês de abril, no município de Treze Tílias (SC).

FAESC

|

28 de abril 2025

Mulher rural: protagonista JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

24 de abril 2025

Avaliação de resultados marca encerramento da turma da ATeG apicultura em Pinhalzinho O mel ganhou um sabor ainda mais especial para os apicultores de Pinhalzinho.

FAESC

|

23 de abril 2025

Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento técnico dos produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte e fomentar práticas eficientes de manejo de pastagens, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Jaguaruna promoveram, neste mês, um Dia de Campo com foco na implantação e manejo de pastagens perenes, especialmente do capim Tangola.

FAESC

|

17 de abril 2025

SC presente na capacitação de instrutores para a 6ª Edição do programa CNA Jovem O Sistema Faesc/Senar participou da terceira turma da capacitação nacional do Programa CNA Jovem, nesta semana (14 e 15/04), em Brasília.